Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido No-break SMS Net Station uST600Bi - Placa PCIV008904 - não carrega bateria, nem gera 115v.

Avalie este tópico:


CRISANTO

Posts em destaque

Boa amigos.

 

Estou precisando a ajuda dos nobres amigos.

 

Estou com um nobrek SMS citado, e o mesmo liga mais não tem tensão de 115v nas saídas; não carrega a bateria mais tem 9v de tensão no cabo de alimentação.

Não encontrei nenhum diodo em curto.

Nenhum capacitor em curto. (só suspeitei do C19. na escala de diodo ele não carrega e descarrega, não bipa, fica em 1 (infinito), na escala homica da 266 mesmo invertendo as ponteiras).

O Q14 normal.

OS Q19 e Q20 normal.

Q6 e Q9 normal.

D12 NORMAL.

D32 NORMAL.

Q12 NORMAL.

 

Só não vi ainda, os LM324n e o PIC.

 

Encontrei estas partes da placa bem marcadas com marca de aquecimento.

Porém, os resistores e o Q14 parecem estar todos bons. (fiz testes rápidos, com os componentes na placa mesmo).

 

Bom. Eu não sei se é por causa deste problema de não carregar a bateria que também, por algum fator, não está chegando os 115v na saída.

 

Ligando e desligando pelo botão power, ouvi-se o estalar dos relés.

 

Coloquei a bateria pra carregar na fonte assimétrica. Pra fazer os testes.

 

Até ela carregar, peço a ajuda dos amigos.

O no-break é meu e gostaria de consertá-lo.

 

Qualquer ajuda é bem vinda.

 

E desde já, Obrigado a todos!

 

-seguem as fotos : 

 

EM TEMPO: pessoal, com quantos amperes e qual tensão devo aplicar para colocar a fonte assimétrica para alimentar no lugar da bateria já que ela vai demorar umas 12 horas para carregar?

 

 

20180424_010753.jpg

20180424_010829.jpg

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, esse é um que usa pic16f886 e tem uma ventoinha, e os fets do carregador e desmagnetizador são pequenos? Pergunto isso porque tem uma dezena de net station diferentes.

 

Começando do começo, se ligar ele com uma bateria boa, sem ligar na tomada, o inversor funciona?

 

Para carregar, pode regular a fonte em 13,6 a 13,8v e deixar a corrente no máximo para carregar rápido, ou deixar a corrente em 10% da capacidade da bateria para carga lenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, zazulak disse:

Buenas, esse é um que usa pic16f886 e tem uma ventoinha, e os fets do carregador e desmagnetizador são pequenos? Pergunto isso porque tem uma dezena de net station diferentes.

 

Começando do começo, se ligar ele com uma bateria boa, sem ligar na tomada, o inversor funciona?

 

Para carregar, pode regular a fonte em 13,6 a 13,8v e deixar a corrente no máximo para carregar rápido, ou deixar a corrente em 10% da capacidade da bateria para carga lenta.

@zazulak , bom dia e obrigado pela atenção.

 

O pic é este mesmo e tem a ventoinha.

Sobre os fets, vou postar uma imagem dos fets que tem na placa. não entendo muito bem por isto não sei onde fica o carregador e desmagnetizador.

 

Coloquei  fonte desta forma mesmo 13,8v e 10% da corrente, porém, acredito que a bateria esteja ruim pois desde ontem deixei carregando e não passou dos 5v.

a bateria é a :

CS3 - GP 1272 F2

12v 28w

Constant voltge charge (carga de tensão constante)

standby use : 13,5 - 13,8v

cycle use : 14,4 - 15v

initil current : 2,16A MÁx.

 

Eu colocando a fonte assimétrica direto nos cabos que vai na bateria (os cabos que alimentam ela e vice-versa (alimenta o circuito quando no modo bateria). Vai alimentar o circuito?! Como se tivesse com a bateria?!

Eu tenho certeza que ela está ruim e não tenho outra para testar.

 

 

Obrigado.

20180424_114238.jpg

20180424_114249.jpg

20180424_115549.jpg

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, IRONMAN disse:

Verifique o resistor R41 de 0,22ohms, é comum ele se alterar

Opa @IRONMAN , bom dia.

 

Amigo você chegou num ponto...

O R41, R42 e R43 estão assim:

R41, bipando em continuidade; em escala de 200ohms está dando 00.7 (só tenho multímetro digital e aferi com os componentes ainda na placa) e o valor dele é de 0,22ohms / 1w.

R42/43, também estão bipando e com 00.7. O valor deles é de 0,39ohms / 1w. Estes dois estão ligados ao terra.  (

 

O que me diz?

 

Valeu pela força!!

