Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP LaserJet Pro M1212nf, placa fonte RM1-7892 com trafo T501 em curto

Avalie este tópico:


hmarcos

Posts em destaque

Peguei essa impressora com Fusível FU201 aberto , Q201 08N50E em curto, troquei e voltou a estourar o Fu201 e curto no Q201, tirei o trafo T501, e troquei as peças queimadas e estabeleceu a fonte, coloquei novamente o trafo e tudo novamente.

isolo o trafo o curto desaparece, volto com trafo e isolo o circuito após o trafo permanece o curto, alguém pode dizer se realmente e o trafo em curto?

 

Tentei achar um trafo desse no mercado e não achei, somente a fonte nova e bem cara.

Pergunta teria algum amigo com alguma sucata dessa pra Vender, ou somente o trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,  

 

não conheço a M1212, mas pelo número da placa, é a mesma da 1132 né?

 

De fato, é possível o transformador queimar, mas nessa daí é quase impossível. Nas fontes de hp, até hoje só vi a da PRO 400 color queimar, porque o transformador é bobinado com fio muito fino no primário. O ideal é medir o primário com um indutimetro antes de condenar o transformador. Nunca medi o da 1132, mas acredito que deva dar pelo menos uns 200..300uH.

 

Geralmente queima recorrente do fet nessa fonte é causada por curto no diodo do secundário (ou quando colocam ali um diodo que não serve), ou um resistor de 47r e um transistor ligados ao gate do fet. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde hmarcos!

o que vc relata , que ao colocar o trafo entra em curto e abre o fusivel, prova que vc está com problema na parte do secundário da fonte. o componente mais recorrente a dar defeito e entrar em curto , é o DA202 que está no dissipador logo apos o trafo. ele tem um formato de transistor, quase 90% de quando queima a placa da fonte , ele está no meio das peças queimadas. da uma verificada. 

Mas se apegue a algum componente do secundário que possa estar queimado.

Até hoje, em 30 anos na área, não peguei um trafo queimado nestas placas da hp! 

espero ter ajudado

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, VANGLES disse:

Boa tarde hmarcos!

o que vc relata , que ao colocar o trafo entra em curto e abre o fusivel, prova que vc está com problema na parte do secundário da fonte. o componente mais recorrente a dar defeito e entrar em curto , é o DA202 que está no dissipador logo apos o trafo. ele tem um formato de transistor, quase 90% de quando queima a placa da fonte , ele está no meio das peças queimadas. da uma verificada. 

Mas se apegue a algum componente do secundário que possa estar queimado.

Até hoje, em 30 anos na área, não peguei um trafo queimado nestas placas da hp! 

espero ter ajudado

Eu, em 20, já peguei algumas dezenas, mas *SÓ* nas PRO400 color. Ela é uma exceção, porque é totalmente diferente de todas as outras fontes HP..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, zazulak disse:

Eu, em 20, já peguei algumas dezenas, mas *SÓ* nas PRO400 color. Ela é uma exceção, porque é totalmente diferente de todas as outras fontes HP..

Me desculpe, esqueci de colocar que era nesta linha de impressoras : 1018/1020/p1102/m1132/m1212. Minha intenção foi só ajudar, e não contrapor qualquer outra resposta. Se dei esta conotação, mais uma vez peço desculpas!  

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, VANGLES disse:

Me desculpe, esqueci de colocar que era nesta linha de impressoras : 1018/1020/p1102/m1132/m1212. Minha intenção foi só ajudar, e não contrapor qualquer outra resposta. Se dei esta conotação, mais uma vez peço desculpas!  

@VANGLES Fique tranquilo, foi clara a sua explanação e válida a informação. Eu mesmo não me atentei ao detalhe de que, quando colocado o trafo a placa fica em curto. É claro que antes de se trocar qualquer componente, ainda mais um que "une" dois segmentos da placa (primário e secundário) deve-se isolar o problema e testar o componente. A análise nesses casos tem que ser feita isolando os blocos da placa. 

@hmarcos algum andamento nessa manutenção ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, VANGLES disse:

Me desculpe, esqueci de colocar que era nesta linha de impressoras : 1018/1020/p1102/m1132/m1212. Minha intenção foi só ajudar, e não contrapor qualquer outra resposta. Se dei esta conotação, mais uma vez peço desculpas!  

não.. eu apoiei o que você disse. Nessas fontes onde um único transformador alimenta todo o circuito da impressora, também nunca peguei curto no transformador, porque geralmebte ele é bobinado com fio grosso, ou mais de um fio por enrolamento. A PRO400 tem uma fonte separada para os 3v3 e outra para os 24V, e o transformador dos 3v3 tem um primário extremamente frágil (total de 91 espiras de fio 29, bem fino)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

 

     Esqueça o trafo, e procure colocar um mosfet original  ,ou tire de uma placa sucata de qualquer hp laser.   Esses dias cheguei a comprar  fets em duas lojas e todos falsos.  Colocava e queimava ,aí tirei de uma sucata e pronto .

    Como os amigos disseram , eu particularmente em 35 anos só ví um trafo queimado em impressoras, rsrs .   Confira o transistor  Q202 responsável pela auto oscilação do gate do mosfet e resistores ligados a essa linha. Essa placa não tem segredo, é muito simples.

Boa sorte.

IMG_20150625_171714377.jpg

IMG_20150625_171817125.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...