Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida fonte atx oscilando todas as voltagens na saída

Avalie este tópico:


erasmotop

Posts em destaque

Olá pessoal, estou começando a fazer alguns reparos em fontes atx, e hoje me deparei com seguinte problema, ligo  a fonte e em todas as saídas: 3,3v 5v 12v, ficando oscilando algo em torno de 1v para baixo e depois sobe novamente, troquei uns capacitores e nada, troquei o fotoacoplador, o tl-431 e mesmo assim continua oscilando. 

02.jpg

03.jpg

Editado: por erasmotop
mais informações
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas fontes costumam ter resistores na saída para garantir um consumo mínimo para não acontecer essa variação. Verifique se não estão abertos.
São o perto dos fios vermelhos e o entre os dois toroides. Verifique também os valores da capacitância dos capacitores da alta tensão (os dois grandões azuis) e os do sistema de controle entre os dois dissipadores.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @mariomendes77 disse, pode ser que um dos resistores de carga esteja aberto. As vezes eles nem abrem, só estão com  solda fria. Tem casos em que a fonte fica oscilando assim em vazio, mas com carga (instalada numa cpu) funciona normalmente.

 

Outra causa comum de instabilidade é flutuação na tensão que alimenta o integrado de controle. Geralmente a causa são os capacitores da fonte stand-by. Pela foto, são 3: os dois à esquerda do transformador da fonte stand-by (o de cima, marcado EEL-19) e o do lado do fio roxo (+5vsb)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal Segue mais informações: 12v = 11,21 a 12,10 v (Variando) 5v = 4,15 a 5v (Variando), 3,3 v= 2,53 a 3,26 (Variando), -12v= -10,79 a -11,30 ( Variando).

Testei os Resistores todos ok, testei os Capacitores Todos ok, desliguei a ventoinha também ok. a única tensão que não está oscilando é o stand-by 5v cravado.

 

 

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Hélio disse:

Além da capacitância, seria interessante verificar a ESR deles também.

Se não for possível fazer esta verificação, eu começaria trocando os capacitores de entrada (os dois azuis na foto acima).

Amigo fiz a troca dos capacitores como você falou e mesmo assim continua oscilando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, João Henrique disse:

Boa noite.

Esse defeito geralmente é a bobina toroidal de 5 e 12v, a maior delas.

Ressolde e se puder troque elas.

Boa sorte.

Também pode ser o diodo de potência da saída ou os capacitares eletroliticos da saída. Teste fora do circuito o diodo e com um osciloscópio as tensões nesses capacitores. Se o riple for alto troque pois eles podem causar esse efeito.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, mariomendes77 disse:

Também pode ser o diodo de potência da saída ou os capacitares eletroliticos da saída. Teste fora do circuito o diodo e com um osciloscópio as tensões nesses capacitores. Se o riple for alto troque pois eles podem causar esse efeito.

Amigo qual seria esse diodo? Estou começando ainda, aí não estranhe essas perguntas rsrs.

23 horas atrás, mariomendes77 disse:

Também pode ser o diodo de potência da saída ou os capacitares eletroliticos da saída. Teste fora do circuito o diodo e com um osciloscópio as tensões nesses capacitores. Se o riple for alto troque pois eles podem causar esse efeito.

Não tenho outra bobina para trocar, fiz a resolda e mesmo assim continua.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, erasmotop disse:

Amigo qual seria esse diodo? Estou começando ainda, aí não estranhe essas perguntas rsrs.

Não tenho outra bobina para trocar, fiz a resolda e mesmo assim continua.

 

São os três que parecem transistores de potência que estão no dissipador mais perto dos fios de saída. Assinalei no esquema abaixo para você ter uma ideia de como são ligados. Verifique também se estão bem isolados do dissipador.

parte de esquema-fonte-atx.jpg

Editado: por mariomendes77
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2018 às 12:04, erasmotop disse:

Amigos troquei os Diodos (aqueles do dissipador) e ela ainda continua, só que notei que depois que fiz umas resoldas em uns componentes a oscilação ficou mais lenta, vou fazer toda a resolda dos componentes restantes e ver se chego no final desse problema.

 

Faça sim, essas fontes são mestres em dar defeito de solda fria. Já peguei muuuuuitas hahaha

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, ressuscitando o post, a fonte ainda continua com o mesmo problema, estou com 3 fontes assim, peguei esses dias outra novíssima com esse mesmo problema, verifiquei que além de estar variando a tensão, está passando tensão AC nas saídas de 12v, 5v, 3,3v ,na de 12v passa 25v AC, 5V passa 10v AC.

 

 outra coisa testei-a com circuito em funcionamento  e vi que o problema é no primário, por que logo na saídas dos trafos(todos) está passando tensão AC, ao mesmo tempo que passa DC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, erasmotop disse:

Pessoal, ressuscitando o post, a fonte ainda continua com o mesmo problema, estou com 3 fontes assim, peguei esses dias outra novíssima com esse mesmo problema, verifiquei que além de estar variando a tensão, está passando tensão AC nas saídas de 12v, 5v, 3,3v ,na de 12v passa 25v AC, 5V passa 10v AC.

 

 outra coisa testei-a com circuito em funcionamento  e vi que o problema é no primário, por que logo na saídas dos trafos(todos) está passando tensão AC, ao mesmo tempo que passa DC.

Aterra a carcaça da fonte e inverte a tomada ac e mede de novo. existe uma capacitância entre o primário e o secundário dos transformadores  que deixam passar o ac. A corrente ac que passa é muito pequena, aterrando a carcaça da fonte deve sumir essa tensão.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 13/07/2018 às 09:11, mariomendes77 disse:

Aterra a carcaça da fonte e inverte a tomada ac e mede de novo. existe uma capacitância entre o primário e o secundário dos transformadores  que deixam passar o ac. A corrente ac que passa é muito pequena, aterrando a carcaça da fonte deve sumir essa tensão.

Amigo, acho que o problema que eu tenho em uma fonte pode ser parecido come esse que você citou, a tensão de stand by fica oscilando (6, 7v) quando a placa da fonte está fora do gabinete dela(carcaça) mas quando coloco ela na carcaça a tensão fica normal, alguma idéia do que pode ser? 

PS: o que você quis dizer com inverter a tomada ac? seria trocar os fios da tensão ac de posição na placa?

Editado: por BillyMadz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/03/2020 às 22:16, BillyMadz disse:

Amigo, acho que o problema que eu tenho em uma fonte pode ser parecido come esse que você citou, a tensão de stand by fica oscilando (6, 7v) quando a placa da fonte está fora do gabinete dela(carcaça) mas quando coloco ela na carcaça a tensão fica normal, alguma idéia do que pode ser? 

PS: o que você quis dizer com inverter a tomada ac? seria trocar os fios da tensão ac de posição na placa?

essa variação na tensão deve ser devido ao método de medição. Verifique todos os caminhos possíveis da corrente de medição e as referências usadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...