Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Circuito que reduz de 6V para 1.5V para funcionar "Ladrão de Joule".

Avalie este tópico:


BlackDiamond

Posts em destaque

A ideia é a seguinte, um circuito que reduz a tensão de 6V para 1.5V que vai alimentar outro circuito, um "Joule Tiefh" que por sua vez vai alimentar um abajur com um único led de 3,2V.

A fonte é um carregador daqueles celulares "tijolo" antigo de 5.7V mas, medida a saída está produzindo 6V.

O intuito na realidade é estudo, sou autodidata, o abajur é para minha netinha pequenina, fica aceso à noite no quarto.

Mando imagens do circuito redutor, peço que me ajudem a aperfeiçoa-lo, vai ficar no quarto de uma criança e tenho que fazer algo seguro e que não pegue fogo, como ainda sou iniciante, fiquei sem confiança, no protoboard o circuito se mostra muito instável com variação na tensão, eu suspeitei que pode ser porque os componentes não estão soldados mas, na dúvida eu peço ajuda aos mestres.6V para 1.5V.JPG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @BlackDiamond.

Eu nao entendi porque vc deseja colocar o ladão de joule?  

Se for só para alimentar o led basta colocar um resistor limitador, isso evitaria essa circuitaria.

Mas se o intuito é todos esses componentes vc ja experimentou fazer um divisor de tensao? Outra dica seria utilizar o regulador AMS1117 1.5v. Falou

 

divisor.jpg

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode melhorar o circuito usando, em R1 1,2K,  em R2 240 Ohms, tirando os três diodos e ligando a carga em VO onde terá 1,5V. Com o circuito acima  a junção de R1 com R2 é um ponto em que a corrente máxima total é de  1.25/240  = 5,2 miliamperes,  que gera em cima de R2 a tensão de 1,71V sem carga. Cada diodo precisa no mínimo 0,5V para começar a conduzir,  logo a tua carga só vê 0,2V.

 

 

 

fonte lm317.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Shrimp_Green disse:

Caro @BlackDiamond.

Eu nao entendi porque vc deseja colocar o ladão de joule?  

Se for só para alimentar o led basta colocar um resistor limitador, isso evitaria essa circuitaria.

Mas se o intuito é todos esses componentes vc ja experimentou fazer um divisor de tensao? Outra dica seria utilizar o regulador AMS1117 1.5v. Falou

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sei que um limitador resolve o caso mas, o intuito é aprender e faço pequenos circuitos para isso.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, mariomendes77 disse:

Você pode melhorar o circuito usando, em R1 1,2K,  em R2 240 Ohms, tirando os três diodos e ligando a carga em VO onde terá 1,5V. Com o circuito acima  a junção de R1 com R2 é um ponto em que a corrente máxima total é de  1.25/240  = 5,2 miliamperes,  que gera em cima de R2 a tensão de 1,71V sem carga. Cada diodo precisa no mínimo 0,5V para começar a conduzir,  logo a tua carga só vê 0,2V.

 

 

 

fonte lm317.jpg

Ok, ainda preciso de tempo para entender essas fórmulas mas, chego lá.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, mariomendes77 disse:

Você pode melhorar o circuito usando, em R1 1,2K,  em R2 240 Ohms, tirando os três diodos e ligando a carga em VO onde terá 1,5V. Com o circuito acima  a junção de R1 com R2 é um ponto em que a corrente máxima total é de  1.25/240  = 5,2 miliamperes,  que gera em cima de R2 a tensão de 1,71V sem carga. Cada diodo precisa no mínimo 0,5V para começar a conduzir,  logo a tua carga só vê 0,2V.

 

 

 

fonte lm317.jpg

Perfeito, usando 1.2k eu consegui os 1.5V que eu queria.

6V para 1.5V ok.JPG

Editado: por BlackDiamond
Inserir Imagem
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia utilizar também um circuito regulador com transistor e diodos 1N4148.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

No lugar de 5 diodos em série, utilize apenas 2... Este joule thief funciona com tensões abaixo de 1V5.

 

Flw...

