Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer-_Aspire_V5-471-6620 placa husk_mb_11309-4m - duvida em teste de BGA

Avalie este tópico:


Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

amigos estou com uma duvida em um teste de BGA, e que o processador deste aparelho e um I3 fraquinho mas as vezes a presenta falha na tela ou não sai imagem ou congela, resolvi fazer um teste de BGA novo, coloquei encima do DIE um cubo de alumínio do tamanho do DIE para ajudar na dissipação deixando livre os condensadores que ficam ao redor do DIE do núcleo, liguei o micro e medi na escala do multímetro de 200 milivolts diferença de voltagem da saída da bobina que alimenta o núcleo ate o condensador que faz a ultima filtragem antes do DIE, sei que uma das bobinas fornece o VCORE e a outra fornece o VGCORE, pra minha surpresa uma delas apresentou diferença de voltagem de 1,7 milivolts e a outra 0,4 milivolts, as voltagens parecem baixas mas tem que ser levado em conta que as amperagens que circulam neste local são bem altas, algumas da ordem de mais de 10 amperes, acho que realmente uma delas esta falhando la conexão com o processador, o que vcs acham?

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Da forma que entendi a análise, voce teria uma queda de tensão no circuito, e com isto mostrar que existe uma resistencia, devido mau contato nas soldas bga.

- Acredito que a melhor forma, de verificar mau contato de solda bga, seria por me, devido o super aquecimento das bolas de solda, se expandem, e fazem o contato, mesmo que por curto período.

- O método me, para fins de teste, é bastante eficaz, com algumas exceções.

- Mas toda análise diferenciada é bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

Já testou memorias, se for processador soquetado substitua e verifique essas tensões novamente, se for soldado, faz o reflow de leve ( ME ), e veja os resultados .

bom dia, o processador e soldado sim, mas não tenho como fazer o reflow, não tenho forno também e não quero fazer com ar quente por que já vi em outras placas que fizeram e inutilizaram a placa, por essa razão tentei descobrir se as bolinhas estão fazendo contato por outro meio por que se for BGA eu devolvo o aparelho, acho que fazer BGA não vale a pena, equipamento caro demais, muita mão de obra, custo alto e alem de correr risco de fazer mais de uma vez na mesma placa por que não ficou bem, também tem o fator de que os aparelhos não valem nada e não se consegue cobrar o serviço pois o cliente prefere comprar novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...