Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto fonte de bancada com laptop psu

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ola malta.

Ando querendo montar uma fonte de bancada ajustavel entre os 0 e 25v,mais coisa menos coisa. Já vi muitos tutoriais no youtube de como fazer a partir de uma psu de desktop,mas por azar meu,tinha duas aqui por casa e joguei-as fora. Mas andei a  analisar os varios tutoriais e parece-me que com uma psu de laptop tambem conseguiria fazer.Passo a explicar,calma: Seguindo este tutorial

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e usando o boost/buck converter que mostra no video,será que em vez de usar os 12v da fonte nao poderia usar os 15v de uma fonte de laptop e descartar os rails de 3 e 5v claro,porque o que me interessa neste caso é a parte de regulaçao de 0 aos 20/25v,por aí. Cortando a ficha dc jack da fonte e soldando na entrada do boost/buck converter,nao faz o mesmo efeito? 

 Tambem existe este tutorial,   que praticamente ja vem com tudo feito,mas parece-me que o 1º é mais engraçado.

Outra questao, uma fonte de laptop tem proteçao contra curto circuito?

 E por ultimo,sendo viavel este projeto ou se nao for e fazendo o projeto com uma psu de desktop,quando arranjar uma, posso usar uma fonte destas artesanal para injetar tensao em boards de laptop para deteçao de curtos,como se de uma fonte de compra se tratasse?

Eu sei que podem parecer muito noobs estas questoes,mas um autodidata como eu,tem que passar por este tipo de questoes para aprender.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E acham que será necessario uma pequena fan dentro da caixa onde irá estar o buck/boost converter? Se seguir em frente com o projeto, acho que vou colocar a fonte fora da caixa e aproveitar o dc jack do laptop que tambem tenho e nao é soldado na placa.Aproveito os fios e soldo-os na placa.Portanto,dentro da caixar irá ficar só a placa e o voltmetro e respetivos fios e potenciometros,reduzindo o tamanho do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  1. Ola, ressuscitando o topico, ja era para ter construido a fonte,mas por azar, o buck converter e o voltmimetro ficaram perdidos no Ebay e tive que pedir o reembolso,coisa que nunca me tinha acontecido.
  2. Voltei a encomendar tudo de novo, e mais as restantes pecas e quando chegarem,darei feedback do projeto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

OLá de novo, só agora é que ando a mexer nisto e estou aqui com uma duvida que passo a explicar:

Vou colocar ,alem do buck/boost converter, um pequeno buck converter de 5v dedicado a uma porta usb.

Por engano,comprei um interruptor on/off/on em que no meio está off e nas outras 2 posiçoes está on. Já que o tenho quero usa-lo e pensei em usa-lo como no esquema descrito,ou seja, em vez de "cortar" as ligaçoes positivas no interruptor, que sao de voltagens diferentes, mando-as direto para cada saida, a porta usb e o jack de saida,e corto o polo negativo,que pode ser comum. POsso fazer isto?

Untitled-1.jpg

A ideia é numa posiçao ligar a porta usb e na outra ligar a outra saida. Sei que podia deixar a posta usb sempre ligada eliminando este interruptor,mas acho que ficava fixe assim.

Editado: por Duarte Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...