Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV Plasma Samsung PL43F4000AG curto circuitando IGBT Ysus

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Colegas estou analisando esta tv.
Primeiramente tive que descobrir o porque dela acender led stanby e ao pressionar power led stby apagava ou piscava juntamente com led verde de pci main. 

Desconectei o cabo que vai para Y-sus e fonte armou normal, as tensões VS e VA aparecem mas vão caindo a 0v pois ha algum curto na Ysus.
Mesmo com o conector desconectado VS e VA sobe até 58 e 208v mas cai a 0v é normal assim.


Para armar essa fonte externamente deve-se: gnd no PS-on, 5v no VS-on.
Por sorte entrou uma tv igual. Antes de testar a fonte em outra tv fiz uma ampla revisão e ressoldagem, havia algumas oxidações e mau contato. A fonte funcionou normalmente.


A causa dela piscar led e não ligar é o Q5000 IGBT RJP63K2 e C5075 10n poliester azul em curto.

 

Consegui dois GT30J127 numa Pl51F4900 com painel trincado. Essa placa tambem usa dois igbt e pra garantir troquei os dois após isso fiz uma ampla analise na ysus.

Ao ligar a tv na mesma hora o mesmo igbt Q5000 entrou em curto, fui logo testar o CI driver IRS4427 mas medindo ele nenhum curto tenho nas suas saídas ou entradas.

Então gostaria de opiniões: troco de novo transistores, troco driver, pode ser curto em algum daqueles cis quadrados Panasonic? Entenderam sempre o mesmo Q5000 entrando em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, edward linux disse:

essa carga que entra no coleto do transistor que esta entrando em curto pode esta anormal , ou depois do transistor ,como diz que tem outra igual fica fácil, faça as comparativas .

 

A outra tv já foi entregue e não gosto muito de ficar fazendo tetes com tvs boas.

A carga que pode estar fazendo ele entrar em curto pode ser o display ruim? Não tenho esquema dessa placa mas se tu conhece tem 2 transistores iguais sendo disparados pelo IRS, eles não estão em paralelo, acho que por isso queima sempre o mesmo. 

Qual o motivo disso? eu pelo data acho que substituí sim o 30J127.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Niemeyerd disse:

 

A outra tv já foi entregue e não gosto muito de ficar fazendo tetes com tvs boas.

A carga que pode estar fazendo ele entrar em curto pode ser o display ruim? Não tenho esquema dessa placa mas se tu conhece tem 2 transistores iguais sendo disparados pelo IRS, eles não estão em paralelo, acho que por isso queima sempre o mesmo. 

Qual o motivo disso? eu pelo data acho que substituí sim o 30J127.

essa placa e muito problematica, o que pode esta fazendo o transistor queimar e um desses cis de buff.se vc ja trocou o transistor e o capacitor verificou os diodos e continua queimando pode ser um dessses cis.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo. Verifique os componentes a seguir:

Q5014 = FGD4536

D5057 = SF10A400 (SF5A600)

C5064, C5078 = 331J 1KV

C5075 = 102K 1KV

Q5001 = RJP63K2

Siga esse procedimento á risca, e será bem-sucedido.

Costumo fazer reparo nessas tvs, há algum tempo, e estou compartilhando contigo esse humilde conhecimento. Voce desenvolve a técnica de reparo e tira de letra. Espero ter ajudado, boa sorte!

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

sim.ele e antigo nos foruns.desde o antigo do moises.

ele fez um testador e o vendia mas agora não faz ele mais.

ele a pouco tempo fez e comercializou uma maquina de reballing que funciona muito bem.nosso amigo MAICK comprou com ele e dominou o mundo do reballing com muita facilidade.eu por exemplo tenho dificuldade em remontar as esferas em um SENK13 por exemplo.

o silvano se apresenta como SILVANOSERVITEC.

mora no espirito santo.ele participa aqui tambem

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, ELETRONICA PINOKIO disse:

sim.ele e antigo nos foruns.desde o antigo do moises.

ele fez um testador e o vendia mas agora não faz ele mais.

ele a pouco tempo fez e comercializou uma maquina de reballing que funciona muito bem.nosso amigo MAICK comprou com ele e dominou o mundo do reballing com muita facilidade.eu por exemplo tenho dificuldade em remontar as esferas em um SENK13 por exemplo.

o silvano se apresenta como SILVANOSERVITEC.

mora no espirito santo.ele participa aqui tambem

Beleza amigão, vamos procurar este projeto então, com certeza é de grande serventia.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja entrei em contato com ele.como ele não faz mais,perguntei se passava o esquema mas não tive resposta.

estou estudando para ver.

consiste em um voltimetro de zero a 2000 volts e uma tensao tambem de 2000 com baixa corrente.

se um igbt no datasheet diz 1000 volts,ele sendo testado tem de dar muito proximo a mesma tensao.

vou deixar o link do youtube

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal.

Tenho um amigo que mora no interior da minha cidade, ele é um gênio inventor não gosta muito da manutenção, sabe muito sobre PICs programação em geral.

Ele ja me ajudou algumas vezes mas o cara é muito estranho, parece bipolar ou alcoólatra.

Ele dá uma aula pra qualquer um de nós aqui em eletrônica, informática.

É uma pena que mora no interior, a internet ou sinal de telefone nem sempre funciona, que nem sempre responde  uma mensagem ou ligação, é um rapaz da minha idade +- 35anos.

 

Nesta tv Plasma por exemplo ainda não consegui trocar alguma idéia com ele.

 

Ele já executou cada projeto de me cair o queixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 3 meses depois...
Em 03/05/2018 às 18:03, Alpha1 disse:

Boa tarde amigo. Verifique os componentes a seguir:

Q5014 = FGD4536

D5057 = SF10A400 (SF5A600)

C5064, C5078 = 331J 1KV

C5075 = 102K 1KV

Q5001 = RJP63K2

Siga esse procedimento á risca, e será bem-sucedido.

Costumo fazer reparo nessas tvs, há algum tempo, e estou compartilhando contigo esse humilde conhecimento. Voce desenvolve a técnica de reparo e tira de letra. Espero ter ajudado, boa sorte!

Sei que postagem é antiga, mas esses componentes que vc citou , foram comprados ou retirados de uma placa usada (sucata) ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...