Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Inversor WEG CFW08 40B2024P0A1Z, fonte não arma

Avalie este tópico:


Wilker Azevedo

Posts em destaque

Olá galera!

 

Estou esquentando a cabeça com este inversor weg, primeiramente com a grande quantidade de verniz que é derramada na placa, protege da oxidação e dos técnicos kkkk.

 

Situação:

Ligando na rede (L e N), o inversor não dá sinal de vida, apesar de parcialmente funcionar.

 

Testes realizados:

Nos capacitores principais (330uFx400v) foi medido tensão de 16v aproximadamente. Como tenho mais outro inversor na mesma situação, chequei ele também, mas deu 10v.

IGBT ok. Vou iniciando testes em capacitores e resistores próximos aos CIs IR2108.

Troquei o termistor (estourado).

As outras placas estão ok. Tenho um terceiro inversor "que estava" funcionando, mas devido a mal contato no conector da fonte que liga a placa do meio, acabou fritando dois resistores e um transistor. Este vai ficar para depois.

 

Não estou encontrando assunto a nível técnico na net sobre estes inversores.

 

Palpite da net:

Capacitor responsável pela função de armar de um CI, pois a fonte é por realimentação.

 

Dificuldade:

Não tenho osciloscópio e nem capacímetro (meu multímetro minipa tem Cx, mas não está ajudando).

Não conheço bem as etapas de circuito nesta placa e não sou bom de análise :-(

 

Já agradeço de antemão, pois sempre estou acompanhando aqui no forum e sei que tem gente fera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema de inversor weg também nunca vi..

 

A fonte dos weg geralmente é simples. Procure por um integrado de 14 pinos e um fet 2n60 ou similar na placa do meio. Alguns modelos usam o uc3843, mas a versão de 14 pinos (o mais comum é o de 8). Se der, ponha umas fotos das placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquema.

 

Quanto ao CI na placa do meio, tem apenas 2 comparadores (LM211) e 1 OpAmp (34072) e um outro cabuloso que eu ainda não conhecia (ICE 2A0565).

Esta placa do meio já testei em outro inversor, não consta defeito. Tenho um inversor de mesmo modelo instalado em um torno mecânico com motor tri de 350W, bem leve para o inversor.

Também foi testada a placa da memória, tudo ok. Só a fonte onde fica o igbt é que não dá vida, apesar de gerar algumas tensões.

placa_do_meio.jpg

placa_igbt_frente.jpg

placa_igbt_verso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Esse eu não tinha visto ainda. Acho que todos os weg que peguei por aqui eram modelos mais antigos.

 

Esse ice2a é o da fonte. Se a placa do meio está ok, então das duas uma: ou ela não está recebendo alimentação da placa de baixo. ou a de baixo está fechando um curto na saída da fonte. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...