Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acionar Inversor 12V com queda de luz

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde! Tenho um motor de portão automático e preciso de um sistema que faça o motor continuar funcionando perante uma queda de luz.

Comprei um inversor de energia na internet (o vendedor afirma ser compatível com motores, já que sei que alguns tem problemas com tipo de onda e etc, e ele será dedicado ao motor) e vou comprar uma bateria de carro de 120Ah pra alimentar o mesmo, onde a bateria vai ficar ligada num carregador com flutuante que estará conectada a rede elétrica .

Acontece que preciso de um esquema que aja de uma forma parecida com um nobreak e apenas ative o inversor quando faltar luz e desative o mesmo quando a luz voltar. Pensei em usar contadoras ou relês, mas tenho medo de falharem e não desativarem o inversor quando a luz voltar e acabar torrando tudo. Pesquisei na internet mas não encontrei nada que se aplicasse as minhas necessidades.

Então venho aqui pedir um conselho de como aplicar isso da forma correta.

 

Segue as especificações do motor(uso a versão 220v do motor):

 

Tabela-DZ%20HOME.jpg

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que da pra usar contatora, mas ai tu vai ter que fazer um tipo de intertravamento... 

Tipo, a contatora da rede tem um contato NF que vai antes do circuito da contatora da bateria...
Transf1.gif

 

Da uma olhada nesse link, ve se te ajuda man.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Gonçalves disse:

Acontece que preciso de um esquema que aja de uma forma parecida com um nobreak e apenas ative o inversor quando faltar luz e desative o mesmo quando a luz voltar.

Saudação colega.

Tenho o esquema de um projeto que detecta da falta de fase, ele foi projetado para rede trifásica porém é possivel utilizar monofasico realizando algumas modificações. Realizei esse projeto ha alguns anos e ele se mostrou funcional.. 

Não sei seu nível em eletrônica e se é isso que procura mas acredito que toda ajuda é bem vinda. 

 

ffase.jpg

Breve explicação do funcionamento: 

Temos uma retificação de onda completa sem a utilização de trafo apenas a reatância capacitiva para reduzir a tensão;

Na sequencia temos uma regulagem de 12v utilizando um zener juntamento com capacitor de filtragem indo para um dos lados da bobina do rele;

O outro lado da bobina do rele temos o coletor de um transistor que tem a finalidade de saturar esse rele, porém o rele será acionado se todas as fases estiverem presentes nos demais transistores. Resumindo: se todas as fases estiverem presentes nos transistores o rele estará acionado, caso falte alguma das fases o rele desliga.

Deixo também a foto do circuito pronto:

placa.jpg

 

Se te ajudei de alguma forma pode deixar um j+

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode usar fotoacopladores pra identificar a falta de alimentação e um Arduíno pra fazer a leitura e tomar a decisão para acionamento do relés ou contactoras   apenas uma ideia. 

eu fiz a parte dos censores onde uma torre de comunicação ficava sem rede elétrica e ficava só nas baterias por dias e por fim a torre caia, foi interligado a rede da internet e a distancia nós poderíamos saber como estava a situação da torre 

espero ter dado uma luz hehe

abraço

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

Saudação colega.

Tenho o esquema de um projeto que detecta da falta de fase, ele foi projetado para rede trifásica porém é possivel utilizar monofasico realizando algumas modificações. Realizei esse projeto ha alguns anos e ele se mostrou funcional.. 

Não sei seu nível em eletrônica e se é isso que procura mas acredito que toda ajuda é bem vinda. 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Breve explicação do funcionamento: 

Temos uma retificação de onda completa sem a utilização de trafo apenas a reatância capacitiva para reduzir a tensão;

Na sequencia temos uma regulagem de 12v utilizando um zener juntamento com capacitor de filtragem indo para um dos lados da bobina do rele;

O outro lado da bobina do rele temos o coletor de um transistor que tem a finalidade de saturar esse rele, porém o rele será acionado se todas as fases estiverem presentes nos demais transistores. Resumindo: se todas as fases estiverem presentes nos transistores o rele estará acionado, caso falte alguma das fases o rele desliga.

Deixo também a foto do circuito pronto:

 

Se te ajudei de alguma forma pode deixar um j+

 

legal o projeto vou levar isso pra um projeto do senai ,só talvez colocar um diodo em paralelo com o rele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, olneyjoner disse:

legal o projeto vou levar isso pra um projeto do senai ,só talvez colocar um diodo em paralelo com o rele

Bem isso,  @olneyjoner , 1n4148 de lei!
 
Projeto show @Shrimp_Green , vou fazer se pá pra deixa guardado, gosto de ter coisas que algum dia posso usar kkkk

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...