Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Capacitores Eletrolíticos.

Avalie este tópico:


FantomBr

Posts em destaque

Amigos, tudo bem? Estou pegando muito aqui na oficina reparo de monitores LCD. Na maioria das vezes preciso de capacitores eletrolíticos. Preciso comprar um pequeno estoque para ficar já de pronto aqui na oficina. No meu entender os mais utilizados são esses: 1000uf x 25v / 820uf x 25v / 680uf x 25v / 470uf x 25v / 330uf x 25v / 220uf x 25v. Recebi uma instrução e preciso que vocês me confirmem se está correta. Exemplo: Em uma fonte tem um capacitor de 1000uf x 10V danificado. Posso substituí-lo por outro 1000uf x 10V ou por 1000uf x 16V ou 1000uf x 25V. A voltagem pode ser acima, mas nunca abaixo, exemplo substituir um capacitor de 1000uf x 10V por um 1000uf x 6.3V. Não sei se me expressei bem, mas está correto essa instrução?

Aguardo. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- A tensão do capacitor deve ser igual ou maior, com referencia ao modelo a ser substituido. Em alguns casos, o capacitor pode estar super dimensionado, para tirar a duvida, voce pode medir a tensão no circuito.

- Em referencia a capacitancia, pode haver pequenas variações, existe tolerancia nos circuitos.

- Em placas eletronicas, com espaço reduzido, se for substituido por capacitor com tensão maior, o  tamanho do capacitor tambem aumenta, neste caso tem de verificar o espaço físico.

- Voce conhece associação de capacitores ? Funciona invertida a dos resistores.

- Voce coloca dois capacitores de 500 micro em paralelo , fica igual a 1000 micro, neste caso os valores se somam.

- Se voce colocar dois capacitores em série de 1000 micro, equivale a 500 micro, neste caso o valor fica pela metade.

- Espero ter ajudado.

- Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo Entendi, é exatamente o que eu quis expressar na minha primeira pergunta. Também compreendi que o que realmente importa é a tensão que chega na linha do circuito. Exemplo: Se tenho um capacitor de 1000uf x 10V no circuito que chega tensão de 5V então posso substitui-lo por um capacitor de 1000uf x 6.3V. Correto?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 11/04/2018 às 23:50, FantomBr disse:

@regisfatef Vou anotar essa dica da associação dos capacitores, é bem interessante. Quanto ao tamanho do capacitor, observei mesmo que quanto maior a tensão, maior é o tamanho do capacitor. Obrigado amigo.

haver uma pequena variação sim, até mesmos na capacitância. Pode-se colocar um de 1200 no lugar de um de 1000

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão marcada no corpo do capacitor indica sua tensão máxima de trabalho antes de romper o isolamento interno entre as placas, ou seja é a tensão que se ultrapassada vai acabar gerando curto interno no componente, pode até não ser na hora, mas mais cedo ou mais tarde vai acabar dando problema.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O capacitor até onde sei, armazena energia até seu limite, por isso a importância de não subir muito o valor quando se faz uma substituição. 

 

No momento em que passa a circular corrente no circuito do capacitor, ele passa a ser carregado, dependendo da capacitância do capacitor ele pode ser, nesse primeiro momento, visto pela fonte como um curto, pois estando vazio, inicialmente ele drena tudo que a fonte pode oferecer, e com o passar do tempo (micro segundos), ele passa a carregar mais lentamente (micro segundos), até estar equiparado em tensão a fonte que o alimenta, e neste ponto ele estará carregado no valor de sua capacitância (algo muito próximo da capacitância nominal, que está escrita no corpo do componente). 

 

Exemplo:

 

Tens uma fonte com saída de 12V e 100mA e na saída dela tens um capacitor de valor 10uF, o capacitor vai ser carregado ultra rápido e sem contratempos, e vai ficar ali quieto na dele, carregado, até que ocorra variação na fonte que o alimenta, se a fonte baixar a tensão, ele passa a descarregar, mantendo o circuito com alimentação estável, por um determinado período de tempo, que vária de acordo com a capacitância do capacitor, e também em relação ao consumo do circuito que a fonte alimenta, quando a fonte voltar a sua condição de trabalho normal o capacitor é carregado novamente, estando carregado ele se comporta no circuito como uma chave aberta, e só vai atuar novamente quando uma variação ocorrer na fonte que o alimenta.

 

Agora colocamos no lugar deste capacitor de 10uF um de 15.000uF... 

Uma fonte de 12v 100mA consegue carregar este capacitor, mas devida a super capacitância em relação ao original teríamos que colocar um resistor em serie(a ser calculado) com o polo positivo pra aumentar a resistência e consequentemente diminuir a velocidade de carga, pois se deixarmos ele ligado diretamente no circuito ele será visto pela fonte como um curto, ele vai drenar tudo que a fonte consegue oferecer quando começar a circular corrente em seu circuito, levando em conta que ainda temos o circuito que a fonte alimenta normalmente que deve consumir pouco menos que os 100mA, supomos que este circuito consuma aí uns 80mA sua resistência seria 150 Ohms ai tens o capacitor em paralelo que inicialmente estando vazio tem aí uns 10 Ohms(suposição), calculando a resistência de ambos em paralelo teríamos um valor de 9.37 Ohms que é o que a fonte veria interligado com sua saída, se essa fonte tiver um fusível bem calculado ele já queimou, caso não tenha, o transformador tá tentando entregar o que a carga pede, evidentemente sem conseguir, e esquentando absurdamente no processo de tentar, se não queimar o transformador na primeira vez que ligar, ele vai trabalhar forçado ao extremo e em algum momento vai danificar.

 

Agora supomos uma fonte de 12V 20A tens ai um circuito que consome uns 18A amperes conectado na saída da fonte, a resistência dele é de 0.66 Ohms, somas em paralelo com o capacitor de 15.000uF que supomos tem uma resistência inicial quando zerado de 10 Ohms(suposição), temos uma resistência combinada de  0.61 Ohms, a capacidade máxima da fonte é de alimentar uma carga de até 20A que tem resistência de 0.60 Ohms, então a carga acontece naturalmente o capacitor pode ser carregado normalmente nesta fonte, sem criar qualquer prejuízo à fonte ou ao circuito.

 

Percebam que a diferença básica entre os dois casos é que a resistência do capacitor vazio, arbitrada em 10 Ohms para efeito de ilustrar o processo, é 10 vezes menor do que a resistência do circuito alimentado pela fonte 12V x 100mA que tinha resistência de 150 Ohms. No segundo caso a resistência do circuito alimentado pela fonte de 12V 20A a resistência do capacitor vazio é mais de 10 vezes maior do que a do circuito que a fonte alimenta.

 

Acho que assim fica claro o porquê, de não aumentarmos muito o valor de capacitância do capacitor no circuito.

Abraços.

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...