 

 

 

esq.jpg

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, CRISANTO disse:

@zazulak , bom dia e obrigado pela atenção.

 

O pic é este mesmo e tem a ventoinha.

Sobre os fets, vou postar uma imagem dos fets que tem na placa. não entendo muito bem por isto não sei onde fica o carregador e desmagnetizador.

 

Coloquei  fonte desta forma mesmo 13,8v e 10% da corrente, porém, acredito que a bateria esteja ruim pois desde ontem deixei carregando e não passou dos 5v.

a bateria é a :

CS3 - GP 1272 F2

12v 28w

Constant voltge charge (carga de tensão constante)

standby use : 13,5 - 13,8v

cycle use : 14,4 - 15v

initil current : 2,16A MÁx.

 

Eu colocando a fonte assimétrica direto nos cabos que vai na bateria (os cabos que alimentam ela e vice-versa (alimenta o circuito quando no modo bateria). Vai alimentar o circuito?! Como se tivesse com a bateria?!

Eu tenho certeza que ela está ruim e não tenho outra para testar.

 

 

Obrigado.

20180424_114238.jpg

20180424_114249.jpg

20180424_115549.jpg

Sem uma bateria fica complicado testar nobreak, especialmente em se tratando desses SMS com carregador pulsante. 

Pode alimentar  ele com a fonte para testar o inversor. Inclusive, dependendo da capacidade da sua fonte, pode testar ele com carga (se ela aguentar fornecer uns 10 amperes, dá pra pôr até uma lampada incandescente de 40 ou 60w na saída). Mas, não é recomendável ligar o nobreak na rede se ele estiver sem bateria, só alimentado pela fonte. 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2018 às 19:08, zazulak disse:

Sem uma bateria fica complicado testar nobreak, especialmente em se tratando desses SMS com carregador pulsante. 

Pode alimentar  ele com a fonte para testar o inversor. Inclusive, dependendo da capacidade da sua fonte, pode testar ele com carga (se ela aguentar fornecer uns 10 amperes, dá pra pôr até uma lampada incandescente de 40 ou 60w na saída). Mas, não é recomendável ligar o nobreak na rede se ele estiver sem bateria, só alimentado pela fonte. 

 

 

Não, não vou ligar ele na rede, só quero ligar pela fonte simulando a bateria.

Mais a minha fonte é de 30v e 5A.

A bateria é 12v e 2,16A. (este 2,16A é o que tem serigrafado nela. Mas ela deve ser 7A)

Eu gostaria de ligar na fonte só para fazer testes e ver se encontro o componente, ou componentes, que estão causando este problema.

E no caso, nem posso colocar nenhuma carga porque não ta tendo tensão nas saídas.

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

    Não precisa de muitas complicações. Ligue a sua fonte nos terminais da bateria , coloque ela em 13v e ligue o nobreak na tomada ,espere uns 5 segundos e voce vai ouvir ele atracar um relê e depois meça Q14 se tem voltagem no coletor (20v) e se IC3 regulador de 5v está saindo os 5v e poste o resultado.

Meça também o dio D36 zener de 15v pois se estiver ruim vai matar a tensão de base do q14 .

Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

    Não precisa de muitas complicações. Ligue a sua fonte nos terminais da bateria , coloque ela em 13v e ligue o nobreak na tomada ,espere uns 5 segundos e voce vai ouvir ele atracar um relê e depois meça Q14 se tem voltagem no coletor (20v) e se IC3 regulador de 5v está saindo os 5v e poste o resultado.

Meça também o dio D36 zener de 15v pois se estiver ruim vai matar a tensão de base do q14 .

Boa sorte.

Bom dia @João Henrique , obrigado pela atenção.

 

Amigo, não entendi bem?! Devo ligar a fonte assimétrica nos terminais da bateria. Com ela conectada no nobreak?

Coloco ela em 13,8v. E quantos amperes?

 

Veja : 

Minha fonte é uma ARF PS3005.

Eu coloquei as ponteiras unidas (para ajustar a amperagem ela só ajusta assim), aumentei um pouco a voltagem e ajustei  amperagem em 0,7A (porque li que tem que ser 10% da amperagem para carregar a bateria sem danifica-la).

Desliga-se a fonte e desconecta-se as ponteiras. Depois, liga-se a fonte novamente e conecta-se as ponteiras na bateria. Aumenta-se a voltagem, até o desejado para que ela carregue a bateria.

Bom, fiz este procedimento e a bateria não carregou. (provavelmente ela estar ruim).

 

Mas, como a sua orientação é para aferir estes componentes. A pergunta é: ligar minha fonte como você falou não vai danifica-la? Já que vou ligar o nobreak na rede?!

 

Se não danificar, vou ligar, aferir e depois te informo.

Só vou aguardar você me confirmar se prejudica ou não a fonte assimétrica.

