Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Medir Valor de Capacitor Cerâmico SMD

Avalie este tópico:


darkmal

Posts em destaque

Boa tarde, membros do eletronicabr,

 

Quero medir o valor exato de um capacitor smd cerâmico fora do circuito. Quero descobrir com precisão porque esse é o único capacitor que faz funcionar um scanner que tenho. Se descobrir com exatidão, posso comprar outros iguais para reparos futuros. Medi o capacitor com o capacímetro antes e depois de soldá-lo no circuito e os valores encontrados são diferentes.

Seria possível descarregar o capacitor antes de realizar a medida ou esse procedimento só se aplica aos eletrolíticos?

 

Obrigado antecipadamente!

Editado: por darkmal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@darkmal todo capacitor deve ser medido fora do circuito, pois na placa altera seu valor, para saber com exatidão basta ter o esquema elétrico ou o valor impresso nele.

1 hora atrás, darkmal disse:

Seria possível descarregar o capacitor antes de realizar a medida ou esse procedimento só se aplica aos eletrolíticos

todo capacitor deve ser descarregado

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um pessoal que diz que capacitores smd não se medem, são substituídos pela mesma cor e tamanho, mas não é bem assim não!!!

 

Tenho capacitores em fitas aqui que são de valores diferentes, mas de tamanho e cores iguais.

 

O único jeito é medir mesmo!!!

 

Conforme o colega acima disse, fora da placa e descarregados.

 

Flw...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá'.... sobre troca de capacitores cerâmicos smd  sempre e bom trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima  e respeitar a sua capacitância , do fato de funcionar e não dar problema e que sempre na mesma linha do capacitor  trocado a outros para sustentar a linha  por isso que não da problema, mas repito .

 

" Trocar por um que tenha a mesma tensão ou acima  e respeitar a sua capacitância '"

 

Geralmente esse capacitores estão interligados em paralelo para poder sustentar a linha (saída).

 

Você colocando um capacitor com tensão menor e capacitância errada vai fazer os outros capacitores ter uma pouco mas de esforço para manter a linha (saída) ,sendo praticamente nulo o capacitor substituído no setor. 

 

Tanto que se você deixar sem, vai funcionar...

 

Mas o correto e trocar, porque se lá era para ter 3 4 5 6 7 8 9 capacitor SMD  de cerâmica, eles servem para filtrar e manter a tensão de saída de acordo com a carga não colocando ou colocando um com valores diferente , ele no circuito está praticamente nulo e até forçando mais os outro capacitores para manter a linha em uma tensão correta  para sustentar a carga....

 

Se por exemplo essa linha tivesse somente um capacitor para sustentar a carga no valor de 25V 4,7uf   e  você colocar um de valor de tensão  abaixo do projetado  não iria ficar muito tempo funcionado para que circuito entra-se em proteção ou o próprio capacitor cerâmico abri ou entra em curto prejudicando setor do  circuito.

 

Mas essa pratica eu sei que e usado faz tempo  por muitos técnicos ,

 

Mas dependendo do local a ser substituído e  a  disposição que esses capacitores estão pode ser em serie ou paralelo ... sim... pode prejudicar o funcionamento do circuito fazendo outras fontes do circuito trabalharem forçada ou com tensão abaixo do especifico.

 

Quando você pega para aferir um setor de 3,3v e ao aferir esse setor está abaixo do especifico  exemplo 3,2V com certeza tem algum capacitor que não está mais fazendo o seu papel na linha , e a tensão não cai de uma vez  e porque eles sempre  são mais de um em paralelo para sustentar a carga .

 

 Espero que os amigos  e colegas  de profissão não encare essa postagem como critica e sim como um aviso, independente do resultado obtidos em reparos.

tecgess1.png

tecgess1.png

tecgess1.png

Editado: por tecgess
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um capacímetro, amigo. E sim, tensão e capacitância devem ser respeitadas. Tamanho não significa absolutamente nada. A tensão do capacitor você só vai descobrir via esquema elétrico do aparelho, pois com um capacímetro não existe essa possibilidade de saber qual a tensão de trabalho do capacitor. Utilize o capacímetro apenas para testes de capacitância, ok. Se quiser saber os valores reais, sugiro que procure essa informação via esquema elétrico, lá você vai ter tudo que precisa. Obs: me refiro aos capacitores smd.

Editado: por Luó Xīsēn Lì Mǎ
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...