Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo MOBO / MB da0uw2mb6d0 Rev: D / Não liga

Avalie este tópico:


Douglas Grillo

Posts em destaque

Boa tarde prezados,

 

Estou com esse note na bancada e a princípio ele chegou não ligando, mas tirar a placa do chassi e ligar na bancada a mesma ligou, numa inspeção visual notei um componente muito corroido, um SMD, ao tentar ressoldar o mesmo quebrou uma das pernas e eu não consigo identificar que tipo de componente é (diodo, transistor), abaixo foto do mesmo. Queria saber se algum colega conhece smd2.jpge se tem algum equivalente.

smd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Grillo  como nosso amigo informou qual a identificação na serigrafia? com ela vc pode descubrir com o esquema.
se não tiver o esquema peça aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Douglas Grillo disse:

Boa tarde prezados,

 

Estou com esse note na bancada e a princípio ele chegou não ligando, mas tirar a placa do chassi e ligar na bancada a mesma ligou, numa inspeção visual notei um componente muito corroido, um SMD, ao tentar ressoldar o mesmo quebrou uma das pernas e eu não consigo identificar que tipo de componente é (diodo, transistor), abaixo foto do mesmo. Queria saber se algum colega conhece

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e se tem algum equivalente.

smd.jpg

o esquema que dirá isso. 

tem serigrafia na placa indicando a posição do mesmo amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, wjinformatica disse:

o esquema que dirá isso. 

tem serigrafia na placa indicando a posição do mesmo amigo?

 

2 horas atrás, NandoZimba disse:

@Douglas Grillo  como nosso amigo informou qual a identificação na serigrafia? com ela vc pode descubrir com o esquema.
se não tiver o esquema peça aqui

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

3 horas atrás, CJ disse:

@Douglas Grillo qual a serigrafia dele na placa?

 

Olha a foto do local onde foi extraído o componente ai na foto. eu acho que é o Q13, o que vcs acham ?

placa positivo mobo.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses que estão em volta nenhum tem a mesma nomenclatura?

Seria muito azar dar problema justamente no diferentão, se outros forem iguais, tira um da placa e testa com multímetro, dependendo da ponteira que acionar saberás se é tipo N ou tipo P.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esse aparelhinho do link acima ajuda bastante com a identificação de transistores, além de testar a ESR de capacitores.

Te diz de cara se é mosfet ou bipolar, se é N ou P,  e mais algumas informações, normalmente tem mais de um do mesmo modelo na placa então ficaria mais fácil.

 

Via de regra por ser Q13 deve ser transistor, por ser de placa de notebook um mosfet até 30v, pelo invólucro uns 200ma de corrente.

Na impossibilidade de identificar no esquema que aparentemente não temos, e não havendo um aparelhinho destes ai a mão, eu colocaria um 2n7002 no lugar, por probabilidade.

Mas se puderes nos passar as tensões que encontras nos pads do q13 na placa, se é que aparece alguma, possivelmente ajudaria a identificar.

 

 

Editado: por Neo
corrigido sugestão de transistor que estava errada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...