Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Controle de válvula

Avalie este tópico:


Nesty

Posts em destaque

Pessoal,

 

Sou novo aqui no fórum e gostaria de compartilhar um problema.

 

Necessito controlar uma válvula cuja alimentação é de 6-20 V DC, e para abri-la ou fechá-la preciso de um pulso de largura entre 20 e 500 mili segundos.

A impedância dela é de 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância. Isto é, creio que então eu precisaria descarregar entre 

Meu sistema é alimentado com uma placa solar de 5 V.

É possível carregar um Capacitor a 5V e depois descarregá-lo para abrir ou fechar esta válvula?

Se for possível do que eu precisaria e como posso dimensionar isto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi mestre, 

 

Sim. Tenho um módulo que será alimentado com a mesma placa solar, terá que armazenar em uma pequena bateria de 3,7v para o Arduíno. Estou usando um Uno, mas tentarei trocar por um MiniPro.

O único atuador é esta válvula. Pensei na solução de ter uma bateria de 12V, recarregável, mas achei esta solução desproporcionalmente cara e meio porca, por isso passei a pesquisar por algo mais adequado, se for possível encontrar...

Editado: por Nesty
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nesty até onde vai meu conhecimento sem instalação de uma outra fonte externa, seja ela bateria ou fonte, não vejo como ligar essa válvula, vamos esperar opinião por que aqui tem muito fera então quem sabe, ou dica seria troca por um painel 6v (arricado) ou melhor um de 12v acredito que sairia até mais barato do que colocar baterias recarregável, sucesso, se tiver como postar os esquema completo com programação talvez ganhe joinhas com a iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em quebrar em 2 partes o problema:

 

1. De maneira bem simplória, pra obter a partir de 4 capacitores que seriam carregados a 5V um capacitor de 20V pra ser descarregado, pensei se seria possível carregá-los e, paralelo e descarregá-los em série...

2. Agora, a pergunta seria: é possível descarregar um capacitor gerando um patamar de 20 milisegundos a 500 milisegundos com uma tensão entre 20V e 6V

3. Sabendo que a válvula tem 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância¨, como deve ser o circuito e como devo dimensioná-lo?

IMG_2985.jpg

IMG_2986.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vc está conseguindo os 4*5V= 20V do capacitor???

 

Não existe isso ai não!!!

 

Se vc tem 3 capacitor de 100uF por 25V alimentados a 5V, eles não te fornecerão 75V (3*25), apenas 5V e menos ainda a resistencia interna de cada capacitor.

 

 Foi isso que entendi... Seja mais específico.

 

Uma solenidade de 6V só será aberta por um grande banco de capacitores. Um capacitor não será capaz de realizar o feito corretamente!!! Falta de corrente!!! Se a solenidade estiver sem peso, pode até abrir, mas se deixar um fio de cabelo em cima do pistão, já não vai ter força pra executá-la.

 

Onde tirou que a bobina tem aquela capacitância (4700uF)???

 

É trabalho de escola???

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi mestre,

 

Não se trata de uma situação teórica, não. Se eu puder colocar de forma mais simples ainda: "A única fonte de alimentação é uma placa solar de 5-6V. Preciso com isto gerar um pulso de no máximo 20 V e 20 milisegundos e no mínimo 6V e 500 milisegundos. 6 Ω de resistência, 4700 uF de capacitância e 12 mH de indutância são as características elétricas da carga".

 

As características da válvula são informações do fornecedor dela. Se alguém desconfiar que o fornecedor esteja errado e me disser como fazer, posso tentar medir e posto aqui.

 

O desenho acima não é a carga é uma forma (esta sim ainda teórica) que pensei em como resolver esta elevação de tensão que preciso: carregar 4 capacitores de 5V e descarregá-lo com 20V passados à carga para abrir ou fechar a válvula. Não estou dizendo que exista isto ou que alguém já tenha feito. Estou tentando resolver e teóricamente esta parece ser uma forma. Se ela tem algum problema, estou aberto a críticas.

 

Esta válvula para abrir ou para fechar necessita de um único pulso (um pra cada movimento, óbvio).

 

Segundo o fabricante este pulso deve ter tensão entre 6 e 20V e largura de 20 a 500 miliseg.

 

Provavelmente (esta informação o fornecedor não diz) a tensão menor movimente a válvula mais vagarosamente, por isso creio que se refira ao pulso mais largo, e a tensão maior movimente a válvula mais rápido, por isso o pulso mais curto.

 

Não sei se posso deixar aqui um contato para explicar melhor o problema. Se puder, me digam que pode ser que fique melhor para explicar.

 

Outra forma, seria carregar um capacitor de 5V e usar um conversor DC-DC no momento do descarregamento para elevar a tensão a 20V, apenas temo que um capacitor para armazenar a energia necessária para a tarefa pode demorar muito pra carregar. Por isso estou pensando primeiro em chavear 4 capacitores de 5V para obter no início do transiente 20V. Proponho-me a testar o que conseguirmos bolar aqui e postar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo sua primeira pergunta, se a especificação da solenóide é 6V por x amperes... com um capacitor em 5V será difícil. Observe as informações da válvula. E quando fizer a primeira descarga, todos os capacitores serão descarregados... Ainda mais com essa impedância!!!

 

Sua ilustração tem um problema que já citei anteriormente... Perdas internas... Estude um pouco sobre capacitor e saberá do que falo... A reta dedescarga não será bonita igual nas ilustrações!!!

 

Pode usar sim um conversor step up calibrado para mais ou menos 20V, vai utilizar menos componentes que capacitores e ficará menor em tamanho.

 

O importante é saber se o painel solar terá a capacidade de fornecer corrente para o circuito... E assim sendo poderá realizar a descarga na etapa que fará os pulsos chavear esta tensão de 20V.

 

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...