Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 3542 / Cedar_intel - MB13269-1 FX3MC Rev.A00 / Não liga

Avalie este tópico:


Luiz Felipe Eap

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!

Primeiramente, sou novo no fórum e este é o meu primeiro tópico solicitando ajuda aqui, portanto, se fiz algo errado, peço perdão.

Sou iniciante na área de notebooks, já tenho uma boa prática com montagem e desmontagem, troca de componentes, troca de conectores, porém na manutenção avançada de placa ainda sou novato. Recentemente fiz um curso de manutenção mas achei fraco. Mal mal foi passado sobre esquema elétrico e solda bga e só... Ainda não sei testar todos os tipos de componentes existentes nelas, e acredito que estamos aqui para aprendermos uns com os outros.

 

Estou com esse notebook, uma amiga me pediu para consertar. Segundo ela, o notebook estava no banco do carro e em uma freada ele caiu e se soltaram umas pecinhas de metal por dentro. Pesquisando na internet, vi um monte de reclamações a respeito desse modelo com esse problema das tal travas metálicas.. Infelizmente ela tentou ligar ele com essas peças de metal soltas e o note não funcionou mais.

 

Como disse acima, mal vi esquema elétrico no curso, algumas coisas como o processo de startup que vem no esquema eu ainda estou tentando aprender como funciona. Se existe alguma sequência padrão para todos os notebooks, gostaria de aprender sobre.

 

Dos testes que fiz até agora, verifiquei a presença de tensão 3v na bios e no pino 93 do SIO. O bt de power está ok. Já o testei com multímetro e ele abre e fecha o contato normalmente. Parei por aí.

 

Agradeço qualquer ajuda.

 

Em tempo, o esquema correto dessa placa não encontrei. Achei este com a MB 13269-1 porém Rev X02. Aparentemente serviu.

 

link do esquema que estou usando:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, wjinformatica disse:

Tem que ver no sio se ele tem o sinal acin que identifica que o carregador está conectado na máquina.

Tens 3v, achasse os 5v? 

Procure nas bobinas se tem 3 e 5v

O botão do Power tem 3v? Zera quando pressionado?

No sio tem 3v e zera também?

1 - Onde fica no SIO esse sinal...digo..qual pino? Precisa de um osciloscopio para medi-lo ou no multimetro em vcc eu consigo ver?

2 e 3- tenho na verdade 2.85v que esta presente no conector do power e no p93 do SIO. A unica bobina com tensão (2.85v) é a PL4401 que fica próxima do Ci do charger PU4404. 5V nao achei nessas bobinas

4e5 - No pin 93 do sio tenho as 2.85v. E quando eu fecho o contato do start (bt power) com um fio, ele zera e volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola meu caro! Esse aparelho tem o grande histórico de curto no processador.

Bom se você tiver fonte assimétrica verifica se tem curto ate alcançar os 19v, se sim verifica e o PU4503 esquenta, se não tiver fonte assimétrica tenta com a do aparelho mesmo. outro teste que você pode realizar e verifica se as boninas estão em curto em relação ao terra, verifique a PL4502 e PL4501, se estiverem em curto muito provável que torrou o processador. depois posta o resultado.

pu4503.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, alinformatica disse:

Ola meu caro! Esse aparelho tem o grande histórico de curto no processador.

Bom se você tiver fonte assimétrica verifica se tem curto ate alcançar os 19v, se sim verifica e o PU4503 esquenta, se não tiver fonte assimétrica tenta com a do aparelho mesmo. outro teste que você pode realizar e verifica se as boninas estão em curto em relação ao terra, verifique a PL4502 e PL4501, se estiverem em curto muito provável que torrou o processador. depois posta o resultado.

pu4503.PNG

 

Boa noite amigo!

Fiz os testes que pediu.

A PL 4501 ela não fecha curto. Dá um valor muito alto no meu multimetro na escala de continuidade (uso um HK 2030 - modelo antigo que mede capacitancia ate 200u). Não sei qual a escala que o multimetro me dá esse valor. O valor foi 1.100 +-

 

A PL 4502, essa sim está em curto com o terra.

 

O PU4503 ele está aquecendo. Coloquei o termopar aqui sobre ele e foi la nos 40c.

 

Enquanto estava procurando esse PU4503, achei alguns capacitores cerâmicos com defeito. Tinha um torrado que me passou despercebido. E ele está exatamente abaixo do cpu.

 

são eles:

PC4726

PC4732
PC4740

PC4736

Achei um outro do lado do PU4601. é o PC4706

 

Fiz testes, e a linha desses capacitores está em curto devido a essses com problema.

 

Consegue me confirmar por favor se esses capacitores estragados (em curto) interferem no teste da bobina PL4502?