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas. Tem como postar o esquema do joule thief? Dependendo de como ele foi feito, ele pode funcionar com até meio volt ou menos, mas para iniciar a oscilação, precisa de uma tensão mais alta.

 

ps. Se quiser fazer um joule thief mais "avançado", dê uma olhada no datasheet do LM3578. Ele opera a partir de 2 volts, mas se ligar a alimentação dele na saída do circuito, se alimentar com duas pilhas ele consegue manter um led aceso até a tensão das pilhas cair abaixo de meio volt. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, zazulak disse:

Buenas. Tem como postar o esquema do joule thief? Dependendo de como ele foi feito, ele pode funcionar com até meio volt ou menos, mas para iniciar a oscilação, precisa de uma tensão mais alta.

 

ps. Se quiser fazer um joule thief mais "avançado", dê uma olhada no datasheet do LM3578. Ele opera a partir de 2 volts, mas se ligar a alimentação dele na saída do circuito, se alimentar com duas pilhas ele consegue manter um led aceso até a tensão das pilhas cair abaixo de meio volt. 

Por definição o joule thief é minimalista. 

Segundo Wikipédia:

“A joule thief is a minimalist self-oscillating voltage booster that is small, low-cost, and easy to build, typically used for driving small loads. This circuit is also known by other names such as blocking oscillator, joule ringer, vampire torch.”

 

O grande segredo para ter um bom rendimento está nas caracteristicas do transistor e do transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

800 mA é muita coisa pra um joule thief!!!

 

Ele funciona com pouca corrente!!!

 

Poste o esquema dele... Para que possamos analisar.

 

Cheque as conexões.

 

Eu tinha um joule thief que só funcionava com pilhas usadas, quando usava pilha nova, ele não funcionava... Experimente diminuir um pouco essa tensão de 1V5 para 1V, por exemplo.

 

E alguns circuitos não são muito legais de usar na protoboard, talvez seja melhor montar em "aranha" ou fazer a PCB diretamente.

 

Flw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Junior Picui disse:

Vê se te serve. Foi o que fiz com o pouco tempo.

Circuito Elétrico.png

Este circuito não funciona.

Q1 está sem corrente na base , logo não conduz .

Q2 está com as tensões invertidas e R1 está drenando a corrente da bateria através do diodo coletor base de Q2.

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue esquema do circuito do Joule Thief que montei e funciona muito bem, ele acende o led com fonte assimétrica a partir de 0.6V o que não está funcionando é o circuito de alimentação que vai transformar 5.7V em 1.5V.

No Proteus não consigo acender o led mas, montado o circuito funciona muito bem, com 0.6V o led já acende.

😶Joule thief.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BlackDiamond disse:

Segue esquema do circuito do Joule Thief que montei e funciona muito bem, ele acende o led com fonte assimétrica a partir de 0.6V o que não está funcionando é o circuito de alimentação que vai transformar 5.7V em 1.5V.

No Proteus não consigo acender o led mas, montado o circuito funciona muito bem, com 0.6V o led já acende.

😶

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O valor de R1 está muito baixo, experimenta trocar por 100k .

E atenção, o Joule Thief é uma fonte chaveada "step-up" ou seja a tensão de alimentação  desta fonte tem de ser menor que a tensão de saída senão a fonte para de oscilar.

Se o led for alimentado com um volt, a tensão de alimentação deve ser menor que um volt. 

Neste caso, para aumentar a tensão de entrada em 0,5V coloca-se um diodo em série com a carga.

Editado: por mariomendes77
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎26‎/‎05‎/‎2018 às 15:29, mariomendes77 disse:

O valor de R1 está muito baixo, experimenta trocar por 100k .

E atenção, o Joule Thief é uma fonte chaveada "step-up" ou seja a tensão de alimentação  desta fonte tem de ser menor que a tensão de saída senão a fonte para de oscilar.

Se o led for alimentado com um volt, a tensão de alimentação deve ser menor que um volt. 

Neste caso, para aumentar a tensão de entrada em 0,5V coloca-se um diodo em série com a carga.

Com 100K aumentou o brilho dos leds, vou postar o circuito inteiro que está funcionando perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...