Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Itautec W7540 - DA0SWHMB6E0 REVE - Liga com tela branca

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

Senhores, apelo por ajuda dos nobres

Estou com esse Itautec que ao ligar apresenta consumo normal de 1,05a e "levanta" com tela branca.

Foi realizada a troca do: Processador, memória, cabo flat lvds e tela.

Não gravei a BIOS nesse primeiro momento pois, entendi que não fosse necessário, caso seja, gravarei.

Tenho todas as tensões exceto na PL12: +VCC_GFX.

Medindo os fets de alta e baixa (dessa linha) me deparei com uma situação estranha (verificado no scope) PQ38, realizei a troca do mesmo. Sem sucesso, mesma situação.

Segue imagem do print do scope pra que seja avaliado.

Note da imagem o canal 1 deveria ter uma forma de onda contrária ao canal 2.

 

Alguma dica ?

 

@Neo @Paulo Noce @Hélio

 

FIG001.jpg

 

Editado: por Alberto Rosa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Paulo Noce disse:

exceto na PL12: +VCC_GFX.  -  sem GFX não vai ter vídeo.

Ai eu concordo em partes. pois aparentemente os sinais LVDS estão chegando pois senão a tela nem iria ligar... Concordo no fato de regravar a BIOS (faça backup) porém acho mais vantagem começar analisando o conector LVDS como tensões necessárias e sinais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, braucksdiego disse:

Ai eu concordo em partes. pois aparentemente os sinais LVDS estão chegando pois senão a tela nem iria ligar... Concordo no fato de regravar a BIOS (faça backup) porém acho mais vantagem começar analisando o conector LVDS como tensões necessárias e sinais.

 

Eu esqueci de falar, todas as tensões presentes do LVDS

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segundo o datasheet desse PU11 o pino 2 recebe 3 níveis lógicos tanto no pino 2 quanto no pino 3 . testa com o scope como que está os níveis ali. segundo o datasheet: low = 0.7v mid = 1.3 a 2,7 e high = 3.3. Praticamente os mesmos valores para o pino 3

pwm.png

formas de onda.png

Editado: por braucksdiego
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica do @Antonio vmfaz todo sentido quando nos falta apenas uma tensão na área de vcore. Não devemos menosprezar a questão de bios.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo 

8 horas atrás, Neo disse:

PCH = HM65? HM67? Não lembro, mas me parece a maior probabilidade.

Isso se já tiver verificado que nenhum dos mosfets da gfx_core está com fuga, e que não há curto subsequente.

Importante verificar o pwm também.

 

HM65 @Neo. Na bobina de GFX (PL12) tenho 0,47V.

Não troquei os 2 fets, apenas o de alta pois, segundo a imagem do scope, ao que me consta está errado. 

Não fiz a troca do PWM ainda pois não tenho ele.

Outra questão é verificar os capacitores de filtro da linha que são de estado sólido, estou pensando em sacar todos.

Quando chegar farei o teste que o @Paulo Noce pediu: ligar a placa e ver se a tensão na PL.

Regravar a bios como os colegas: @Gilson Macedo e @braucksdiego sugeriram tmb.

Quanto aos valores nos pinos 2 e 3 no PWM, os dois sinais estão a nível alto = 3v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem processador que fica com +VGFX trabalhando em 0.47V 0.45V mesmo, (pra mim o defeito é pch danificada).

Quanto a imagem, a impressão que tenho é que o mosfet de baixa está ativando no meio do ciclo de alta, pode ser que o pwm tá locão, ou poderia ter fuga nos mosfets de baixa, acho que curto subsequente é a menor das probabilidades.

Mas faça os testes solicitados, não custa nada e com certeza vai eliminar algumas possibilidades de defeitos. ;D 

Boa sorte aí. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Neo disse:

Tem processador que fica com +VGFX trabalhando em 0.47V 0.45V mesmo, (pra mim o defeito é pch danificada).

Quanto a imagem, a impressão que tenho é que o mosfet de baixa está ativando no meio do ciclo de alta, pode ser que o pwm tá locão, ou poderia ter fuga nos mosfets de baixa, acho que curto subsequente é a menor das probabilidades.

Mas faça os testes solicitados, não custa nada e com certeza vai eliminar algumas possibilidades de defeitos. ;D 

Boa sorte aí. 

 

@Neo então, o canal 1 é o fet de alta, esse eu troquei. A impressão é que o PWM não consegue enviar o pulso pra que o fet seja chaveado.

Pode ser um problema no próprio PWM como no PCH conforme vc supõe.

Vou tentar isolar o problema trocando o PWM, vou ter que procurar pois não tenho.

Quanto a regravação da bios, acho pouco provável ela. O testador de post que o @Paulo Noce usa, eu fiz e ele "indica" que a mq "subiu", tanto é que gera a imagem branca.

Cada vez mais me convenço que pode ser sim o PCH.

Obrigado por hora, volto com resultados, chega de especulações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...