Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Cuba ultrassonica yaxun 3560 não "vibra"

Avalie este tópico:


braucksdiego

Posts em destaque

Bom amigos. comprei minha cuba e quando fui ligar a primeira vez adivinha? não funcionou. e eu abri ela e perdi a garantia. Minha dúvida é a seguinte, esse tráfo grande na saída dela é o trafo que confere os 42khz na saída? qual ci gera essa frequencia? e posso ligar meu osciloscópio na saída deste trafo? pelo multimetro está com 312vdc na saída. 

Editado: por braucksdiego
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual trafo grande? Parece que você esqueceu de pôr a foto da placa.

 

Quase sempre a frequência não é gerada por um integrado, mas sim um circuito auto oscilante com dois transistores, parecido com o de um reator eletrônico. Quem determina a frequência é a relação entre a indutância do transformador (que dependendo da cuba é só um indutor), um capacitor ligado nele, e a capacitância da própria pastilha ultrassonica. No seu caso, parece que um dos transistores está em curto, pois não devia ter DC na saída.

 

Melhor não pôr o osciloscópio na saída, pelo menos não com a pastilha desconectada.. o sinal ali pode atingir uma amplitude bem alta, que nem todo osciloscópio suporta.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

19 minutos atrás, CJ disse:

@braucksdiego a minha deu esse defeito e resolvi trocando um dos resistores grandes, do lado dos transistores de potência, que estava aberta. Na minha se eu não me engano, era de 390k, mas na placa estava escrito 470k. Coloquei do mesmo valor que estava e funcionou.

Amigo até eu ver esta mensagem eu retirei os dois aqui e um tava aberto o bem do final da placa né? o ultimo no caso. kkkkk mas mesmo assim obrigado pelos valores. te devo uma pelo valor tava complicado de encontrar. so que o estranho é que o codigo de cores dos meus é amarelo, violeta e laranja (47K) :/ sabe me dizer a potencia destes resistores? 4W?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, CJ disse:

@braucksdiego melhor colocar o valor original que esta ai. Esse resistor é metalfilm 5W.

Mais uma vez obrigado. vou deixar o tópico aberto até eu trocar o resistor que na minha "cidadezinha" não tem então só da net. caso eu precise eu volto neste topico

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Olá, qual tensão vai para a saida para o piezoeletrico ? que fica ligado na cuba ?   

Em 23/05/2018 às 21:45, braucksdiego disse:

@CJ Ta resolvido o problema hehehe, além daquele de 47k ainda tinha outros 2 de precisão de 1ohm, trocados e está okay obrigado pela força

qual tensão na saida que  vai para cuba ? é corrente continua ou alternada ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braucksdiego disse:

@paulovestevam opa boa tarde jovem tudo certo? assim que sobrar um tempinho aqui hoje a tarde eu desmonto ela e meço as tensões para você.. a poucos dias ela parou de novo... mesmos resistores com defeito

agradeço demais!  não tenho condiçoes agora de comprar outra. deve ser uns 250 reais uma cuba dessa nova, acho que a minha deu problema no piezoeletrico!  testei todos os componentes da placa, tirei tudo e testei! tudo ok!   acho que depois que eu conseguir reparar esse placa

vou mapear tudo e postar no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...