Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Optiflex 780 Fonte H 280P queimou

Avalie este tópico:


marcelo.digital

Posts em destaque

São 6  fontes que  foram ligadas em 220volts com a chave em 110Volts. Por ser uma fonte de qualidade e de circuito complexo,  antes de iniciar a análise gostaria de conseguir o esquema elétrico ou caso alguém tenha conhecimento, um diagrama semelhante. A única medida que fiz foi nos capacitores dobradores que apresentaram tensão de 280Volts.

Editado: por marcelo.digital
Correção do Prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

 

esquema dessa fonte é literalmente impossível de conseguir, mas ela é relativamente simples, comparada com outros modelos de fonte Dell. Ela é muito similar à L280P.

 

Quando ela é ligada em 220, na maioria dos casos queima apenas o fusível e os dois varistores em paralelo com os capacitores do dobrador. As vezes queima o integrado da fonte stand-by - um TNY278/280 - e um resistor que fica em série com o transformador da fonte stand-by. Muito raramente danifica algo na fonte principal.

 

ps. Dê uma lida nos tópicos na area "como funciona o fórum", especialmente nos tópicos sobre como formular um pedido de ajuda, e como utilizar corretamente os prefixos. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema inteiro delas nunca vi. Se você procurar bem, tipo nos fóruns russos e poloneses, encontra alguns pedaços do esquema, levantados à mão. Talvez cavocando nas profundezas da deepweb encontre alguma coisa. Fora isso, só se você mesmo levantar o esquema. Mas na maioria dos casos o esquema não faz falta: tendo os datasheets dos componentes usados, já é meio caminho andado. Veja bem: o circuito primário dessa fonte após o retificador/dobrador se resume no seguinte: uma fonte stand-by com tny280, um controlador de fonte pribcipal com 3843, e um circuito de liga/desliga. O circuito de liga/desliga se resume a um optoacoplador, um transistor pnp e alguns resistores. 

O secundário é mais complexo, porque lá ficam os circuitos supervisores de tensão para cada saída, mas, via de regra, o defeito nunca é no secundário.

 

Ps. Poste umas fotos das placas, vistas por cima e por baixo, aí fica mais facil dar uma dica mais certeira..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CI controlador no secundário  parece bem raro...HP1003...não achei o data sheet fácil... A stand-by deve ser essa plaquinha na vertical? Na verdade ainda não tive tempo de sentar pra mexer nessas fontes....nessa plaquinha vertical arece que tem 3 CI's DIP de 8 terminais...na saída do capacitores dobradores ( na placa entrada AC ) está indo 280 V ( 220 v) para a placa principal...daí pra frente ainda não analisei nada...obrigado pelas dicas...abraços

Fonte Dell L280P.jpg

Fonte Dell L280P_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cara no secundário é um supervisor. Ele só serve para controlar o sinal de power good e desligar a fonte se alguma das saídas subir ou descer além da faixa aceitável. (Quase) nunca pifa..

 

Nessa placa em pé fica o chaveador da fonte stand by (TNY), o controlador da fonte principal (384x) e se não me engano um LM393. 

 

Nessa fonte da foto que você mandou, parece que o capacitor da saída da fonte stand-by está inchado. O defeito pode ter começado por aí. Como a fonte stand-by também alimenta a parte de controle da principal, quando esse capacitor seca a saída que alimenta o controle da principal vai subindo, até que queima alguma coisa. 

5ae71d9d81dc6_FonteDellL280P.jpg.bc6fb1c55e9d069181bdc699b52540b4.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
Em 27/04/2018 às 21:37, zazulak disse:

Buenas,

 

esquema dessa fonte é literalmente impossível de conseguir, mas ela é relativamente simples, comparada com outros modelos de fonte Dell. Ela é muito similar à L280P.

 

Quando ela é ligada em 220, na maioria dos casos queima apenas o fusível e os dois varistores em paralelo com os capacitores do dobrador. As vezes queima o integrado da fonte stand-by - um TNY278/280 - e um resistor que fica em série com o transformador da fonte stand-by. Muito raramente danifica algo na fonte principal.

 

ps. Dê uma lida nos tópicos na area "como funciona o fórum", especialmente nos tópicos sobre como formular um pedido de ajuda, e como utilizar corretamente os prefixos. 

Amigo Zazulak, você saberia me dizer as especificações desses 2 varistores dessa fonte por favor ??
Estou com uma fonte dessas, modelo: H280P-01, que torrou os varistores que ficam entre os capacitores da entrada primária, por isso não sei e não consigo identificar quais são os varistores correspondentes.
Não sei se existem mais componentes com defeitos, mas na minha cidade os técnicos também não sabem dizer quais são e então estou fazendo o trabalho de tentar identificar esses componentes, pois, os técnicos não querem arrumar a fonte por que não sabem as especificações desses 2 varistores.
Se puder me ajudar agradeço muito !!
Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...