Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron N5010 / 09909-1 DG15 MB48HH01.011 / Sem Vcore

Avalie este tópico:


Israel Lorandi

Posts em destaque

Boa tarde, estou com este Dell que está sem Vcore, que são nas 3 bobinas abaixo do processador, o processador recebe 1.06v. O Vcore é a unica tensão que está faltando o resto tenho tudo, e ela fica ligada direta, tu aperta pra desligar e ela apenas pisca os led da placa power e continua aceso. Estava verificando as tensões das bobinas do vcore vem do PU7401 passa sinal para o PU4706 no caso da bobina PL4703, os sinais das outras 2 bobinas vem direto do PU4701. Sai 1.37v do pino 24 do PU4701 e vai para o PU4706 porém não gera o sinal no termina 8 e 7 que seria o UPGATE3 e o PHASE3.

Estou usando este esquema:

 

Esquema_Schematic_Dell-_INSPIRON_N5010_INTEL_DG15_MB_3676-EBR-9-eletronicabr.com-47.jpg

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, lipehsb disse:

pu4701

pin 40?

pin 1?

pin 17?

pin 16?

1- 0v

16- 2.31v

17- 19v

40- 2.16v


Pelo que vi ja está faltando 3v3 no pino 1 que seria o sinal do power good, certo?

Depois de um tempo a máquina fica piscando o led power como se ligasse e desligasse.

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vap computadores disse:

Colega só tá pegando bomba ultimamente.1f601.png
Esse powergood pra sair, tem que tá tudo certo lá na frente.
vc tem scope?

Não viu nada irmão, é porque não botei todas bombas aqui se não vocês não dariam conta de me ajudar kkkkkkk.

La na frente onde? desde que parte? hahahaha Infelizmente não tenho aqui. Aqui só na raça mesmo kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O power good só é enviado, quando o pwm recebe o feedback (nesse caso pino 8), compara tensao e corrente, se estiver tudo ok, libera o sinal, portanto, nao se preocupe com ele se  ainda nao está gerando o vcore.
falei do scope, mas se vc tiver um multimetro bom (consigo fazer no fluke), vc coloca a ponteira no gate de qualquer mosfet da fonte, se receber o minimo pacote de pwm, geralmente descarto problema no ci pwm, e vou mais pra frente (saída da fonte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Israel Lorandi disse:

1- 0v

16- 2.31v

17- 19v

40- 2.16v


Pelo que vi ja está faltando 3v3 no pino 1 que seria o sinal do power good, certo?

Depois de um tempo a máquina fica piscando o led power como se ligasse e desligasse.

me corrijam se estiver errado como tem # no pino 40 não funcionaria m baixa? não tendo voltagem alguma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, wjinformatica disse:

me corrijam se estiver errado como tem # no pino 40 não funcionaria m baixa? não tendo voltagem alguma

sim vc está certo segundo o esquema ai deveria ter 0 por isso sugiro a troca do pwm alem de nao liberar power good ainda não está zerando ou deixando em nivel logico baixo essa linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lipehsb disse:

sim vc está certo segundo o esquema ai deveria ter 0 por isso sugiro a troca do pwm alem de nao liberar power good ainda não está zerando ou deixando em nivel logico baixo essa linha...

obrigado pelo esclarecimento. 

assim que trocar passe os resultados @Israel Lorandi 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

so pra complementar a resposta, não concordo muito com a analise do nosso amigo@vap computadores mas com todo respeito estou aqui para ajudar aprender e passar aquilo que sei, posso está errado mas analisando o esquema do componente em si power good vem antes msm dos feedback

pelo que entendi o feedback do pino 8 desse componente e para dizer que está tudo bem e que ele pode continuar trabalhando sem ter que para

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rsrs estamos todos aqui para aprender. 

Colega, um pouco mais abaixo desse diagrama em blocos do  datasheet. , podemos ver que nesse circuito em que o pwm está configurado com 3 fases, portanto o power good, ao meu modo de ler, dependerá do fb, dis isen (sensores de corrente) e do ibalance, que tem os comparadores de corrente. se algum desses tiver falha, entra a proteção, que derruba o power good, e o clock enable, justamente os pinos  que estão em questao
Qualquer equivoco meu, por favor, peço que corrija, pois como eu ja disse, todos estamos aqui para aprender

datasheet1.PNG

pwm2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que essa analise de sequencia do datasheet não é muito detalhada, e não vai nos levar em lugar nem uma
mas a do esquema em si sim.

 

o ideal era fazer um video mas como estou em casa e não tenho Internet muito boa acho que fica meio inviavel

bom na pagina 91 do esquema temos a sequencia de start notamos que a tensão de +3.3V_RUN vem antes da tensão de +VCC_CORE que é a tensão que precisamos 

 

na pagina 7 do datasheet vemos a seguinte instrução
CLK_EN# LOW to PGOOD HIGH

traduzindo CLK_EN# BAIXO para PGOOD ALTO

segundo o auto do topico temos uma tensão alta nesse pino CLK_EN#

 

seguindo com a analise se tivermos um CLK_EN# em nivel alto o Q701 entra em saturação aterrando +3.3V_RUN_SL585 que vem do +3.3V_RUN

vc aterraria toda essa linha 

o autor do tópico pode confirma isso para gente essa linha está com qts volts ao starta a maquina? use o u4202 para medir onde +3.3V_ALW se transforma em +3.3V_RUN 

 

se não tem +3.3V_RUN muitos circuitos depende dela para que a maquina starta

 

e so vai funcionar segundo o data sheet se powergood estiver alto e  CLK_EN# estiver baixo  segundo a pagina 7 do msm e a do esquema.

 

Sem título.png

Editado: por lipehsb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puta merda, vou jogar fora essa placa kkkkkkkkkkkkk vamos por partes então primeiro:

Vou verificar a troca do PU4701, Também identifiquei uma resistência baixa no source e gate do PU4708, PU4703, PU4705. em torno de 7~8 ohms de resistencia entre source e drain. Isso sem o processador e sem o PU4701.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...