Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
darkmal

resolvido Medir Valor de Capacitor Cerâmico SMD

Avalie este tópico:

Posts em destaque

darkmal    1

Boa tarde, membros do eletronicabr,

Quero medir o valor exato de um capacitor smd cerâmico fora do circuito. Quero descobrir com precisão porque esse é o único capacitor que faz funcionar um scanner que tenho. Se descobrir com exatidão, posso comprar outros iguais para reparos futuros. Medi o capacitor com o capacímetro antes e depois de soldá-lo no circuito e os valores encontrados são diferentes.

Seria possível descarregar o capacitor antes de realizar a medida ou esse procedimento só se aplica aos eletrolíticos?

Obrigado antecipadamente!

Editado: por darkmal

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
slugpoa    592

@darkmal todo capacitor deve ser medido fora do circuito, pois na placa altera seu valor, para saber com exatidão basta ter o esquema elétrico ou o valor impresso nele.

1 hora atrás, darkmal disse:

Seria possível descarregar o capacitor antes de realizar a medida ou esse procedimento só se aplica aos eletrolíticos

todo capacitor deve ser descarregado

• Joinha 2

Compartilhar este post

Link para este post
nagkiller    74

Tem um pessoal que diz que capacitores smd não se medem, são substituídos pela mesma cor e tamanho, mas não é bem assim não!!!

Tenho capacitores em fitas aqui que são de valores diferentes, mas de tamanho e cores iguais.

O único jeito é medir mesmo!!!

Conforme o colega acima disse, fora da placa e descarregados.

Flw...

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
darkmal    1
3 horas atrás, slugpoa disse:

@darkmal todo capacitor deve ser medido fora do circuito, pois na placa altera seu valor, para saber com exatidão basta ter o esquema elétrico ou o valor impresso nele.

todo capacitor deve ser descarregado

Valeu! Vou fazer isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para este post
nagkiller    74

Se vc retirar de placa igual de sucata, evidentemente não terá problemas, mas eu disse que se for novos no rolo de fita ai já é outra história!!!

Flw...

• Joinha 2

Compartilhar este post

Link para este post
slugpoa    592
15 horas atrás, wjinformatica disse:

sempre troquei por mesmo tamanho e nunca tive problemas amigo

Trabalho a 30 anos com manutenção e faço tambem a troca por um de mesmo tamanho e nunca tive problemas, tento usar de uma mesma etapa, uso qualquer placa

• Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post
tecgess    753

Olá'.... sobre troca de capacitores cerâmicos smd  sempre e bom trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima  e respeitar a sua capacitância , do fato de funcionar e não dar problema e que sempre na mesma linha do capacitor  trocado a outros para sustentar a linha  por isso que não da problema, mas repito .

" Trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima  e respeitar a sua capacitância '"

Geralmente esse capacitores estão interligados em paralelo para poder sustentar a linha (saída).

Você colocando um capacitor com tensão menor e capacitância errada vai fazer os outros capacitores ter uma pouco mas de esforço para manter a linha (saída) ,sendo praticamente nulo o capacitor substituído no setor. 

Tanto que se você deixar sem, vai funcionar...

Mas o correto e trocar, porque se lá era para ter 3 4 5 6 7 8 9 capacitor SMD  de cerâmica, eles servem para filtrar e manter a tensão de saída de acordo com a carga não colocando ou colocando um com valores diferente , ele no circuito está praticamente nulo e até forçando mais os outro capacitores para manter a linha em uma tensão correta  para sustentar a carga....

Se por exemplo essa linha tivesse somente um capacitor para sustentar a carga no valor de 25V 4,7uf   e  você colocar um de valor de tensão  abaixo do projetado  não iria ficar muito tempo funcionado para que circuito entra-se em proteção ou o próprio capacitor cerâmico abri ou entra em curto prejudicando setor do  circuito.

Mas essa pratica eu sei que e usado faz tempo  por muitos técnicos ,

Mas dependendo do local a ser substituído e  a  disposição que esses capacitores estão pode ser em serie ou paralelo ... sim... pode prejudicar o funcionamento do circuito fazendo outras fontes do circuito trabalharem forçada ou com tensão abaixo do especifico.

Quando você pega para aferir um setor de 3,3v e ao aferir esse setor está abaixo do especifico  exemplo 3,2V com certeza tem algum capacitor que não está mais fazendo o seu papel na linha , e a tensão não cai de uma vez  e porque eles sempre  são mais de um em paralelo para sustentar a carga .

Espero que os amigos  e colegas  de profissão não encare essa postagem como critica e sim como um aviso, independente do resultado obtidos em reparos.

tecgess1.png

tecgess1.png

tecgess1.png

Editado: por tecgess
  • Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

Compre um capacímetro, amigo. E sim, tensão e capacitância devem ser respeitadas. Tamanho não significa absolutamente nada. A tensão do capacitor você só vai descobrir via esquema elétrico do aparelho, pois com um capacímetro não existe essa possibilidade de saber qual a tensão de trabalho do capacitor. Utilize o capacímetro apenas para testes de capacitância, ok. Se quiser saber os valores reais, sugiro que procure essa informação via esquema elétrico, lá você vai ter tudo que precisa. Obs: me refiro aos capacitores smd.

Editado: por Luó Xīsēn Lì Mǎ
  • Joinha 1

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...