Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Projeto testador de fonte de tvs , led , lcd e plama

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tensão = Corrente x Resistência

Arbitrando que o filamento utilizado da lâmpada 12V seja de 21W, o consumo é de 1.75A em 12V:  21W / 12V = 1.75A.

Sendo assim determinamos a resistência da lâmpada em 6.8 Ohms: 12V / 1.75A = 6.8 Ohms

Para determinar o quanto será consumido por este filamento da lâmpada numa outra tensão divides a nova tensão em que ela será usada, pela resistência da lâmpada:

5V / 6.8r = 0.73A 

3.3V / 6.8r = 0.48A

Se colocas um resistor de 100 Ohms em serie com o filamento da lâmpada usando o caso dos 5V como exemplo, tens então 5V / 106.8r = 0.045A de consumo e uma tensão de (6.8r / 106.8r) x  5v = 0.31V.

Não me parece adequado. 

Se ao invés de 100 Ohms, colocas 1K tens um consumo de irrisórios 0.004A.

 

Detalhe, para poder ligar simultaneamente todas as linhas para que juntas alimentem a lâmpada, tens que definir qual será a nova tensão de trabalho que todas elas devem ter no ponto em que se juntam para alimentar a lâmpada, se alguma das tensões tiver valor maior do que as demais está tensão vai prevalecer no circuito, a tensão portanto que vai alimentar a lâmpada teria que ser mais baixa que a menor tensão, de todas as fontes que pretendes usar em conjunto para alimentá-la. Talvez faça mais sentido usar uma lampada de lanterna 6V ou até leds se o consumo for baixo. 

 

Se a ideia é usar um seletor pra alternar entre as tensões em teste ( me parece mais fácil ) é só seguir os cálculos acima usando o valor correto de consumo em watts da lâmpada que irá ser utilizada, quanto maior a resistência menor a corrente que circulará pelo circuito, e menor a tensão. 

 

O importante era saber de antemão quanta corrente essas fontes todas fornecem no seu uso padrão, para poder escolher resistores que propiciem consumo similar para cada linha...

 

 

  • Joinha 3
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Neo disse:

Tensão = Corrente x Resistência

Arbitrando que o filamento utilizado da lâmpada 12V seja de 21W, o consumo é de 1.75A em 12V:  21W / 12V = 1.75A.

Sendo assim determinamos a resistência da lâmpada em 6.8 Ohms: 12V / 1.75A = 6.8 Ohms

Para determinar o quanto será consumido por este filamento da lâmpada numa outra tensão divides a nova tensão em que ela será usada, pela resistência da lâmpada:

5V / 6.8r = 0.73A 

3.3V / 6.8r = 0.48A

Se colocas um resistor de 100 Ohms em serie com o filamento da lâmpada usando o caso dos 5V como exemplo, tens então 5V / 106.8r = 0.045A de consumo e uma tensão de (6.8r / 106.8r) x  5v = 0.31V.

Não me parece adequado. 

Se ao invés de 100 Ohms, colocas 1K tens um consumo de irrisórios 0.004A.

 

Detalhe, para poder ligar simultaneamente todas as linhas para que juntas alimentem a lâmpada, tens que definir qual será a nova tensão de trabalho que todas elas devem ter no ponto em que se juntam para alimentar a lâmpada, se alguma das tensões tiver valor maior do que as demais está tensão vai prevalecer no circuito, a tensão portanto que vai alimentar a lâmpada teria que ser mais baixa que a menor tensão, de todas as fontes que pretendes usar em conjunto para alimentá-la. Talvez faça mais sentido usar uma lampada de lanterna 6V ou até leds se o consumo for baixo. 

 

Se a ideia é usar um seletor pra alternar entre as tensões em teste ( me parece mais fácil ) é só seguir os cálculos acima usando o valor correto de consumo em watts da lâmpada que irá ser utilizada, quanto maior a resistência menor a corrente que circulará pelo circuito, e menor a tensão. 

 

O importante era saber de antemão quanta corrente essas fontes todas fornecem no seu uso padrão, para poder escolher resistores que propiciem consumo similar para cada linha...

 

 

Obrigado pelas dicas, vou testa aqui 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardo2322 tens alguma fonte que possa alimentar essa lâmpada em plena capacidade?

Como são dois filamentos precisamos saber qual o consumo máximo em amperes, em cada um deles, imagino que 10w seja o valor dos dois filamentos somados, está correto?

A lâmpada de 24v tem apenas um filamento então da pra calcular a resistência direto.

10W / 12V = 0.83A

12v / 0.83A = 14,45 Ohms

Mas se for como eu disse acima aí tem que calcular de novo com o valor de corrente adequado para cada filamento.

 

A ideia seria ter um bom testador, ou replicar esse projeto aí?

Eu consigo melhorar um pouco o projeto proposto acredito.

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Se me permitem participar, estou usando o testador do esquema. Fiz baseado num resumo dos cursos que fiz. Se haver algo de errado me alertem rsrsrsrsrs... mas estejam a vontade para faze-lo se estiver tudo bem. Abraços 

41 minutos atrás, eduardo2322 disse:

Obrigado pessoal já consequi resolver aqui

 

Grato!

 

 

Esquema do Testador de Fontes de TV.jpg

  • Joinha 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente é basicamente a mesma coisa, só que com menos fios voando pela bancada, mais bem pensada do meu ponto de vista...

Se muita gente fizer questão de mais sofisticação posso fazer uma nova versão com seleção automática da tensão de standby, esta usaria uma única lâmpada de 12V de 2 filamentos para testar standby, 12v, e 24v, ou poderia usar 3 leds para indicar o status das fontes, com um circuito propiciando consumo similar ao das lâmpadas.

Esta versão 2.0 exigiria a confecção de uma placa de circuito impresso, e bem mais componentes, mas se julgarem interessante a possibilidade existe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...