 

Ainda não os removi. Terei de fazer no ferro de solda já que estou sem Ar quente no momento....
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Luiz Felipe Eap disse:

 

Boa noite amigo!

Fiz os testes que pediu.

A PL 4501 ela não fecha curto. Dá um valor muito alto no meu multimetro na escala de continuidade (uso um HK 2030 - modelo antigo que mede capacitancia ate 200u). Não sei qual a escala que o multimetro me dá esse valor. O valor foi 1.100 +-

 

A PL 4502, essa sim está em curto com o terra.

 

O PU4503 ele está aquecendo. Coloquei o termopar aqui sobre ele e foi la nos 40c.

 

Enquanto estava procurando esse PU4503, achei alguns capacitores cerâmicos com defeito. Tinha um torrado que me passou despercebido. E ele está exatamente abaixo do cpu.

 

são eles:

PC4726

PC4732
PC4740

PC4736

Achei um outro do lado do PU4601. é o PC4706

 

Fiz testes, e a linha desses capacitores está em curto devido a essses com problema.

 

Consegue me confirmar por favor se esses capacitores estragados (em curto) interferem no teste da bobina PL4502?

 

Ainda não os removi. Terei de fazer no ferro de solda já que estou sem Ar quente no momento....
 

 

Sim interferem, se ta torrado o capacitor tente trocar e ver só o curto na PL4502 some, pode ser que não tenha danificado o processador e ao remover o curto o PL4502 volta a passar os 5v. OBS: teste usando a escala de diodo o famoso bip.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, alinformatica disse:

 

Sim interferem, se ta torrado o capacitor tente trocar e ver só o curto na PL4502 some, pode ser que não tenha danificado o processador e ao remover o curto o PL4502 volta a passar os 5v. OBS: teste usando a escala de diodo o famoso bip.

 

Eu aprendi a testar dessa forma. Sempre uso continuidade. Existe algum outro método?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2018 às 12:23, alinformatica disse:

 

Sim interferem, se ta torrado o capacitor tente trocar e ver só o curto na PL4502 some, pode ser que não tenha danificado o processador e ao remover o curto o PL4502 volta a passar os 5v. OBS: teste usando a escala de diodo o famoso bip.


Devido a urgência, sabe me dizer alguma técnica para remover smd com ferro de solda? No momento estou sem estação de ar quente. Comprando uma AFR850b.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/05/2018 às 12:23, alinformatica disse:

 

Sim interferem, se ta torrado o capacitor tente trocar e ver só o curto na PL4502 some, pode ser que não tenha danificado o processador e ao remover o curto o PL4502 volta a passar os 5v. OBS: teste usando a escala de diodo o famoso bip.

 

Atualizando o tópico..

Minha afr 850b chegou anteontem.. continuei com os trabalhos aqui...

Removi os capacitores que estavam estragados, logo abaixo da cpu, na linha do VCC CORE

são eles:

PC4726

PC4732
PC4740

PC4736
E removi ainda 2 que estava com suspeita, pois estavam um pouco escuros em relação aos ao lado, também na mesma linha da cpu, PC4724 e PC4744. Os testei na bancada e não apresentam curto.
 

Resultado

O curto na bobina com terra continua e na linha dos capacitores abaixo da cpu (VCC CORE) também!

Analisei o esquema e reparei estes detalhes....

A linha 5v_S0 está em curto.  Todos os componentes presentes na linha que tem esse nome, exatamente igual, apresenta curto com terra.

Por exemplo, o Pino 12 do CI PU4601 - VCC - que por sinal, alimentado pela 5v_S0, fecha curto com o terra

 

O capacitor PC4706, estava com um chamuscado. Fiz um teste na linha e apresentou curto. Eu o removi, mas o capacitor está ok. Não era ele a causa. Depois fui analisar o esquema, eu percebi que ele está em série (não entendo muito de eletronica, mas em série acho que o capacitor fica como filtro) com a PL4701 que está conectada a quem? VCC_CORE, a linha dos capacitores em curto.

 

O capacitor PC4706 fica na conexão entre o PU4601, alimentado pela 5v_S0, e o PU4701.

 

A linha de capacitores entre o PU4701 (PC4701,02,03 e 04) e a PWR_DCBATTOUT_VCCCORE está ok!

 

Uma dúvida...


Existem outras linhas, tipo, 1D5v_S0 que não sei se é a mesma coisa dessa. Não entendo as várias nomenclaturas das linhas nos esquemas elétricos...não cheguei a aprender isso...Se puder me explicar, agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Donini II disse:

@Luiz Felipe Eap retire um dos capacitores que apresenta curto, e injete tensão nessa linha para verificar se algum componente esquenta, cuidado para não injetar tensão maior que a necessária para o circuito.

