Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Asus X5JiJ - K50iJ rev 2.3 - Pisca rápido o led do power ao pressionar o botão, desliga e não faz mais nada.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Deu entrada o dito cujo, led de carregamento da bateria aceso, ao pressionar o botão de power o led verde logo do lado dele piscava rápido e desligava, nada mais acontecia.

Fiquei com a impressão de que seria curto ou BIOS danificada, como havia pesquisado no fórum por k50"1"J ao invés de k50"i"J não encontrei bios pra download, acabei baixando e gravando uma que o google sugeriu, e que se mostrou 100% funcional apesar de não ter sido ela o problema, tendo constatado que tinha procurado pelo nome errado (uhaehuaeuhaeuhaehu) procurei no fórum e encontrei BIOS aqui também, então nem vou upar esta, a não ser que alguém tente a do fórum e não de resultado, Se for necessário peça que eu faço upload pro acervo.

Antes de partir pra segunda maior probabilidade resolvi fazer ME no ponte norte e ponte sul, só pra desencargo de consciência, MEs feitos defeito persistiu.

Ficamos com curto então, e já que encontrei os 3.3V e 5V always teria que ser em alguma das outras bobinas, analisando encontrei as bobinas vcccore e gfxcore com resistências baixas mas dentro do normal entre 9r e 12r.

As bobinas de 1.05V e 1.5V também com resistências normais, estas com valores mais altos, uma com 320r e a outra com mais 1,7k.

 

Pois agora que diabos está havendo aqui pensei eu, tem que ter um curto, e não está em lugar nenhum?

Visto que não tinha encontrado nada nas fontes primárias e nas outras básicas para o funcionamento da placa, comecei a verificar as linhas suspended logo após seus derivadores e ao medir a resistência na saída do Q9103 que é o derivador de +3.3VS, logo de cara encontrei resistência muito abaixo do que deveria, injetei 1V e fui subindo a corrente até o capacitor C3926 aquecer o suficiente, para que eu pudesse localizá-lo.

 

Abaixo deixo foto e visão do board view que está disponível no acervo do fórum, identificando o safado que fica abaixo do cooler e do plástico que recobre a placa naquela região.

 

Coincidência ou não a parte metálica do cooler fica virada para baixo nesta placa, e justo na kina desse capacitor que entrou em curto o plastico não o cobria por completo...

Pra evitar qualquer contratempo e possível retrabalho, preferi isolar todos os componentes abaixo do cooler que não ficavam protegidos pelo plastico original com fita kapton. ;D 

Fica aí para futura consulta.

Abraços.

 

Asus X5JiJ - k50iJ rev 2.3.jpg

Asus X5JiJ - k50iJ rev 2.3 FOTO.jpg

 

 

Editado: por Neo
edição do título pra ficar mais completo.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...