Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Transformando forno eletrico em estação de reflow com arduino

Avalie este tópico:


Josean Lima

Posts em destaque

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
Em 31/07/2018 às 21:52, Allexandre.ferreiraa disse:

Massa. Seria interessante conseguir estabilizar a temperatura em um valor pré-determinado, ou no SerialMonitor ou no próprio arduíno, através de botões, "pushbutton" por exemplo.

@Allexandre.ferreiraa  estou postando hoje um mais facil e mais barato para fabricar

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O projeto é interessante do ponto de vista de arduino, aprendiz, para resultados práticos é perca de tempo.  Para o conserto, sabemos que reflow é maneira arriscada e temporária para prolongar funcionamento do aparelho por horas, dias, semanas, ou matar de vez. Um método seguro para queimar o comércio com "serviço meia boca".   Fusão de solda lead free ocorre por volta de 220ºC, isso quer dizer, mesmo com estabilização precisa de temperatura, irei aquecer a placa para 230ºC ?  Se for realmente para refundir assim a solda com mau contato, garanto que não sobra um capacitor eletrolítico bom.  E tem mais...mesmo depois de o fizer, demonstro que, ao retirar posteriormente cujo chip, não houve adesão de solda em todos os pontos, seja na placa, seja no chip. Quando bem soldado, as bolinhas de solda se dividem na retirada, restando uma parte no cirquito impresso, outra no CI. Depois do reflow, podemos observar pontos lisos, como se estivermos os mesmos bem limpados com malha desoldadora. Em outras palavras, a solda encostou, porém, não aderiu. Não quero reprovar qualquer criatividade técnica, jeitinho alternativo na falta de recursos, se obtiver bom resultado. Eu próprio uso e já usei muitas alternativas, adaptações...etc...desde que tenham bom resultado. Tenho relatos dos clientes que, depois de um reballing bem feito, usam o aparelho por vários anos. Alguém conseguiu o mesmo com reflow ? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Radek esse e so um projeto e mais para  acenta esferas e não pratica de reballing sua aula ai eu ja tive a 8 anos atras mesmo assim eu tento ajudar esse tutorial  e para também pra quem trabalha com celular e muito melhor que usar estufas eu uso para  acentar  esferas no chipset todo mundo sabe reflow e uma pratica para gambiarrista como  eu falo e ja no meu caso eu  tenho uma ht590 maquina muito boa uso todo dia  como o fluxo de reballing e grande resolvi fazer so para centar as esferas e olha que funciona perfeitamente coloco 6 chipset de uma vez e acenta todos de boa espero que não me leve a mau antes das criticas e bom entender o prototipo e não vir com aulas explicando a diferença isso eu ja sei a muito tempo blz e não quero abrir desculções nesse tópico então peço que remova sua aula se pra vc não serve para muitos irar servir como estufa ou assentamento de esferas mais para muitos serve ou tentar fazer o projeto para essa pratica blz

Editado: por Josean Lima
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK...peço desculpas se causei mau estar.  Acho que somos todos  já alérgicos à palavra  "reflow"... de tantos vídeos e tutoriais que incentivam tal solução milagrosa. Talvez,  se o projeto se chamasse "forno para assentar esferas", "forno de desumidificação"...não sei...  daria tranquilamente uma joinha e só.  A palavra "reflow" me causa arrepios, não o projeto em tela. Foi isso que me levou reagir, na verdade não foi objetivo tecer crítica, apenas alerta. Nem sempre temos tempo de pesar cada palavra, na correria do dia a dia.  Então, me corrigindo, as minhas palavras não atentam contra projeto por si só, porém, contra prática e palavra "reflow".  Estou contente que o senhor tem conhecimento dos fatos que suscitei e que tem sucesso em ofício, sinceramente, não visei desqualificar vossa pessoa ou tentativa de ajudar com tópico e mais. Seja direcionado meu texto a quem busca conhecimento ainda e quem pode formar uma opinião mais acertada sobre finalidade do presente projeto, junto às vossas últimas explicações. Mais uma vez minhas desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...