Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP Envy 15T-AE100, placa-mãe asw52 LA-C504p Rev 1.0/ necessitando identificar componente

Avalie este tópico:


sraposo

Posts em destaque

Olá a todos.

Meu notebook HP Envy 15T-AE100, placa-mãe asw52 LA-C504p Rev 1.0 parou de funcionar e localizei o componente que provavelmente danificou-se, mas não consigo saber o quê ele é. 

 

Na linha superior lê-se "K4 KUE" e na linha inferior, "3R0101", como se vê nas fotos. Suponho que sejam realmente zeros e não O´s em "0101".  Está identificado com o label "PQ302", o quê me faz supor que seja um transistor. Aliás, foi buscando por "PQ302" que acabei chegando a este forum!

 

Não estranhem os fios soldados à placa. Eles foram colocados no lugar do (provável) indutor que explodiu devido à alta corrente que passou por ele quando o componente misterioso entrou entrou em curo.

 

Busca no Google de "K4 KUE 3R0101", "K4 KUE", "3R0101" e outras variações não resultaram.

 

Aguardando a menifestação de alguém para resolver este mistério!   

 

Abraços

 

 

20180519_120043.jpg

20180519_120107.jpg

Editado: por sraposo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @sraposo . Não encontrei esquema dessa placa. O datasheet desse componente também não encontrei. Quando me deparo com um caso desses, geralmente eu faço experiencias para não deixar a placa sem conserto. Eu retiraria PQ302 e PQ301 e colocaria em seus lugares o Mosfet SM3317 canal N de 30V/34A facilmente encontrado nas placas 71R-C14CU4-T810. As chances de funcionar seriam grandes. Da pra ver que o Mark code deles é o mesmo, e pela semelhança do circuito da pra arriscar ser mosfets de canal N e que não necessitam suportar muita corrente. Porem se não der certo pode tentar outros mosfets.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Boot.

 

Ainda não achei nem o esquema da placa nem o datasheet do tal componente. Por causa do "Q" no label "PQ302", suponho que seja um transistor, possivelmente de efeito de campo. Muitas suposições, muitas...

Por estar esquentando bastante, PQ302 deva estar em curto. Se o PQ301 está ou não bom, ainda é uma incógnita. Sem esquema e sem datasheet, o quê sobra é retirar o PQ301 para fazer teste em bancada para tentar descobrir se é um MOSFET ou bipolar (torcendo para  que o PQ301 realmente esteja bom...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

Descobri que o capacitor ao lado de PQ302 estava em curto, e isso levava ao aquecimento deste. Não descobri que componente é este e não tenho certeza se ele sobreviveu à sobrecarga. Fazendo medições de continuidade entre terminais ele não apresenta as resistências nulas entre os terminais 1-2-3 e entre os terminais 5-6-7-8, como costuma se encontrar em MOSFETs com encapsulamento quadro e com 8 terminais. Assim, não sei se ele não possui o pinout típico destes MOSFETs ou se ele se danificou.

 

Removido o capacitor em curto, foi colocado um jumper no local onde havia um indutor que foi destruído pelo curto no tal capacitor. Por falta de esquema, não sei a função do capacitor que entrou em curto. Estou apostando que seja para desacoplamento.

 

Feito isso, o LED no botão de on/off passou a acender quando se comando a energização do notebook. O LED de carga da bateria voltou a ficar aceso (âmbar) quando se conecta o carregador.

 

No entanto, a tela fica escura e o LED da tecla CAPS LOCK fica piscando infinitamente a uma frequência de uns 2Hz.

 

Foi dado continuidade no caso deste notebook no tópico em 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...