Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Carregador de bateria com trafo de 12v - Limite de corrente

Avalie este tópico:


isaelf

Posts em destaque

Olá, estou projetando um carregador de baterias 12v5ah. Tenho uma dúvida quanto a limitação de corrente, vou usar um transformador de 12v 500mah, retificado com ponte de diodo, e usando um regulador de tensão lm7815, após a saída desse regulador colocarei um diodo para dar uma queda de tensão de 15V para 14,3V.
A dúvida é: Preciso limitar a corrente? considerando que o transformador só consegue fornecer 500mah, oque está dentro do limite de carregamento da bateria. Não limitar a corrente causaria algum dano ao transformador? 

carregador bat.png

Editado: por isaelf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o único transformador que tens? Eu utilizaria um sem o center tap, e usaria uma ponte com 4 diodos. A eficiência é bem melhor. E sim, há a necessidade de se limitar a corrente, porque esse valor de corrente especificado por ele é o valor aceitável para que ele opere sem saturar. Se você não limitar, ele irá saturar e irá aquecer bastante, podendo inclusive danificar o verniz dos enrolamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, isaelf disse:

@IoniCCC No caso o consumo do transformador não seria os mesmos 500mah (visto que a corrente seria dissipado no resistor)?

Seria, mas com essa corrente ai, ele não satura. Ele foi projetado pra operar nos 500 ma. Não use a conotação Mah, pois ela é referente a capacidade de corrente de baterias. Não existe essa conotação para transformadores.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, isaelf disse:

@IoniCCC Obrigado pelas dicas, vou alterar o projeto para 1 transformador simples.

Assim, o seu projeto é bem simples e tal. Mas irá funcionar. 

 

O único porém que eu ressalto é que, você deveria cogitar a pensar em fazer isso microcontrolado, já que, se você observar as curvas de carga de uma bateria, verá que após atingir certo limiar de tensão, é necessário colocá-la em modo flutuação, que normalmente é aplicando 13,8v aos seus terminais. Isso tudo é descrito no datasheet da bateria. E , normalmente, os carregadores comerciais levam isto em consideração. Aplicar sempre 14,3v nos terminais da mesma, irá desgastá-la mais rápido do que se você estivesse respeitando a curva de carga da mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IoniCCC Até que não seria o problema, sei trabalhar com um microcontrolador de vez em quando faço uns projetos com Arduíno e tal, sei que a parte de medir a tensão pode ser feita com um divisor de tensão. Só não sei como regular essa tensão  de carregamento de acordo com essa curva ai. Essa bateria que estou me referindo seria automotiva de 12v 5ah (usada em motos, bateria de chumbo ácida regulada por válvulas). Só usaria esse carregador de vez em quando para dar uma carga lenta na bateria, minha moto tem partida elétrica e no tempo do frio sempre acaba descarregando pelo esforço a mais que a bateria tem que fazer, ai sempre tenho que dar uma carga nela usando um nobreak.

Editado: por isaelf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, isaelf disse:

@IoniCCC Até que não seria o problema, sei trabalhar com um microcontrolador de vez em quando faço uns projetos com Arduíno e tal, sei que a parte de medir a tensão pode ser feita com um divisor de tensão. Só não sei como regular essa tensão  de carregamento de acordo com essa curva ai. Essa bateria que estou me referindo seria automotiva de 12v 5ah (usada em motos, bateria de chumbo ácida regulada por válvulas). Só usaria esse carregador de vez em quando para dar uma carga lenta na bateria, minha moto tem partida elétrica e no tempo do frio sempre acaba descarregando pelo esforço a mais que a bateria tem que fazer, ai sempre tenho que dar uma carga nela usando um nobreak.

Pra te ser sincero, eu adotaria cis específicos pra esta função. Você vai gastar pouca coisa com os componentes, e será bem mais preciso. Mas, pra fins de informação, você poderia usar exatamente o que um ci pwm de notebooks faz para gerar uma tensão específica : Podes usar a tecnica de pwm , utilizando um mosfet de alta e um de baixa, e ajustando a tensão de saída de acordo com o duty cycle do ci pwm.

 

Você poderia utilizar o ci BQ2031, por exemplo.

Editado: por IoniCCC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nesse  ci que te falei, o BQ2031. Ele é ridiculamente completo. Inclusive, tens proteção contra sobre temperatura, fast charging, dá pra configurar leds para monitoramento, tensão variável na saída, corrente com valor de carga fixo. Este CI encontra-se disponível no mercadolivre por R$10,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...