Donini eu não tenho fonte de bancada. Esse é um procedimento que nunca fiz. Há vi coisas bizarras acontecerem se injetar tensão e corrente erradas.  tem outra forma não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Felipe Eap disse:

Donini eu não tenho fonte de bancada. Esse é um procedimento que nunca fiz. Há vi coisas bizarras acontecerem se injetar tensão e corrente erradas.  tem outra forma não?

Tem um esquema com fonte de pc aqui no forum, é só pesquisar por fumegation, sobre a tensão que deve injetar tem que ver no esquema qual é a tensão do circuito que esta em curto, mas como vc falou que é vcc core a tensão e bem baixa em torno de 1v, esse é o modo mais facil de descobrir quem esta causando o curto, outro modo é ir removendo os componentes que aparentam curto e medir fora da placa, e tambem pode ir isolando o circuito removendo bobinas e medindo de que lado esta o curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Donini II disse:

Tem um esquema com fonte de pc aqui no forum, é só pesquisar por fumegation, sobre a tensão que deve injetar tem que ver no esquema qual é a tensão do circuito que esta em curto, mas como vc falou que é vcc core a tensão e bem baixa em torno de 1v, esse é o modo mais facil de descobrir quem esta causando o curto, outro modo é ir removendo os componentes que aparentam curto e medir fora da placa, e tambem pode ir isolando o circuito removendo bobinas e medindo de que lado esta o curto.

Um detalhe que esqueci de mencionar. O U3601 está com curto nós pinos 6 e 7. Linha 3D3v_S5.

 

Os pinos 13 e 14 também estão com curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 horas atrás, Luiz Felipe Eap disse:

Atualizando aqui. Segui sua dica da fonte. Porém usei a do próprio aparelho sem modificações. Tenho um Termolar no meu multimetro e achei um único componente com temperatura acima da placa. O pu4503. Tava 35c. 10c acima da placa.

remove ele pra ver se o curto acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola caro amigos axo valido o emprenho de todos mas esse curto e um defeito no processador como ja citei acima so resolver trocando o mesmo. isso e característico desses dell ja perdi dias tentando analisar e verificar todos os postos e só resolvi trocando o processador mais boa sorte a todos eletrônica e um quebra cabeça mas fica a dica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alinformatica disse:

Ola caro amigos axo valido o emprenho de todos mas esse curto e um defeito no processador como ja citei acima so resolver trocando o mesmo. isso e característico desses dell ja perdi dias tentando analisar e verificar todos os postos e só resolvi trocando o processador mais boa sorte a todos eletrônica e um quebra cabeça mas fica a dica. 

Complicado.... foda é que não gosto de dar diagnóstico sem ter certeza.... vi vários componentes em curto. removi eles...mas podem haver outros... mas obrigado pela informação...já estou quase condenando a placa mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos la soltou a peça de metal correto. ou a bobina do vcore, e a bobina de 3 volts esta em curto correto se sim? o processador ja era se tiver fonte variavel e injetar um volts na linha de 3 vai dar mais de 1 amper. olha de 30 maquinas que peguei nessa condicao das peças de metal ter soltado na placa e a bobina estava em curta as 30 o processador tinha queimado. tem reparo é so trocar o processador. mas custa o olho da cara. fonte assimetrica vai tirar sua duvida. mas minha opniao processador estar queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2018 às 22:37, brmotta disse:

vamos la soltou a peça de metal correto. ou a bobina do vcore, e a bobina de 3 volts esta em curto correto se sim? o processador ja era se tiver fonte variavel e injetar um volts na linha de 3 vai dar mais de 1 amper. olha de 30 maquinas que peguei nessa condicao das peças de metal ter soltado na placa e a bobina estava em curta as 30 o processador tinha queimado. tem reparo é so trocar o processador. mas custa o olho da cara. fonte assimetrica vai tirar sua duvida. mas minha opniao processador estar queimado. 

Olá amigo!

Sim, soltaram aquelas pecinhas dentro. A bobina PL4502 ela está em curto com o terra (aterrei a ponta preta e na escala de diodo, medi os 2 terminais da bobina. Em ambos, apitou!) . Não cheguei a medir ela sem o PU4503 e ver se o curto some. Esta bobina está ligada a ele (Pags 44 / 45 esquema).

Agora me diga... qual é a bobina do vcore?

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Luiz Felipe Eap disse:

aterrei a ponta preta e na escala de diodo, medi os 2 terminais da bobina. Em ambos, apitou!

@Luiz Felipe Eap amigo boa noite bobinas de vcore, processador não se pode usar em escala de diodo BIPE ! pois as mesmas tem resistência muito baixa e sempre vão apitar parecendo curto, use desta forma que vou postar aqui ok.

Curto_Ohms.png.28996fa7dc50dff6211d8f02326e4318.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...