Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV LG 32LS3400 Não liga

Avalie este tópico:


dmobile

Posts em destaque

Um abraço a todos de Portugal!

 

Tenho uma TV LG 32LS3400 em bancada. A fonte de Alimentação é a EAY62770401. Não ligava e após a desmontagem, verifiquei que o fusivel (3.15A) estava queimado. Pensei: ui...que reparação fácil e dinheiro rápido em carteira. Após trocar o fusível, ao ligar rebentou de novo e ao colocar um terceiro, também rebentou. 

Verifiquei que o capacitor C102 (470 Pf a 1 KV) estava queimado, pelo que troquei o mesmo. Substitui 3 condensadores electrolíticos que apresentavam valores bem abaixo.

Medi os diodos que estão todos com valores normais. Verifiquei que o Mosfet com indicação de Q101 (MDF10N60), aparenta estar em curto. Segundo o datasheet, tem 600v 10A 0.7ohms. 

Fui a uma loja e venderam me como alternativa, um mosfet que após consulta, verifico ter voltagem e amperagem inferiores. Poderá estar aí o facto do fusível continuar a queimar?

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas amigos. Neste momento não estou no meu laboratório, pois estou na loja, mas logo que chegue envio a nomenclatura do transistor. O único esquema que arranjei tem apenas 1 página, vamos ver se me consigo desenrascar. A minha área é mais informática, e telemóveis a nível de reparações electrónicas, mas já reparei algumas tv's :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jonathanhensiee disse:

Sim. E diodos também. Quando o fusível abre, alguns componentes entram em curto. O mais seguro é sempre verificar o primário e assegurar que está tudo ok. Passe a nomenclatura deste novo transistor, por favor.

Boas. A nomenclatura do transistor original é PFF10N65 (700v 9.5A 0.76ohms se a memória não me falha). O novo que me venderam e que me indicaram ser bom para a substituição, tem a seguinte nomenclatura: RFP50N06 (60V 50A 0.022 ohms será?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, dmobile disse:

Boas. A nomenclatura do transistor original é PFF10N65 (700v 9.5A 0.76ohms se a memória não me falha). O novo que me venderam e que me indicaram ser bom para a substituição, tem a seguinte nomenclatura: RFP50N06 (60V 50A 0.022 ohms será?).

Cara, eu trocaria apenas para teste e ver se, ao menos, liga. Tem uma variação nos valores se tu comparares cada datasheet. Fiquei curioso sobre a indicação do vendedor. Será que ele vende este modelo exatamente pelo histórico de queima de fontes de TV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, jonathanhensiee disse:

Cara, eu trocaria apenas para teste e ver se, ao menos, liga. Tem uma variação nos valores se tu comparares cada datasheet. Fiquei curioso sobre a indicação do vendedor. Será que ele vende este modelo exatamente pelo histórico de queima de fontes de TV?

Pelo que vi nos datasheets, os valores são muito diferentes. Na minha opinião ele nem foi ver os valores e deu me algum que ele tem vendido a reparadores. Em termos de voltagem existe uma grande diferença e penso que isso poderá ter influência mas não tenho a certeza de ser só esse o motivo do fusível continuar a queimar. O esquema que tenho é muito básico e pouco ou nada se consegue ler. Eu já fiz a troca ontem e rebentou o fusível na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, dmobile disse:

Pelo que vi nos datasheets, os valores são muito diferentes. Na minha opinião ele nem foi ver os valores e deu me algum que ele tem vendido a reparadores. Em termos de voltagem existe uma grande diferença e penso que isso poderá ter influência mas não tenho a certeza de ser só esse o motivo do fusível continuar a queimar. O esquema que tenho é muito básico e pouco ou nada se consegue ler. Eu já fiz a troca ontem e rebentou o fusível na mesma.

Entendi. vamos prosseguir. Dê uma olhada no D103, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas...Após ver algumas sucatas que aqui tinha, consegui encontrar um transistor com a nomenclatura K8A500 (500V 10A 0.7ohms), com valores diferentes mas um pouco mais aproximados do que aquele que me foi vendido.

O que é certo é que o fusível já não queima. Mas tenho novo problema por resolver. Acende a luz do standbye, e pisca e quando carrego no botão para mudar de canal, vai abaixo. Porém, agora já vou conseguir medir as voltagens e talvez o transistor não tenha potência suficiente para a TV se aguentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

Esse fet 8n50 aguenta sim. O problema não é ele. Essa fonte na verdade são duas, uma stand-by que fica sempre ligada, e a principal que só é acionada quando se liga a tv.  No seu caso, só a fonte stand by está funcionando, por isso o led do stand by acende.

 

Quando o fet queima, quase sempre o integrado 1s311 que controla ele vai junto. Provavelmente o dessa sua fonte esteja queimado. Meça entre os pinos 7 e 8 dele. Se tiver curto, ele já era.

 

Segue anexo uma parte do esquema onde ficam os componentes que costumam queimar.

Screenshot_20180426-223544.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, zazulak disse:

Buenas,

 

Esse fet 8n50 aguenta sim. O problema não é ele. Essa fonte na verdade são duas, uma stand-by que fica sempre ligada, e a principal que só é acionada quando se liga a tv.  No seu caso, só a fonte stand by está funcionando, por isso o led do stand by acende.

 

Quando o fet queima, quase sempre o integrado 1s311 que controla ele vai junto. Provavelmente o dessa sua fonte esteja queimado. Meça entre os pinos 7 e 8 dele. Se tiver curto, ele já era.

 

Segue anexo uma parte do esquema onde ficam os componentes que costumam queimar.

Screenshot_20180426-223544.png

Boas Zazulak! Consigo obter valores entre os pinos 7 e 8 e o 4 e 5. Entre 2 e 7 e 3 e 6, obtenho OL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas! Fazendo um update da situação. Estou a aguardar que chegue o IC 1s311, pois já substituí o fet 8n50, mas queria ter a certeza e trocar também o integrado, pois a TV agora já acende o led de standbye, piscando 3 vezes. Reparei em algo que me indica que a TV possa ter sofrido já uma reparação. A R114 que supostamente deveria de ser de 0.24 ohms, está com uma resistência superior a 25 ohms. Pode ter influência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, dmobile disse:

Boas! Fazendo um update da situação. Estou a aguardar que chegue o IC 1s311, pois já substituí o fet 8n50, mas queria ter a certeza e trocar também o integrado, pois a TV agora já acende o led de standbye, piscando 3 vezes. Reparei em algo que me indica que a TV possa ter sofrido já uma reparação. A R114 que supostamente deveria de ser de 0.24 ohms, está com uma resistência superior a 25 ohms. Pode ter influência?

Piscando 3 vezes? Soa familiar. Leds queimados, talvez? Passei por isso 2x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...