Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo Unique / C14CU4-T810 / Placa morta, não liga nada

Avalie este tópico:


IoniCCC

Posts em destaque

Olá, amigos. Bom dia. Estou com essa placa, e a princípio tenho uma dúvida de onde é gerado as tensões de 3v e 5v standby. Esta placa não apresenta as mesmas com o carregador conectado.

 

Vi o CI U17, porém, no seu pino de VIN (Pino 2), acredito que deveria haver os 19v, e o mesmo encontra-se zerado. Não achei em lugar algum no esquema referências sobre onde a tensão VIN é gerada. Nem mesmo se ela é uma derivação do DC_IN.

 

Alguém que já tenha pego uma placa destas para reparar pode me dar uma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, IoniCCC disse:

Olá, amigos. Bom dia. Estou com essa placa, e a princípio tenho uma dúvida de onde é gerado as tensões de 3v e 5v standby. Esta placa não apresenta as mesmas com o carregador conectado.

 

Vi o CI U17, porém, no seu pino de VIN (Pino 2), acredito que deveria haver os 19v, e o mesmo encontra-se zerado. Não achei em lugar algum no esquema referências sobre onde a tensão VIN é gerada. Nem mesmo se ela é uma derivação do DC_IN.

 

Alguém que já tenha pego uma placa destas para reparar pode me dar uma ajuda?

se não tem essa tensão no pino 2 de 19v a placa não vai ligar pois este ci ativa a fonte de 5v e que por sua vez um outro ci transforma ela em 3,3v

tens que verificar apartir da entrada onde os 19v não esta mais aparecendo 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, wjinformatica disse:

se não tem essa tensão no pino 2 de 19v a placa não vai ligar pois este ci ativa a fonte de 5v e que por sua vez um outro ci transforma ela em 3,3v

tens que verificar apartir da entrada onde os 19v não esta mais aparecendo 

Sim, é exatamente este processo. O porém, é que no esquema, eu não faço ideia de onde surge o VIN. Digo, a partir de qual momento ele é gerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, IoniCCC disse:

Olá, amigos. Bom dia. Estou com essa placa, e a princípio tenho uma dúvida de onde é gerado as tensões de 3v e 5v standby.

5v = U17 (L11)

3,3v = U20 (L12)

 

13 minutos atrás, IoniCCC disse:

Sim, é exatamente este processo. O porém, é que no esquema, eu não faço ideia de onde surge o VIN. Digo, a partir de qual momento ele é gerado.

U13 = ele recebe DC_IN e libera VIN e VCHG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não possuo tensão alguma nestes transistores.

 

A alimentação chega corretamente após PQ32. Inclusive, após R262, eu tenho os 19v. Essa tensão também chega nos pads correspondentes ao OZ8660. Estou desconfiado de algo na linha do VIN rompido, mas não sei onde ela é originada, então fica bem complicado fazer a análise.

 

O pino 4 de Q32 tem 6v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, IoniCCC disse:

Não possuo tensão alguma nestes transistores.

 

A alimentação chega corretamente após PQ32. Inclusive, após R262, eu tenho os 19v. Essa tensão também chega nos pads correspondentes ao OZ8660. Estou desconfiado de algo na linha do VIN rompido, mas não sei onde ela é originada, então fica bem complicado fazer a análise.

 

O pino 4 de Q32 tem 6v.

 

Na verdade o Q32 está em corte! 

Por ele ser de canal P vc deveria ter 0v no Gate.

Sobre o OZ ele tem uma trilha que leva os 19v antes do Q32 que o DC_IN B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2018 às 18:08, NinjaInfo disse:

 

Na verdade o Q32 está em corte! 

Por ele ser de canal P vc deveria ter 0v no Gate.

Segundo o relato do amigo, o Q32 não se encontra em corte, pois está saturando.

6v é normal para o gate do Q32, não precisa necessariamente está com 0v.

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2018 às 11:03, IoniCCC disse:

  Tem um mosfet comutador dentro desse charger que transforma DC_IN  em VIN (Adaptador ac conectado ) e  VCH = VCH OUT em VIN (caso esteja plugado na bateria). Peguei um com problema essa semana. Primeiramente vc deve verificar se não tem curto nessa linha  dos  19v; caso não tenha, arranque esse ci e logo em seguida  faça um jumper do R271 até o capacitor c303  e outro jumper ligando o source do Q15 ao R255 para máquna ter o acin.

Editado: por DJ Samuel Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sobre esse problema do VIN, eu já resolvi. Era um mosfet em curto na linha do cpu_core, de alta.

Tirei o OZ8660 apenas pra não correr risco de queimá-lo no processo. Fiz as devidas ligações, inclusive simulando o reconhecimento do carregador pelo pino 36 se não me falha a memória.

 

A máquina agora está parando na liberação do 1.5vsus. Eu tenho o sinal de enable, mas a saída está inoperante. Estou desconfiado do OZ815. O pior que não tenho aqui pra trocar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, IoniCCC disse:

Então, sobre esse problema do VIN, eu já resolvi. Era um mosfet em curto na linha do cpu_core, de alta.

Tirei o OZ8660 apenas pra não correr risco de queimá-lo no processo. Fiz as devidas ligações, inclusive simulando o reconhecimento do carregador pelo pino 36 se não me falha a memória.

 

A máquina agora está parando na liberação do 1.5vsus. Eu tenho o sinal de enable, mas a saída está inoperante. Estou desconfiado do OZ815. O pior que não tenho aqui pra trocar.

 

Ela continua sem ligar? Ou agora ela liga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@IoniCCC 

Em 27/05/2018 às 00:58, IoniCCC disse:

Então, sobre esse problema do VIN, eu já resolvi. Era um mosfet em curto na linha do cpu_core, de alta.

Tirei o OZ8660 apenas pra não correr risco de queimá-lo no processo. Fiz as devidas ligações, inclusive simulando o reconhecimento do carregador pelo pino 36 se não me falha a memória.

 

A máquina agora está parando na liberação do 1.5vsus. Eu tenho o sinal de enable, mas a saída está inoperante. Estou desconfiado do OZ815. O pior que não tenho aqui pra trocar.

 

Tem sinal de  habilitação para esse pwm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...