Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte marca NOX modelo NXS750 / Não liga

Avalie este tópico:


(FERMATICA)

Posts em destaque

Solicito uma ajuda com essa fonte, pois estava queimado o FET 18N50 e um diodo HER 207 após a troca notei que entre o gate e source esta em curto apesar de existir um resistor de 10K que está OK

 

Ela usa um trafinho que é ligado em serie com um diodo e esse diodo tem um resistor de 4R7 ligado em paralelo com ele que vai até o gate testei esses componentes e estão normais.

 

 

Não estou localizando esse curto entre o gate e o source.

 

 

É uma fonte de 230V 700W não tem chave 127V

 

 

Estou enviando uma fotos.

 

 

Tem um regulador de tensão no primário é um UTC 7608D

Estou com 3 modelos iguais e aparentemente é o mesmo defeito

Agradeço alguma dica

20180421_110940.jpg

20180423_143409.jpg

20180423_143420.jpg

Editado: por (FERMATICA)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curto entre dreno e source, ou gate e source? Entre gate e source é normal medir curto, porque a resistência dos secundários desse transformador de pulso que vai nos gates é bem baixa. Se ainda existir um curto entre dreno e source, o outro her207 também está em curto.

 

 

Ps. Dependendo do consumo da cpu que essas fontes alimentam, os her207 acabam queimando de novo. Quando pego dessas, costumo troca-los pelos MUR460.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, (FERMATICA) disse:

AH sim essa fonte tambem esta com problema mas ja troquei é de 0,27R .

 

Vou trocar pelo diodo que o Zazulak mencionou para ver o resultado logo posto novamente ok.

 

Obrigado por enquanto

 

 

No ponto onde o source de um dos fets é ligado nesse resistor que torrou tem outro resistor, que vai para o pino sensor de corrente do integrado de controle da fonte. Pelas fotos, é aquele de 470r do lado do que torrou. É bom conferir ele antes de ligar. As vezes ele abre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

 

Troquei os componentes com problemas mas a fonte quando vai dar partida queima o fusível chegando a estourar, mas sem  dar a partida o primário mantem as tensões no capacitor, tenho os 5Vsb, mas quando jumpeia o verde para iniciar da esse prolema, outra coisa antes de ligar verifiquei que no secundário havia um diodo retificador Mospec em curto S40D60CS.

 

Se ligar no 110v a fonte gira o cooler lentamente por alguns segundos mas abre o FET e os resitores de 0.22R e 470R.

 

Em tres fontes da o mesmo problema 

 

Cliente relatou que quando deram problemas essas fontes só escutaram um pequeno barulho.

 

obs Na parte  Inferior da fonte usa um CI PWM  CM6805BG

 

 

 

 

Editado: por (FERMATICA)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2018 às 19:04, (FERMATICA) disse:

Ola

 

Troquei os componentes com problemas mas a fonte quando vai dar partida queima o fusível chegando a estourar, mas sem  dar a partida o primário mantem as tensões no capacitor, tenho os 5Vsb, mas quando jumpeia o verde para iniciar da esse prolema, outra coisa antes de ligar verifiquei que no secundário havia um diodo retificador Mospec em curto S40D60CS.

 

Se ligar no 110v a fonte gira o cooler lentamente por alguns segundos mas abre o FET e os resitores de 0.22R e 470R.

 

Em tres fontes da o mesmo problema 

 

Cliente relatou que quando deram problemas essas fontes só escutaram um pequeno barulho.

 

obs Na parte  Inferior da fonte usa um CI PWM  CM6805BG

 

 

 

 

Olhando o datasheet desse CM6805, vi que no mesmo pino onde é ligado o resistor que vem do source do fet é ligado no optoacoplador. É bem provável que o opto também tenha queimado.

 

Talvez o próprio CM6805 tenha sido danificado também. Medindo a resistencia do pino 6 para o 1, quanto mede? Se medir curto ou próximo de um curto, ele com certeza queimou. 2018-04-27-215722_1024x742_scrot.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde 

 

Testei o pwm e achei dois com o curto que você mencionou Zazulak e também uns dos tres optoacoplador que é usado na fonte.

 

Vou usar o outro PWM que aparentemente está normal para teste e trocar o optoacoplador.

 

Depois posto o resultado

 

Agradeço.

 

 

Editado: por (FERMATICA)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão para não estourar os fusíveis: coloque uma lampada incandescente de 100W e 110 ou 220V conforme a sua rede elétrica em série com a fonte. Se ela estiver OK e sem carga, a lampada  não interfere no funcionamento, porem se houver um curto na entrada da fonte a lampada acende e limita a corrente protegendo o fusível e os componentes bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

 

Eu fiz isso Mariomendes77 justamente para proteger os componentes nessa ultima vez mas é estranho o que acontece.

 

Sem acionar o power encontro as tensões no primário mas ao aciona-la a lampada fica piscando e sem tensões no secundário.

 

Ainda tem algum componente com problemas.

 

Grato pela sugestão

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, (FERMATICA) disse:

Bom dia 

 

Eu fiz isso Mariomendes77 justamente para proteger os componentes nessa ultima vez mas é estranho o que acontece.

 

Sem acionar o power encontro as tensões no primário mas ao aciona-la a lampada fica piscando e sem tensões no secundário.

 

Ainda tem algum componente com problemas.

 

Grato pela sugestão

 

 

Parece que é algo no lado do secundário do trafo , Pois só quando inicia aparece a sobrecarga. Verifique os díodos de retificação da saída se não estão em curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, (FERMATICA) disse:

No secundário está ok os diodos, estou desconfiado também desse UTC7608 acho que não é regulador de tensão  esta parecendo ser um PWM não encontrei o Datasheet dele.

Se os 5VSB (fio roxo) estiverem ok, deixe o 7608 quieto.. ele é da fonte stand-by. Datasheet dele nunca vi, mas se acha alguns esquemas de fonte com ele (ele também é usado em fontes pequenas, tipo carregador de celular, fonte pra modem adsl, etc..). Anexei um exemplo de esquema com ele.

1308210523_1149886247.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Não estou encontrando para venda esse PWM CM6805 aqui com meus fornecedores , por enquanto vou esperar chegar (China) pois vai demorar de 40 a 60 dias e volto a postar novamente.

 

Obrigado a todos pela ajuda

 

At

 

Fermatica

 

 

Editado: por (FERMATICA)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...