Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Placa eletrônica refrigerador Brastemp Ative BRM47B

Avalie este tópico:


Jedai

Posts em destaque

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
Visitante: William Segatto

Boa tarde a todos os membros deste fórum.

 

De 4 meses pra cá estava tendo os mesmos problemas relatados aqui neste post com a minha geladeira Brastemp Ative BRM47B.

 

Problemas identificados:

 

  1. O painel estava adiantando o relógio;
  2. O painel ficava piscando e apitando como se a energia elétrica estava oscilando;
  3. O relógio piscava e os leds abaixo dele ficavam fracos.

 

Graças a excelente explicação do @Jedai e as imagens postadas pelo @Humbsnaldo  eu CONSEGUI resolver os problemas supracitados. 

 

Hoje (17/09/2020) eu fiz o seguinte procedimento:

 

  1. Virei a geladeira;
  2. Abria a caixa de comando desparafusando 1 parafuso;
  3. Identifiquei as 4 conexões de fios com uma fica crepe (coloquei um número para cada conector);
  4. Tirei foto de tudo para me lembrar onde estavam todos os fios conectados;
  5. Desconectei os fios com a mão mesmo (simples);
  6. Removi a placa (só tirar uma travinha);
  7. Comprei um capacitor 220uf 35v por R$ 0,55 (isso mesmo! Cinquenta e cinco centavos). O capacitor antigo NÃO estava estufado e visualmente estava em perfeitas condições
  8. Por não ter um ferro de solda eu levei o capacitor e a placa a uma loja de manutenção de computadores e pedi para que fizessem a troca. Paguei R$ 10,00 (dez reais) pela mão de obra. 
  9. Voltei em casa;
  10. Encaixei a placa na caixa novamente;
  11. Liguei as conexões conforme a foto do item 4;
  12. Fechei a caixa com um parafuso;
  13. Liguei na tomada. 
  14. FUNCIONOUUUUUU! É teeeeetraaaaa!

Agora o relógio esta funcionando perfeitamente e até o momento não apitou mais!

 

RESUMO: ARRUMEI O PROBLEMA COM R$ 10,55. 

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2020 às 12:37, Humbsnaldo disse:

Olha só. Com as dicas do @Jedai Troquei o capacitor 220uf 35v e tudo está funcionando perfeitamente.

Tava apitando, desligando e ligando sozinha, relógio maluco, timer não funcionava, ativava e desativava a ventoinha erraticamente...

Agora está tudo perfeito.

1 real pelo capacitor.

 

Um real! R$ 1,00

Isso mesmo, 1 real!

(Me cobraram 620 reais... troca da placa, limpeza...)

 

Meu ferro de solda (40w) não estava derretendo a solda, peguei um outro emprestado e cabum!, troquei o capacitor e tudo certo.

Muito obrigado pela dica!

Valioso esse fórum!

IMG_20200104_113128.jpg

IMG_20200104_114200.jpg

IMG_20200104_114216.jpg

IMG_20200104_114225.jpg

IMG_20200104_120624.jpg

IMG_20200104_121502.jpg

IMG_20200104_125219.jpg

IMG_20200104_125255.jpg

 

Editado: por FABIU
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 25/12/2018 às 21:58, Jedai disse:

Olá, eu consegui trocar o capacitor mencionado no outro post usando um ferro de soldar. Deu um pouco de trabalho, mas consegui. Tem que ir esquentando cada ponta soldada atrás da placa para derreter a solda e ir puxando um pouco de cada vez cada ponta do capacitor até sair, tudo com muito cuidado. O problema é segurar a placa e conseguir fazer isso ao mesmo tempo. Essa placa fica numa caixa cinza atrás da geladeira embaixo a esquerda. Tem que primeiro desligar a geladeira da tomada, abrir a tampa da caixa cinza e desconectar os plugues dos conectores da placa. Pra não perder a ligação, tire uma foto antes de desconectar. Para soldar o novo capacitor tem que ter cuidado na hora de aplicar a solda para não fechar contato com outros componentes atrás da placa. O capacitor mencionado é este em destaque na foto abaixo.

modulo-refrigerador-brastemp-brm47-brm49-127v_1_1200.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 04/12/2020 às 20:24, johnsantosjfs disse:

boa noite meus amigos, minha geladeira o painel frontal não acende. Geladeira continua funcionando, parece que com capacidade reduzida, mas funciona. Será que é o mesmo problema?

Esse tópico é antigo.. foi iniciado há mais de 2 anos. Para conseguir ajuda, melhor você abrir um novo tópico, e detalhar melhor o que está acontecendo com a geladeira e quais testes você já fez nela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Boa tarde!

Sou mais uma agradecendo Jedai, sua dica. Hoje (29/03/21), Fiz igual outro colega aqui comprei capacitor com as dicas do Jedai, e fui atrás de alguém que trocasse.  R$0,50  CAPACITOR, me cobrou 20,00 por ser tão atencioso paguei 30,00( período de pandemia e correndo o risco da fiscalização  multar/ sr.técnico de tv.) Por esses motivos paguei  a mais,  do que ele pediu. Placa no lugar e relógio sem APITAR!! Gratidão!!

 

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês, após a troca do capacitor 220mF(35V) resolveu o problema da geladeira ficar apitando como se tivesse reiniciando. Porém o painel frontal de interface parou de funcionar, não acende mais. Qual séria o problema? Verifiquei que está chegando tensão na placa de interface. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Jedai,

Obrigada por compartilhar conosco sua descoberta, ela foi essencial para que muitos conseguíssemos consertar nossos refrigeradores e forma simples e barata. Pena que os técnicos das autorizadas são doutrinados a trocar uma peça cara e sem necessidade e não conseguem pensar fora da caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Buenas tardes.. alguien sabe la medida del tiristor de esa placa brm47? Tengo una heladera con dicha placa que tuvo problemas de baja tensión, funciona el compresor las luces y todo pero el ventilador se quemó… le puse otro nuevo pero igual no activa y se nota que ese tiristor o transistor exploto pero no encuentro su medida… no se alcanza a leer 

E037D87D-184E-411E-A188-9D94CB2930D7.jpeg

Editado: por Horatio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...