 

Obrigado amigo.

Já é uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

 

    Não precisa de muitas complicações. Ligue a sua fonte nos terminais da bateria , coloque ela em 13v e ligue o nobreak na tomada ,espere uns 5 segundos e voce vai ouvir ele atracar um relê e depois meça Q14 se tem voltagem no coletor (20v) e se IC3 regulador de 5v está saindo os 5v e poste o resultado.

Meça também o dio D36 zener de 15v pois se estiver ruim vai matar a tensão de base do q14 .

Boa sorte.

Olá @João Henrique , bom dia.

Aqui não tem IC3, só IC1, IC2, IC4.

Fiz como você falou só que usei a bateria mesmo, e também não há a armação do relê.

Consegui estas aferições.

IC2 (PIC16F886)

PINO

8 VSS= 0

4 VREF-/CVREF= 0

5 VREF+= 1

20 VDD= 4,94

19 VSS= 0

 

Q14

B= 8,36

C= 8,47

E= 7,74

 

IC4 (LM324n)

1=6,48     14=0,00

2=1,52     13=3,56

3=5,20     12=0,00

4=7,76     11=0,00GND

5=0,76     10=0,10

6=0,66       9=3,56

7=3,06       8=1,83

 

IC1 (LM324n)

1=2,26     14=0,02

2=1,10     13=0,00

3=1,10     12=0,00

4=7,72     11=0,00GND

5=0,93     10=0,00

6=1,83       9=0,00

7=1,00       8=0,04

 

D3= -1/0

D5= 1/0

D6= 1/15

D4= -1/15

D36= 0/8,36

 

R10= -1 inf/ -1 inf

R15= -19/-1

R19= -19/5,7

R20= 5,7/1

R22= 1 inf/1

 

Editado: por CRISANTO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Estou com o esquema aberto . 

      O problema do seu nobreak está na linha do +B ,tensão que chega no coletor de Q14 . Essa é a tensão que sai da ponte retificadora dos diodos  10,11,14 e 16  e tem que ter 20v  no coletor e só tem  8,36v.

Vamos por parte :

-Com a bateria conectada e o nobreak ligado na tomada e sem ligar a chave frontal veja se voce encontra 10Vac nos fios azuis do conector CN2 ,pois estes fios é o secundário do trafo .

-Agora meça D30 se tem de um lado 15v e do outro 20v.

-Retire Q14 e meça ele e D36 faça a mesma coisa.

 

Poste o resultado , o problema está aí.

Boa sorte.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2018 às 10:14, CRISANTO disse:

Bom dia @João Henrique , obrigado pela atenção.

 

Amigo, não entendi bem?! Devo ligar a fonte assimétrica nos terminais da bateria. Com ela conectada no nobreak?

Coloco ela em 13,8v. E quantos amperes?

 

Veja : 

Minha fonte é uma ARF PS3005.

Eu coloquei as ponteiras unidas (para ajustar a amperagem ela só ajusta assim), aumentei um pouco a voltagem e ajustei  amperagem em 0,7A (porque li que tem que ser 10% da amperagem para carregar a bateria sem danifica-la).

Desliga-se a fonte e desconecta-se as ponteiras. Depois, liga-se a fonte novamente e conecta-se as ponteiras na bateria. Aumenta-se a voltagem, até o desejado para que ela carregue a bateria.

Bom, fiz este procedimento e a bateria não carregou. (provavelmente ela estar ruim).

 

Mas, como a sua orientação é para aferir estes componentes. A pergunta é: ligar minha fonte como você falou não vai danifica-la? Já que vou ligar o nobreak na rede?!

 

Se não danificar, vou ligar, aferir e depois te informo.

Só vou aguardar você me confirmar se prejudica ou não a fonte assimétrica.

 

Obrigado amigo.

Já é uma luz.

Dependendo de como for o circuito da fonte, pode danificar sim. Não é comum, mas já vi acontecer. Explicando: Se o nobreak comutar para rede e acionar o carregador, vai levar a tensão até uns 14,5v. Como a tensão que está regulada na fonte é menor que a da saída, o circuito de controle dela vai tentar compensar, e dependendo de como ele for, pode injetar na base do transistor da saída uma tensão menor do que a que houver no emissor. A maioria dos transistores bipolares não suporta uma tensão base-emissor reversa maior que uns 5V..

