Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Sergio Penido

resolvido Nobreak APC / Back-ups-600 115v / Não liga - 10 beeps

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos. Tenho este nobreak na bancada. O primeiro que pego deste modelo com este problema. Ele passou por um esgotamento da bateria em uma tarde sem energia. A bateria foi trocada, mas mesmo assim persiste o problema. Ao ligar o botão power ele fica emitindo sequencias de 10 beeps. Pelo manual da APC significa falha no auto-teste. O único componente que eu encontrei realmente com problema foi um IRF2805 em curto. Troquei os dois que existem. Cnferi todos os relês, todos os diodos, todos os zener, todos os bc337 e bc327. Troquei o LM327 por segurança, testei todos os resistores. Desliguei o cooler por desencargo. Único componente que não tenho pra testar é o controlador PIC que é um pic16f1827 também não tenho aqui um IRF630 e um IRF540Z, porque os meus acabaram. Mas eles não tem curto. Será que o problema é justamente no PIC? Alguém tem sugestão? 

Editado: por Sergio Penido

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

@Sergio Penido No caso você está testando ele em modo bateria, e ele dá falha no auto teste sem estar conectado a tomada, né?
Seria esse modelo aqui, ou um mais antigo?
Geralmente quando queima um fet do inversor, teria que testar o outro também, porque trabalham em conjunto, pode ser que o outro fet esteja com problema. Sabe testar os fets com multimetro verificando se arma/desarma ? 
image.png

Compartilhar este post

Link para este post

O modelo é esse mesmo. Já troquei os dois fets. Ele apresenta erro quando está na tomada e pressiono para ligar. Quando apenas conecto a bateria ou conecto na energia não dá erro. Quando ligo, ai ele realiza o autoteste e dá o erro. Será que existe reset pro controlador esquecer o diagnóstico do erro? Já testei todo o restante exceto o pic e não achei nada de errado

Compartilhar este post

Link para este post

@Sergio Penido Desconheço algum tipo de reset no micro, mas é muito raro que ele dê problema. Parece que você tem um defeito no circuito da carga, com ele conectado a energia, sem a bateria conectada, qual a tensão nos fios? (remova os fios da bateria e meça com o multímetro) tem que ter pelo menos mais de 12v. 

Compartilhar este post

Link para este post

Oscilando de 14,65 a 15,00 Ele vai subindo: 14,65... 14,85... 14,9... 15,00 depois voltaa pra 14,65 e repete. Eu pensei nisso, que o problema estivesse no carregador, mas não encontrei nada de errado com ele e não sei se esses valores estão fora do padrão para esse modelo.

Compartilhar este post

Link para este post

@Sergio Penido Pelo valor medido o carregador está bom, eu não sei se esse nobreak tem circuito de desmagnetizar, mas remova os outros fets (sem ser os do circuito do inversor) e teste fora da placa, se não estão alterados ou com problema.

Compartilhar este post

Link para este post

Boa Boa tarde, está resolvido. Eu peguei um outro nobreak igual com problema na bateria e comparei os dois, e foi onde eu encontrei a única diferença que poderia existir. Mas confesso que sinceramente não entendi o que acontece mas vou explicar o que vi e o que fiz.  Esse nobreak em questão com problema tem dois IRF2805 (um por braço do inversor) E ele vem original de fábrica com solda apenas no gate e no dreno deles. Como eu troquei eles por outros iguais, eu mantive dessa forma. Solda apenas no gate e no dreno. O outro pino estava livre no furo. Quando eu analisei o outro nobreak, ele tinha solda no source também. Daí eu soldei os sources também. E ao testar ele não deu mais os 10 bips. Iniciou normal, muda pra bateria, mantem a tensão normal, segura equipamente, carrega normal, tudo certo. Só que eu não tenho certeza se isso faz sentido ou se tem algo a mais que ainda não vi. Agradeço ao @isaelf pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para este post

@Sergio Penido Muito bom, provavelmente deu algum surto e danificou a solda. Mas de fábrica todos os nobreaks com com solda em todos os terminais. Acontece ás vezes na fabricação de ter solda insuficiente também, ai com o uso dá problema.

Editado: por isaelf

Compartilhar este post

Link para este post

Não é ausência de solda, é solda mau feita mesmo. Os SMS também sofrem desse mal. Como no source tem uma trilha enorme, ela demora para esquentar quando a placa passa na máquina de solda, e acaba não pegando solda direito. 

Compartilhar este post

Link para este post
10 horas atrás, zazulak disse:

Não é ausência de solda, é solda mau feita mesmo. Os SMS também sofrem desse mal. Como no source tem uma trilha enorme, ela demora para esquentar quando a placa passa na máquina de solda, e acaba não pegando solda direito. 

Ainda bem que é isso que ocorre e não um mistério absurdo, rsrs. Os furos estavam tão limpos que eu pensei que não vinham soldados. Mas é melhor que seja assim, pois depois eu me dei  conta de que eu também  não sei como eles iriam chavear ser ligar o source, kkk.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 1 Posts
    • 2 Visualizações
    • 4 Posts
    • 23 Visualizações
    • 4 Posts
    • 49 Visualizações
    • 17 Posts
    • 191 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...