Jump to content
mariomendes77

tutorial Fonte YaXun PS-1502DD resolver aquecimento sem ventoinha

Rate this topic

Recommended Posts

Comprei uma fonte YaXun PS-1502DD e verifiquei que o transistor de potencia aquecia demais quando fornecia baixa tensão e alta corrente. Resolvi pesquisar e encontrei várias soluções utilizando dissipadores e ventoinhas, o que eu achei um desperdício de energia. Em vez de forçar a saída do calor gerado com um dissipador e uma ventoinha, resolvi aumentar a eficiência da fonte colocando em série com o coletor do transistor de potencia (2N3055)um Módulo Regulador de Tensão Ajustável LM2596 utilizada no Arduíno. 

Fiz algumas alterações;

1-Retirei o potenciômetro do módulo

2-Inclui um transistor BC327, um diodo 1N4004, uma resistência 10K 1/4w e um capacitor eletrolítico de 10uF /25V

3-Substitui o transistor de diver do 2N3055 o B647 pelo TIP32 de maior potencia também pode ser o BD140.

Alteração fonte 1502dd.jpg

Alteracao da fonte.png

Edited by mariomendes77
  • Like 8
  • Nice 1

Eu tinha feito na minha a colocação de um dissipador com um termistor no 2N3055 dai só liga o cooler quando aquece tem funcionado, vou estudar este arranjo que senhor fez. 

Tem funcionado bem?

• Nice 1

a minha eu deixei carregando uma bateria de um tablet por alguns minutos não queimou o 2N3055 pois o cooler tava funcionando mas o trafo queimou e o curto levou junto o amperímetro e o voltímetro kkkk, mas vou dar um jeito e colocar uns individuais.

Ola, pretendo seguir próximo desse esquema e utilizar o painel e o case e também o trafo que é original.

Tambem ficou o  transistor de diver do 2N3055. Sumiu a tampa do do estojo e a placa dos controle. Grato pela atenção.

• Like 1

@Jaqueline Laia Goulart 

22 minutos atrás, Jaqueline Laia Goulart disse:

@mariomendes77 boa tarde Senhor Mario, quanto o senhor cobraria pra fazer esse ajuste pra mim?

Olá Jaqueline, o objetivo deste fórum é aprimorar e difundir conhecimento sobre manutenção e eletrônica em geral. Eu tento contribuir e aprendo muito aqui. Você deveria tentar aprender para poder executar você mesma essa alteração. Tentei ser o mais claro possível na explicação da  solução.

Se você não é capaz de ler um esquema e fazer uma solda, procure um curso básico de eletrônica que vai te dar a base para a execução desta proposta.

Se você tiver dúvidas objetivas, coloque aqui no fórum, que sempre haverá alguém pronto para te esclarecer.

O módulo utilizado é este:

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Edited by mariomendes77

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Similar Content

• By franzhawk
      Como faço para conectar o celular na TV AOC TV LED AOC LE32M1475?
      Não consigo conectar o celular e nem rodar filmes que estão no pen drive e no HD. Roda metade do filme e volta pro começo e outros só roda o vídeo sem áudio. Tentei atualizar o software mas não obtive resultado.
    • By Leandro Yamada
      Olá a todos do forum gostaria de uma ajuda estou com essa fonte em um dell vostro 220s e o mesmo liga funciona normal e não desliga mais quando desligo as vezes e vou ligar ela denovo ela nao liga e fica o led no power laranja porem acontece intermitente as vezes liga as vezes nao, alguem pode me dar uma dica ? grato e todos.
    • By mshonorato
      Bom dia pessoal!

Tenho esse notebook do título, mas estou usando ele com um fonte HP, qual possui 19.5V e menos amperes do que a original.

A fonte original tinha 20V e 2.25A.

Eu só estou carregando a bateria do notebook com ele desligado, pois a fonte aquece muito.

Minha dǘvida é a seguinte, fui procurar uma fonte no Mercado Livre, mas a maioria é genérica. Encontrei uma original usada, do Lenovo Ideapad 320, sendo que o meu é 310. As características dessa fonte do ML é idêntica a que preciso, minha dúvida é somente se o plugue vai servir no meu.

O modelo da fonte a venda é: pa-1450-55lb

O vendedor disse que não serve, mas todos os outros vendedores das fontes genéricas, colocaram na descrição que a fonte serve para os notebooks 310, 320, etc.

Alguém poderia me tirar essa dúvida, como faço para saber se a fonte serve, já que não tenho como levar o notebook para testar na hora?

Será que esses carregadores da marca LiteOn que vende em todo lugar são confiáveis?

Desde já muito obrigado!
    • By notsat
      Solução incrível!!!

Alguém consegue explicar este tipo de reparo?
    • By Vijay Arockia Raj Vijay
      how to clean bios me region 16mb 8mb 4mb latest, you need to download this its complete package database and software Enjoy  
      size 1.92gb

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...