Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida sobre teste de capacitores eletrolíticos

Avalie este tópico:


Daniel Lee

Posts em destaque

Olá, estou iniciando em reparos de placas de desktop e estou com dúvida sobre a melhor forma de medir capacitores. 1- Se entre 4 capacitores iguais um deles carregar e descarregar mais rápido que os demais, este está alterado? 2- Qual o melhor equipamento para saber o estado de um capacitor? Medidor de ESR? Capacímetro? Ambos? 3- Medidor de ESR consegue medir capacitor na placa mãe? Porque ouvi alguns técnicos dizendo que ele só mede em outras placas (tv, rádio, lavadora, etc). 4- Alguma indicação de equipamento de baixo investimento para estes testes? Ao longo do tempo vou comprar aparelhos de maior qualidade, obviamente, mas por enquanto necessito que algo de baixo custo. Encontrei

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
mas não sei se é muito preciso.Obrigado desde já a quem puder responder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shrimp_Green @Jose Denilson Losch Já estou com o aparelho em mãos, testando alguns capacitores aqui me surgiu uma dúvida, qual é a perda de capacitância aceitável? Tenho alguns que eu testei aqui que estão todos com ESR abaixo do normal (pelo que eu pesquisei quanto mais baixo melhor) mas estão com perda de 6% a 20% de capacitância, quando eu posso considerar essa perda alta demais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, capacitores eletrolíticos comum de alumínio tem uma tolerância altíssima. Capacitores com maior qualidade de fabricação podem variar em até 20%, já os de baixa qualidade variam em até 50%. 

 

Tabela de ESR de capacitores:

 

esrtable.jpg

 

Quanto menor está ESR melhor é este capacitor, de uma forma bem simplória, podemos dizer que capacitores de temperatura de 105 graus tem uma ESR menor do que capacitores de temperatura de 85 graus.

 

 

Editado: por Shrimp_Green
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 17/05/2018 às 19:25, R2-D2 disse:

Meu caro, capacitores eletrolíticos comum de alumínio tem uma tolerância altíssima. Capacitores com maior qualidade de fabricação podem variar em até 20%, já os de baixa qualidade variam em até 50%. 

 

Tabela de ESR de capacitores:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Quanto menor está ESR melhor é este capacitor, de uma forma bem simplória, podemos dizer que capacitores de temperatura de 105 graus tem uma ESR menor do que capacitores de temperatura de 85 graus.

 

 

 

Qual a ESR de um capacitor de 450v 68uf??? Só encontro tabela de no máximo 20v e gostaria de testar a ESR de um capacitor da fonte de uma TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, R2-D2 disse:

@Oseiasgs22 quanto vc esta encontrando de esr? deve ser algo entre 0.3 à 0.7 ohms, nao mais que isso

 

Boa tarde! Bom, o meu capacheck tá com defeito, então eu usei meu TC-1 pra fazer essa medição, estou em dúvida pois quando testo ele diretamente no conector do TC-1, dá um resultado, mas quando testo com o adaptador, dá outro resultado muito diferente na ESR.

 

 

20200622_125526.jpg

20200622_125714.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

 

estou em dúvida pois quando testo ele diretamente no conector do TC-1, dá um resultado, mas quando testo com o adaptador, dá outro resultado muito diferente na ESR.

 

 

 

Mas que adaptador é esse? É um cabo ou um fio? Se sim saiba que todo fio possui uma resistência, portanto o correto é medir direto no testador! 

 

Se for aqueles fios jumper de protoboard nem pensar em medir com eles amigo. Eles possuem grande resistencia (baixa qualidade no cobre)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, R2-D2 disse:

Mas que adaptador é esse? É um cabo ou um fio? Se sim saiba que todo fio possui uma resistência, portanto o correto é medir direto no testador! 

 

Se for aqueles fios jumper de protoboard nem pensar em medir com eles amigo. Eles possuem grande resistencia (baixa qualidade no cobre)

 

 

 

 

É o que veio junto com o TC-1 que tá na foto, é um que tem uma garrinha que trava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ohm disse:

Olá,

 

@Oseiasgs22 Desconsidere o resultado com adaptador. Como foi mencionado, além de sua resistência interferir no resultado aumenta a possibilidade de mal contato pelas garras de jacaré.  Esse capacitor está bom, possui 0,1 de esr.

 

Meu amigo. Tu sabe me dizer qual a ESR máxima desse capacitor, 450v 68uf? Eu medi um aqui é tá em 0,51 é me veio essa dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...