Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Fonte YaXun PS-1502DD resolver aquecimento sem ventoinha

Avalie este tópico:


mariomendes77

Posts em destaque

Antes de eu colocar um receptor de 12v consumindo 1.05 a 1.14 amperes eu ainda não tinha percebido aquecimento não, pode ser que ela esquentava pouco mas eu nunca notei, ligada normal sem carga se esquentar e muito pouco vou observar e relato depois se necessário!

E sobre o propósito da postagem eu entendi, mas acho complicado pra mim que estou começando fazer todas essas mudanças que o Sr fez!

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2018 às 13:30, mariomendes77 disse:

Comprei uma fonte YaXun PS-1502DD e verifiquei que o transistor de potencia aquecia demais quando fornecia baixa tensão e alta corrente. Resolvi pesquisar e encontrei várias soluções utilizando dissipadores e ventoinhas, o que eu achei um desperdício de energia. Em vez de forçar a saída do calor gerado com um dissipador e uma ventoinha, resolvi aumentar a eficiência da fonte colocando em série com o coletor do transistor de potencia (2N3055)um Módulo Regulador de Tensão Ajustável LM2596 utilizada no Arduíno. 

Fiz algumas alterações;

1-Retirei o potenciômetro do módulo

2-Inclui um transistor BC327, um diodo 1N4004, uma resistência 10K 1/4w e um capacitor eletrolítico de 10uF /25V

3-Substitui o transistor de diver do 2N3055 o B647 pelo TIP32 de maior potencia também pode ser o BD140.

Alteração fonte 1502dd.jpg

Alteracao da fonte.png

Senhor Mario, trocou este transistor q3 da placa tb? Ou só o 2N3055?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2020 às 08:32, Welfernandes disse:

Senhor Mario, trocou este transistor q3 da placa tb? Ou só o 2N3055?

@Welfernandes Leia o tópico com atenção que você tem a resposta.

"3-Substitui o transistor de diver do 2N3055"

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@mariomendes77 

Mariomendes77, estou fazendo essas modificações do seu topico na minha fonte, não entendi onde esta ligado o fio preto da entrada da plaquinha !?

Poderia me informar em que parte do circuito da fonte eu ligo este fio preto ? 

E no negativo da placa da fonte ou no gnd do transformador?

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, geansantos disse:

@mariomendes77 

Mariomendes77, estou fazendo essas modificações do seu topico na minha fonte, não entendi onde esta ligado o fio preto da entrada da plaquinha !?

Poderia me informar em que parte do circuito da fonte eu ligo este fio preto ? 

E no negativo da placa da fonte ou no gnd do transformador?

Liga no negativo da fonte que está ligada no borne preto de saída . No esquema está assinalado como GND.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, mariomendes77 disse:

Liga no negativo da fonte que está ligada no borne preto de saída . No esquema está assinalado como GND.

Ok, obrigado, eu fiz assim mesmo, e do modo como ta no tutorial, porem o resistor novo de 150 ohms continua aquecendo muito e o transistor 2n3055 aquece muito também,  isso quando a fonte esta com consumo acima de 0,50 amperes ou seja, pra mim não surtiu efeito positivo, o que pode ser mais ??

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mariomendes77 olá, assim eu fiz, acredito que esteja igual está na sua imagem posta, inclusive a fonte  voltou queimar algo, parece que foi tip32c que foi colocado para substituir o bc647, antes da adaptação já tinha queimado o transistor que fica no fundo da fonte  2x, ta naquela situação sem ajustes, sentada em mais de 30v.

Screenshot_20210302-095101539.jpg

Screenshot_20210302-094513638.jpg

Screenshot_20210302-094449674.jpg

Screenshot_20210302-094501977.jpg

Screenshot_20210302-094426824.jpg

Editado: por geansantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, geansantos disse:

Recoloquei o bc 647 a fonte saiu dos 30v, mas ficou sem voltagem, após alguns segundos ligada estourou o CI LM723cn.

Caro @geansantos  examinando as tuas fotos verifiquei que você não seguiu o esquemático, não se baseie na foto, pois não mostra em detalhes todas as ligações , (por exemplo, você pôs em curto duas pernas do transistor). Se você não consegue entender o esquema, peça a algum amigo técnico para executar as ligações.

Sugiro que você refaça as ligações originais da fonte e do módulo, para ver se não queimou algo mais. Depois teste a fonte e o modulo individualmente para ver se continuam operacionais, aí então siga o esquema e/ou peça ajuda para tal.

5ad0deea240db_Alteracaodafonte.thumb.png.4d0017023cb29f3bfbd32f6e0d8f5300.png.2bcae5f36ca203293f6af696d87b8dbf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Gostaria de agradecer. A alteração reduziu a carga no transistor e no transformador. Descobri que a placa do LM2596 que adquiri possui o CI falsificado,  pois o mesmo não opera nos 150KHz fixos, no entanto ainda assim funcionou a contento. O ripple de alta frequência na placa ficou alto, porém na saída da fonte limitou-se a 40mVpp. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...