Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
(FERMATICA)

Fonte marca NOX modelo NXS750 / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Solicito uma ajuda com essa fonte, pois estava queimado o FET 18N50 e um diodo HER 207 após a troca notei que entre o gate e source esta em curto apesar de existir um resistor de 10K que está OK

Ela usa um trafinho que é ligado em serie com um diodo e esse diodo tem um resistor de 4R7 ligado em paralelo com ele que vai até o gate testei esses componentes e estão normais.

Não estou localizando esse curto entre o gate e o source.

É uma fonte de 230V 700W não tem chave 127V

Estou enviando uma fotos.

Tem um regulador de tensão no primário é um UTC 7608D

Estou com 3 modelos iguais e aparentemente é o mesmo defeito

Agradeço alguma dica

20180421_110940.jpg

20180423_143409.jpg

20180423_143420.jpg

Editado: por (FERMATICA)

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Curto entre dreno e source, ou gate e source? Entre gate e source é normal medir curto, porque a resistência dos secundários desse transformador de pulso que vai nos gates é bem baixa. Se ainda existir um curto entre dreno e source, o outro her207 também está em curto.

Ps. Dependendo do consumo da cpu que essas fontes alimentam, os her207 acabam queimando de novo. Quando pego dessas, costumo troca-los pelos MUR460.

Compartilhar este post

Link para este post

Desculpe fiz confusão é gate e source é como esta na 2a foto . Já corrigi.

Cheguei a trocar o FET e o Diodo mas volta a queimar.

Compartilhar este post

Link para este post

AH sim essa fonte tambem esta com problema mas ja troquei é de 0,27R .

Vou trocar pelo diodo que o Zazulak mencionou para ver o resultado logo posto novamente ok.

Obrigado por enquanto

Compartilhar este post

Link para este post
5 horas atrás, (FERMATICA) disse:

AH sim essa fonte tambem esta com problema mas ja troquei é de 0,27R .

Vou trocar pelo diodo que o Zazulak mencionou para ver o resultado logo posto novamente ok.

Obrigado por enquanto

No ponto onde o source de um dos fets é ligado nesse resistor que torrou tem outro resistor, que vai para o pino sensor de corrente do integrado de controle da fonte. Pelas fotos, é aquele de 470r do lado do que torrou. É bom conferir ele antes de ligar. As vezes ele abre.

Compartilhar este post

Link para este post

Ola

Troquei os componentes com problemas mas a fonte quando vai dar partida queima o fusível chegando a estourar, mas sem  dar a partida o primário mantem as tensões no capacitor, tenho os 5Vsb, mas quando jumpeia o verde para iniciar da esse prolema, outra coisa antes de ligar verifiquei que no secundário havia um diodo retificador Mospec em curto S40D60CS.

Se ligar no 110v a fonte gira o cooler lentamente por alguns segundos mas abre o FET e os resitores de 0.22R e 470R.

Em tres fontes da o mesmo problema 

Cliente relatou que quando deram problemas essas fontes só escutaram um pequeno barulho.

obs Na parte  Inferior da fonte usa um CI PWM  CM6805BG

Compartilhar este post

Link para este post
Em 26/04/2018 às 19:04, (FERMATICA) disse:

Ola

Troquei os componentes com problemas mas a fonte quando vai dar partida queima o fusível chegando a estourar, mas sem  dar a partida o primário mantem as tensões no capacitor, tenho os 5Vsb, mas quando jumpeia o verde para iniciar da esse prolema, outra coisa antes de ligar verifiquei que no secundário havia um diodo retificador Mospec em curto S40D60CS.

Se ligar no 110v a fonte gira o cooler lentamente por alguns segundos mas abre o FET e os resitores de 0.22R e 470R.

Em tres fontes da o mesmo problema 

Cliente relatou que quando deram problemas essas fontes só escutaram um pequeno barulho.

obs Na parte  Inferior da fonte usa um CI PWM  CM6805BG

Olhando o datasheet desse CM6805, vi que no mesmo pino onde é ligado o resistor que vem do source do fet é ligado no optoacoplador. É bem provável que o opto também tenha queimado.

Talvez o próprio CM6805 tenha sido danificado também. Medindo a resistencia do pino 6 para o 1, quanto mede? Se medir curto ou próximo de um curto, ele com certeza queimou. 2018-04-27-215722_1024x742_scrot.png

Compartilhar este post

Link para este post

Boa tarde 

Testei o pwm e achei dois com o curto que você mencionou Zazulak e também uns dos tres optoacoplador que é usado na fonte.

Vou usar o outro PWM que aparentemente está normal para teste e trocar o optoacoplador.

Depois posto o resultado

Agradeço.

Compartilhar este post

Link para este post

Uma sugestão para não estourar os fusíveis: coloque uma lampada incandescente de 100W e 110 ou 220V conforme a sua rede elétrica em série com a fonte. Se ela estiver OK e sem carga, a lampada  não interfere no funcionamento, porem se houver um curto na entrada da fonte a lampada acende e limita a corrente protegendo o fusível e os componentes bons.

Compartilhar este post

Link para este post

Bom dia 

Eu fiz isso Mariomendes77 justamente para proteger os componentes nessa ultima vez mas é estranho o que acontece.

Sem acionar o power encontro as tensões no primário mas ao aciona-la a lampada fica piscando e sem tensões no secundário.

Ainda tem algum componente com problemas.

Grato pela sugestão

Compartilhar este post

Link para este post
28 minutos atrás, (FERMATICA) disse:

Bom dia 

Eu fiz isso Mariomendes77 justamente para proteger os componentes nessa ultima vez mas é estranho o que acontece.

Sem acionar o power encontro as tensões no primário mas ao aciona-la a lampada fica piscando e sem tensões no secundário.

Ainda tem algum componente com problemas.

Grato pela sugestão

Parece que é algo no lado do secundário do trafo , Pois só quando inicia aparece a sobrecarga. Verifique os díodos de retificação da saída se não estão em curto...

Compartilhar este post

Link para este post

No secundário está ok os diodos, estou desconfiado também desse UTC7608 acho que não é regulador de tensão  esta parecendo ser um PWM não encontrei o Datasheet dele.

Compartilhar este post

Link para este post
7 minutos atrás, (FERMATICA) disse:

No secundário está ok os diodos, estou desconfiado também desse UTC7608 acho que não é regulador de tensão  esta parecendo ser um PWM não encontrei o Datasheet dele.

Se os 5VSB (fio roxo) estiverem ok, deixe o 7608 quieto.. ele é da fonte stand-by. Datasheet dele nunca vi, mas se acha alguns esquemas de fonte com ele (ele também é usado em fontes pequenas, tipo carregador de celular, fonte pra modem adsl, etc..). Anexei um exemplo de esquema com ele.

1308210523_1149886247.jpg

Compartilhar este post

Link para este post

Eu tenho os 5VSB apesar que quando voce me falou do teste do PWM tinha duas fontes com problemas e usei o outro que aparentemente esta normal, em todo caso vou ver se consigo um novo para tirar essa dúvida. 

Compartilhar este post

Link para este post

Bom dia

Não estou encontrando para venda esse PWM CM6805 aqui com meus fornecedores , por enquanto vou esperar chegar (China) pois vai demorar de 40 a 60 dias e volto a postar novamente.

Obrigado a todos pela ajuda

At

Fermatica

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...