Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Televisor Semp Toshiba LED DL3975I(A) - [ 5800-A8R16B-1P00 ] - Sem Stand-By

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá meus caros, 

 

Possuo uma assistência técnica de celulares e hoje quero desbravar um reparo diferente em meu ramo, estou com um televisor citado acima de meu uso que parou de funcionar. Em um dia estava utilizando normalmente e no dia seguinte já não ligou mais.

 

Em todo caso abri o aparelho e me deparo com a placa de modelo 5800-AR16B-1P00 inoperante. Ao ligarmos o televisor na tomada o mesmo não me dá o Stand-By, aferindo alguns componentes da placa eu tenho os fusíveis FP1 e FP2 de 3.15A 250V em ótimo estado. 

 

Tenho tensão de 220V volts normal no circuito de entrada.

Verifiquei os diodos  e capacitores de alta de 450V e estão bons.

 

Ao longo do teste me deparei com um componente ZD202 dando continuidade, removi o mesmo e a frio ele não acusa continuidade, então comecei a investigar a linha e cheguei a um resistor RP26 com as coloração Marrom - Verde - Prata - Dourado de valor de 0.15Ohms, também dando continuidade porém sua resistência estão correta aferindo pelo multímetro. 

 

tenho uma resistência SMD de código 100 com 10 Ohms dando continuidade e logo após temos o ICP1 TA1733.

Então é aqui que chamo os amigos para uma ajuda na sequência de meus teste. Como informado trabalho somente com celulares então essa é uma área totalmente diferenciada e por isso peço a ajuda dos colegas dispostos a colaborar.


 

 

 

placa-fonteprinc-5800-a8r16b-1p00-tv-semp-dl3977i-4077i-D_NQ_NP_604013-MLB26317777055_112017-F.jpg

placa-fonteprinc-5800-a8r16b-1p00-tv-semp-dl3977i-4077i-D_NQ_NP_746710-MLB26317759365_112017-F.jpg

Editado: por o__rionTG
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o tópico, identificado a Bobina LF101 aberta, removi a mesma e ela apresentava continuidade somente de um lado, no lado oposto ela não conduzia, e encontrada um arame dela estourado, havia sinal de que algo entrou em curto e a mesma rompeu.


@Hélio, posso trocar por alguma outra bobina isso ou tem que ser a de mesmo modelo, visto que na imagem acima do lado verso da placa existe um ponto para realizar um jumper, será que posso remover essa bobina e ligar os jumper que fará a mesma função ? 


image.png

Editado: por o__rionTG
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas. Sabe aquele capacitor amarelo perto do transformador? Com a fonte fora da tomada, meça a impedância em cima dele na escala de diodo. Se aparecer um valor e for subindo até o infinito, ligue na rede e meça a tensão entre os pinos dele.

 

ps. qual é o código daquele integrado smd próximo ao fet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, zazulak disse:

Sabe aquele capacitor amarelo perto do transformador?


Capacitor de 50V de 4.7uf em escala de Diodo o mesmo não sobe até o infinito, invertendo as pontas de prova ele estabiliza em 549... 

Com a placa ligada na tomada o mesmo componente tem uma tensão de 24V

Editado: por o__rionTG
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, parece que temos alguém com fuga aí. o + desse capacitor é ligado a um pino do integrado (se for um TEA1733 é o pino 1), provavelmente tambem ao catodo de um zener. Se tiver o zener nessa linha, tire-o fora e confira se a fuga continua (com a ponta vermelha no + e preta no - do capacitor a resistência deve subir até o infinito).

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, zazulak disse:

Bom, parece que temos alguém com fuga aí. o + desse capacitor é ligado a um pino do integrado (se for um TEA1733 é o pino 1), provavelmente tambem ao catodo de um zener. Se tiver o zener nessa linha, tire-o fora e confira se a fuga continua (com a ponta vermelha no + e preta no - do capacitor a resistência deve subir até o infinito).

 

Segue uma foto um pouco mais detalhada.

 

 

1527028888069740984060.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, o__rionTG disse:

@zazulak Com o multímetro HM-2090 eu aferi a capacitância do capacitor e ele possui 4.7uf ~ 4.9uf o que significa que ele estaria bom. 

 

Removi o ZD201 conforme na foto acima e o resultado no capacitor é o mesmo.

Não acredite em capacímetro, ele não mede ESR, e mesmo um medidor de ESR não é 100% confiável, porque nem sempre detecta fuga (e nem ESL, mas aí já é assunto pra outro tópico). Próximo passo é sacar fora o integrado e ver se a fuga some.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, o__rionTG disse:

@Hélio, posso trocar por alguma outra bobina isso ou tem que ser a de mesmo modelo

Como o nosso amigo Chagas informou, não seria uma boa idéia deixar sem o componente.

Mas como já trocou a bobina, ok.

 

Segue o esquema deste aparelho.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Verifique os componentes com símbolo de exclamação na página 8 e siga os testes indicados pelo colega.

 

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...