Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Desenvolvimento do esquematico NCP1653 para circuito PFC

Avalie este tópico:


brunoburn

Posts em destaque

Eu estou precisando desenvolver um circuito PFC para um projeto pessoal. Porem é a primeira vez que eu estou fazendo isso. Ja fiz fontes chaveadas estabilizadas (sg3525), circuitos boost de tensão com 555, porem não tenho pratica com circuitos PFC. Tenho um toroid que foi removido do circuito PFC de uma fonte corsair cx850 que pretendo utilizar no projeto. Realizei a compra de 2 CIs ncp1653 e pretendo utilizar eles por serem circuitos mais simplificados.

 

Segue o link do datasheet do componente: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

datasheet ncp1653.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou precisando desenvolver um circuito PFC para um projeto pessoal. Porem é a primeira vez que eu estou fazendo isso. Ja fiz fontes chaveadas estabilizadas (sg3525), circuitos boost de tensão com 555, porem não tenho pratica com circuitos PFC. Tenho um toroid que foi removido do circuito PFC de uma fonte corsair cx850 que pretendo utilizar no projeto. Realizei a compra de 2 CIs ncp1653 e pretendo utilizar eles por serem circuitos mais simplificados.

 

Segue o link do datasheet do componente: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
8 horas atrás, zazulak disse:

Quantos A esse pfc precisa fornecer?

 

A formula para calcular o indutor é a tensão de saída divida pelo resultado da fórmula (4 x freqüência x variação máxima de corrente no indutor).

Vou precisar de 1500w na saída da fonte, com picos de 2000w. Tenho toroid PRETO de circuito pfc, tenho toroid VERDE ESCURO de transformador de fonte chaveada de modulo de som, tenho toroid AMARELO COM FAIXA BRANCA de filtro de saida de fonte chaveada, e tenho toroid VERDE CLADO COM FAIXA BRANCA de saída de fonte chaveada de alta qualidade. Tenho indutômetro também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm, que tamanho tem esse toróide preto? Dependendo ele serve. Se for o da fonte Corsair, provavelmente não vai aguentar, ou o enrolamento não vai caber nele. Provavelmente você vai ter que comprar um núcleo, mas se acha fácil no mercadolivre. Ou, tirar de algum circuito PFC com potência próxima ao que você quer fazer, tipo um de nobreak online.

 

 

o toróide cor de ovo frito (amarelo/branco) é de ferro pulverizado. Não satura facilmente, mas tem uma permeabilidade baixa. Vai precisar de muitas espiras para conseguir uma indutância apropriada para um PFC em modo contínuo. O mesmo vale para o verde claro com branco, que é do mesmo material, só tem uma permeabilidade um pouco menor e maior densidade de fluxo.

 

O verde escuro é ferrite de alta permeabilidade. Precisa de poucas espiras para conseguir um bom valor de indutância, mas satura muito facilmente. É bom para transformadores de fonte chaveada e filtros de linha que trabalham em 60hz, mas não servem para indutor de PFC. Aliás, até servem, mas para 2KW você vai precisar de um núcleo gigante se for usar um desse material.

 

Como o seu PFC vai operar em modo contínuo, precisa ter uma atenção especial para o diodo: O ideal é usar um de recuperação suave (soft recovery), ou um com tempo de recuperação bem baixo. Um diodo bastante usado nesse tipo de aplicação e nessa faixa de potência é o FES16JT.

 

Como o seu PFC vai operar com uma frequência bem alta (100KHz para o NP1653, 67 para o NCP1653A), tem que atentar para alguns detalhes, tipo:

 

 - Os fets/igbts nessa faixa de potência tem uma capacitancia de gate bem alta, que vai forçar a saída do NCP. Use um circuito driver entre ele e o gate dos fets. Pode ser um simples par de transistores, tipo o 2SD882/2SB772. 

 

 - Evite trilhas longas e com curvas. Quanto menor for o caminho que a corrente percorrer, menor será a chance de o circuito sofrer instabilidades por causa de resistências e indutâncias parasitas.