 

Se quiser mesmo ligar ele na rede, pode acrescentar um diodo em série com o cabo positivo (anodo pro lado da fonte), e regular a fonte em uns 14V. Se o nobreak estiver ok, quando ligar ele na rede, depois de alguns segundos ele vai comutar e começar a bipar reclamando da bateria.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, zazulak disse:

Dependendo de como for o circuito da fonte, pode danificar sim. Não é comum, mas já vi acontecer. Explicando: Se o nobreak comutar para rede e acionar o carregador, vai levar a tensão até uns 14,5v. Como a tensão que está regulada na fonte é menor que a da saída, o circuito de controle dela vai tentar compensar, e dependendo de como ele for, pode injetar na base do transistor da saída uma tensão menor do que a que houver no emissor. A maioria dos transistores bipolares não suporta uma tensão base-emissor reversa maior que uns 5V..

 

Se quiser mesmo ligar ele na rede, pode acrescentar um diodo em série com o cabo positivo (anodo pro lado da fonte), e regular a fonte em uns 14V. Se o nobreak estiver ok, quando ligar ele na rede, depois de alguns segundos ele vai comutar e começar a bipar reclamando da bateria.

Obrigado amigo @zazulak , você foi muito certeiro.

Eu fiz algumas aferições mas, usei a bateria , mesmo ela estando aparentemente ruim. Vou ver se a recarrego em algum lugar para pode continuar os testes.

 

Gostei da idéia do diodo. té o momento deu tudo certo porque usei a bateria mesmo. Mas, se for o caso, colocarei o diodo.

 

Você viu as aferições que fiz?

 

Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, João Henrique disse:

Bom dia.

Estou com o esquema aberto . 

      O problema do seu nobreak está na linha do +B ,tensão que chega no coletor de Q14 . Essa é a tensão que sai da ponte retificadora dos diodos  10,11,14 e 16  e tem que ter 20v  no coletor e só tem  8,36v.

Vamos por parte :

-Com a bateria conectada e o nobreak ligado na tomada e sem ligar a chave frontal veja se voce encontra 10Vac nos fios azuis do conector CN2 ,pois estes fios é o secundário do trafo .

-Agora meça D30 se tem de um lado 15v e do outro 20v.

-Retire Q14 e meça ele e D36 faça a mesma coisa.

 

Poste o resultado , o problema está aí.

Boa sorte.

 

@João Henrique , 

essas aferições eu fiz com a bateria no lugar e com o nobreak liga a rede. no entanto, a bateria não está carregada, vou ver se consigo carrega-la e refazer os testes novamente.

Infelizmente a bateria não está carregada e o nobreak não funciona, não liga. A tensão que tem nela não passa dos 0,30v.

Farei os testes que você indicou e depois posto aqui os resultados, ok?

 

Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, CRISANTO disse:

Gente, @IRONMAN , @zazulak , @João Henrique .

 

Encontrei o Q17 (IRFB3306), totalmente em curto.

Vou providenciar outro e depois comunico a vocês o resultado.

Galera! Troquei o Q17 mais continua na mesma.

O nobreak liga, o led fica piscando em vermelho, não da bips, um pequeno estralo no relê mas não tem tensão nas saídas e não carrega a bateria (tem apenas 9v chegando para carregar a bateria).

 

Conforme orientação do 

Em 01/05/2018 às 06:32, João Henrique disse:

Bom dia.

Estou com o esquema aberto . 

      O problema do seu nobreak está na linha do +B ,tensão que chega no coletor de Q14 . Essa é a tensão que sai da ponte retificadora dos diodos  10,11,14 e 16  e tem que ter 20v  no coletor e só tem  8,36v.

Vamos por parte :

-Com a bateria conectada e o nobreak ligado na tomada e sem ligar a chave frontal veja se voce encontra 10Vac nos fios azuis do conector CN2 ,pois estes fios é o secundário do trafo .

-Agora meça D30 se tem de um lado 15v e do outro 20v.

-Retire Q14 e meça ele e D36 faça a mesma coisa.

 

Poste o resultado , o problema está aí.

Boa sorte.

 

Estes diodos que vc citou, estão bons. Eu os aferi com tudo desligado, na escala de diodo.

A questão é que não tá chegando tensão neles quando ligado nobreak na rede e pelo power. Porém, quando só plugado, chega , mas só os 8,36. E quando só na bateria da Zero.

 

O D30 = 0,36 katodo e Zero no anodo.

O D36 = 0,29 katodo e Zero no anodo.

Isto só na baeria.

 

D30 = 9,27k / 3,60A (só na rede)

 

Q14 e D36, ok fora da placa.

 

D13 e D17, com 6v no katodo, só  na bateria. Mais quando ligo também na rede e no power dá 9,57v. E no D11 4,35 nos dois lados.

D10 4,36 só no katodoe D10 dá Zero. Mais os D13 e D17 dão 6, só no katodo. Desligado da rede e só na bateria.

 

OBS.: A BATERIA NÃO ESTÁ TOTALMENTE CARREGADA. E ELA ESTÁ COM APENAS 6,70V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...