Jump to content
Sign in to follow this  
malves21

em análise Positivo Premium 1A340V58O / MB40IA1 Rev C. / Sem vídeo no LCD

Rate this topic

Recommended Posts

Notebook funcionando normalmente usando vídeo externo, porém não dá vídeo no LCD. A tela liga mas fica preta sem imagem.

Já foram substituídos o LCD e flat-cable. Alguém pode ajudar?

Passe as tensões no conector da tela, se possível com ela conectada. Placa ligada!

• Nice 1

@cilaalves e @boot5548: Segue as tensões abaixo. Observei que o pino 27 (COLOR_ENGINE_EN) está com 0. Pode ser este o problema.

image.png

Edited by malves21

@malves21 Bom dia. Tudo indica que você esta com problemas no PCH. Aperta ele ou faz um ME pra ver como se comporta.

4 minutos atrás, boot5548 disse:

@malves21 Bom dia. Tudo indica que você esta com problemas no PCH. Aperta ele ou faz um ME pra ver como se comporta.

PCH do U10 (processador) ou U1 (I/O) ?

Agora, Rogerio Nascimento disse:

@malves21  Nesse caso eu faria como nosso amigo @boot5548  indicou, um reflow na PCH pra vê se gera o vídeo.

Concordo com vocês. Só tenho receio em travar o VGA externo que está 100% funcional. Mas... vou tentar.

4 minutos atrás, Rogerio Nascimento disse:

@malves21  Nesse caso eu faria como nosso amigo @boot5548  indicou, um reflow na PCH pra vê se gera o vídeo.

Isso considerando que nosso amigo trocou o processador pra testar @malves21

Esse detalhe do processador é importante. Só para efeito de informação: eu estava com um Samsung que funcionava tudo beleza,porém quando carregava as configurações de vídeo a tela manchava cheia de bolinhas, batei tudo, memoria, pch e nada. Por ultimo pensei no processador e era ele.

Misericórdia. Ninguém merece, rsrs. Agradeço a atenção @Rogerio Nascimento. Vou partir pra troca do processador primeiro então. procurar algum compatível para esta placa aqui pq não tenho um i5 g2 aqui no momento. Valeu @boot5548

@malves21 o Circuito lvds e o circuito VGA, HDMI, são circuitos independente um do outro ambos controlado pelo mesmo controlador.

Ou seja  pode um está funcionando e o outro não.

Acrediro que você está com problema no PHC como já foi dito aqui pelos colegas eu faria um reballing nele.

Edited by cilaalves

Dúvida: Se eu não tenho o sinal de COLOR_ENGINE_EN (pino 27 do CN2) e quem manda este sinal para o conector é o U1 (IT8518) pino 109 porque meu problema seria no PCH ?

OBS: Com o notebook desligado neste circuito tenho resistência aberta em relação ao GND. Quando ligo a resistência cai para 40ohms. Normal ?

Não seria mais conveniente substituir o CI U1 antes de um reballing? @boot5548 e @cilaalves?

Edited by malves21

@malves21 Boa tarde colegas. Se achar mais conveniente prossiga com a troca. Mais a incidencia de problemas nesse PCH é grande. Mais se você quer eliminar a possibilidade, vai em frente.

Neste caso aí é simples é só você injeta 3,3V no pino 27 e ver o resultado se o defeito for por falta desta tensão que acredito que não seja, vai exibir imagem na tela. Caso seja só isso não precisa em troca o componente.

20 minutos atrás, cilaalves disse:

Neste caso aí é simples é só você injeta 3,3V no pino 27 e ver o resultado se o defeito for por falta desta tensão que acredito que não seja, vai exibir imagem na tela. Caso seja só isso não precisa em troca o componente.

Já fiz. Com 1,35; 1,8; 3,3,3 e nao muda nada. Partir pro reflow amanhã sem falta. Tem uma dica de como fazer ?

@malves21 So colocar a placa na estufa por umas 2 horas antes do procedimento. Assim você evita bolhas na placa e no chip. Não exagera no fluxo. 

• Like 1

Isso é relevante cada um tem uma forma de fazer, eu mesmo não faço reflow como solução definitiva, quando preciso faço só pra diagnóstica o defeito, muitas das vezes tenho resultado, mais na grande maioria não tem resultado. Aqui eu faço por baixo sem fluxo mesmo 380 graus na estação e vasão no 5 por 30 segundos estourado 40, como eu disse as vezes tenho resultado, outras não. Quando é solda fria mesmo no chip volta a funcionar por pouco tempo aí é fazer reballing mesmo.