Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Epson PowerLite79 (H312A) / H312MA_R1 2127889 / Componente aquecendo

Avalie este tópico:


Israel Lorandi

Posts em destaque

Bom dia galera, estou com este projetor na bancada, e não faço a menor ideia de como resolver. Lido mais com notebooks, componentes parecidos mas para mim é tudo muito diferente. O projetor está ligando porém não liga a lâmpada e ao tocar na placa há um componente que está aquecendo muito. Fiz uma medição nele  possui 6 terminais e há curto entre 4 deles, vou postar uma foto para melhor entendimento. Os que estão dentro do círculo estão em curto e os outros dois estão normais e não possui curto entre os circulados. Está escrito D3A em cima do componente.

30074162_1610371405737543_1323563420_o.jpg

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Israel Lorandi disse:

Bom dia galera, estou com este projetor na bancada, e não faço a menor ideia de como resolver. Lido mais com notebooks, componentes parecidos mas para mim é tudo muito diferente. O projetor está ligando porém não liga a lâmpada e ao tocar na placa há um componente que está aquecendo muito. Fiz uma medição nele  possui 6 terminais e há curto entre 4 deles, vou postar uma foto para melhor entendimento. Os que estão dentro do círculo estão em curto e os outros dois estão normais e não possui curto entre os circulados. Está escrito D3A em cima do componente.

30074162_1610371405737543_1323563420_o.jpg

Bom dia

Essa é a placa ballast ou a principal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2018 às 07:34, Wolf disse:

Bom dia

Essa é a placa ballast ou a principal ?

Esta é a principal ( de projetor não entendo bulhufas) é onde tem o chip BGA da EPSON e onde tudo é conectado (power, lampada, cooler) então acredito ser a principal.

 

Em 07/04/2018 às 08:37, Henrique Slayer 666 disse:

Por favor me informe o que esta escrito em cima desse componente para que Eu possa te ajudar.

Como sitei, na primeira mensagem está escrito D3A ( na horizontal e na vertical possui escrita 05 após o D3A)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo projetor tem duas fontes (a fonte primária e a ballast) e a placa lógica ou controladora. A fonte primária gera tensões para alimentar a placa ballast e a placa lógica. A placa ballast por sua vez é uma fonte que serve apenas para alimentar a lâmpada. A placa lógica faz toda a "magia" do projetor acontecer.

Por isso que quando a lâmpada não acende é preciso verificar primeiro a lâmpada, depois a placa ballast e depois as demais.

Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que percebi pela imagem um dos pinos desse integrado é conectado ao indutor 3R3, verifique se há algum curto caso havendo remova o mesmo e injete tensão do lado que apresentou o curto. Dessa forma o componente, supostamente em curto, irá esquentar e Você descobrirá o defeito. Poste os resultados. Boa sorte.

Obs: Pela serigrafia que Você disse que tem o componente Eu não consegui achar nenhum datasheet que informe que tipo de componente que é e como ele funciona. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei esquema desse modelo.. mas o comando do ballast é mais ou menos igual em (quase) todos os projetores. 

 

Se você reparar no ballast, ele tem uma plaquinha onde tem 3 optoacopladores, sendo dois com a "bolinha" (indicação do pino 1) virada para o lado de fora, e um ao contrário. Se você ligar o projetor,  o PFC deve acionar, o que leva a alimentaçao do ballast para uns 380v em media. Com ele ligado, se jumpear os pinos 3 e 4 dos dois optos virados para o mesmo lado, a lâmpada tem que acender. Um opto é do liga/desliga e o outro do controle de intensidade da lâmpada. O que fica virado ao contrário é por onde o ballast manda para a placa uma sinalização para informar que a lâmpada está acesa.

 

Ps. Já que você não tem experiência com projetor, anote aí: Nunca tente medir a saída que vai para a lâmpada, pode queimar o multímetro. A lampada trabalha com uma tensão baixa, mas no momento da ignição recebe um pulso de alguns KV. Dá um belo choque também..

 

Quando se liga o projetor e o ballast está ok, mas a lâmpada não, geralmente dá pra ouvir pequenos estalos vindo do ballast, sinal que ele está tentando acender a lâmpada.

 

Como fica a sinalização nos leds do painel? Quando há alguma falha, dá pra descobrir pela indicação nos leds (cor, quantas vezes pisca..). A lista de códigos de falha tem no manual do usuário.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, desculpa não estar acompanhando e respondendo vocês como deveria, a demanda de notebooks aqui subiu e não do dando volta para focar no projetor, mas continuarei com o tópico aberto e vou verificando assim que eu conseguir. Vou re-ler tudo novamente para entender tudo certinho e depois posto o resultado ou a duvida que pode aparecer! Desculpe o descaso com vocês que estão dando suporte.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...