 

Sobre a indutância da bobina, conversores boost em modo contínuo aceitam uma boa faixa de indutância. Um indutor de indutância maior vai forçar menos os semicondutores, mas vai ocupar mais espaço e fazer o circuito responder mais lentamente a variações bruscas de consumo. Um indutor menor ocupa menos espaço e deixa as respostas mais rápidas, mas vai exigir um núcleo que suporte mais fluxo, que terá permeabilidade menor e vai precisar de mais espiras para obter a mesma indutância. Geralmente quando se escolhe um indutor se procura um meio termo entre o máximo e mínimo. Você pode testar com valores de indutância diferentes e ver qual se comporta melhor. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 05/05/2018 às 14:04, zazulak disse:

Hm, que tamanho tem esse toróide preto? Dependendo ele serve. Se for o da fonte Corsair, provavelmente não vai aguentar, ou o enrolamento não vai caber nele. Provavelmente você vai ter que comprar um núcleo, mas se acha fácil no mercadolivre. Ou, tirar de algum circuito PFC com potência próxima ao que você quer fazer, tipo um de nobreak online.

 

 

o toróide cor de ovo frito (amarelo/branco) é de ferro pulverizado. Não satura facilmente, mas tem uma permeabilidade baixa. Vai precisar de muitas espiras para conseguir uma indutância apropriada para um PFC em modo contínuo. O mesmo vale para o verde claro com branco, que é do mesmo material, só tem uma permeabilidade um pouco menor e maior densidade de fluxo.

 

O verde escuro é ferrite de alta permeabilidade. Precisa de poucas espiras para conseguir um bom valor de indutância, mas satura muito facilmente. É bom para transformadores de fonte chaveada e filtros de linha que trabalham em 60hz, mas não servem para indutor de PFC. Aliás, até servem, mas para 2KW você vai precisar de um núcleo gigante se for usar um desse material.

 

Como o seu PFC vai operar em modo contínuo, precisa ter uma atenção especial para o diodo: O ideal é usar um de recuperação suave (soft recovery), ou um com tempo de recuperação bem baixo. Um diodo bastante usado nesse tipo de aplicação e nessa faixa de potência é o FES16JT.

 

Como o seu PFC vai operar com uma frequência bem alta (100KHz para o NP1653, 67 para o NCP1653A), tem que atentar para alguns detalhes, tipo:

 

 - Os fets/igbts nessa faixa de potência tem uma capacitancia de gate bem alta, que vai forçar a saída do NCP. Use um circuito driver entre ele e o gate dos fets. Pode ser um simples par de transistores, tipo o 2SD882/2SB772. 

 

 - Evite trilhas longas e com curvas. Quanto menor for o caminho que a corrente percorrer, menor será a chance de o circuito sofrer instabilidades por causa de resistências e indutâncias parasitas.

 

Sobre a indutância da bobina, conversores boost em modo contínuo aceitam uma boa faixa de indutância. Um indutor de indutância maior vai forçar menos os semicondutores, mas vai ocupar mais espaço e fazer o circuito responder mais lentamente a variações bruscas de consumo. Um indutor menor ocupa menos espaço e deixa as respostas mais rápidas, mas vai exigir um núcleo que suporte mais fluxo, que terá permeabilidade menor e vai precisar de mais espiras para obter a mesma indutância. Geralmente quando se escolhe um indutor se procura um meio termo entre o máximo e mínimo. Você pode testar com valores de indutância diferentes e ver qual se comporta melhor. 

Estou na faze de testes, porem estou com um problema na estabilização da tensão de saida do pfc. Ao adicionar carga de aproximadamente 300w a tensão cai para 322v. Não estou utilizando o driver que voce me indicou e o diodo que estou utilizando é o rurp3060

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá a todos meu nome é joão sou um apaixonado  por eletrônica e gostaria de saber se alguém pode me ajudar sobre o indutor para o conversor boost pfc que usa  esse ci ncp1653.

Vou construir uma smps full-bridge  pra áudio  e alimentá-la com o pré regulador boost ,estou em dúvida quanto a ondulação da corrente do indutor ,quantos por cento  devo colocar para o cálculo e saber se a ondulação (ca)é a mesma coisa que a ondulação da corrente no indutor pois pelo que vi esse parâmetro afeta diretamente a indutância.

  Antecipadamente agradeço a todos:

email:  joaosom2012@yahoo.com.br

Editado: por joaosom2012
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...