Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida parafusadeira importada fdd-1000 não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Amigos bom dia! Queridos irmãos, estou consertando uma parafusadeira importada, mas que é muito forte e útil para um amigo também técnico que lida somente com conserto de ventiladores. Ele realmente precisa desta ferramenta. Eu emprestei para ele uma que tenho até que eu conserte a dele.

Enfim, a chave liga desliga e a chave inversora de rotação estão "podres" ou seja, a parte plástica está ressequida e, pretendo substitui-las  por uma chave tipo gangorra de seis pinos.

No meio, ficaria desligada, para baixo ligaria a rotação para a esquerda e para cima ligaria a rotação da direita.

Algum amigo poderia me informar o esquema de ligação desta chave de seis pinos para eu avançar neste projeto para ajudar meu amigo?

Desde já os meus agradecimentos!

20180602_095818.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lógica da coisa é simples @DinhoOliveira

Os fios do motor vão nos conectores centrais da chave.

Os fios de alimentação vão invertidos nos polos laterais de forma que sempre quando um dos fios do motor receber positivo o outro receba negativo.

esquema.jpg

A ligação seria esta acima supondo que os fios vermelho e preto que vêm da parte de baixo são os que saem da bateria.

Se no entanto houver na ferramenta seleção de velocidade aí a adaptação que pretendes fazer vai eliminar uma das velocidades, a não ser que utilizes uma chave de 3 pinos e duas posições para selecionar entre elas.

To aqui imaginando se é realmente com bateria, ou se é daquelas que fica sempre ligada na tomada... de qualquer forma as ligações seguiriam o mesmo princípio, quando houvesse neutro de um lado haveria fase no outro.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Neo disse:

A lógica da coisa é simples @DinhoOliveira

Os fios do motor vão nos conectores centrais da chave.

Os fios de alimentação vão invertidos nos polos laterais de forma que sempre quando um dos fios do motor receber positivo o outro receba negativo.

esquema.jpg

A ligação seria esta acima supondo que os fios vermelho e preto que vêm da parte de baixo são os que saem da bateria.

Se no entanto houver na ferramenta seleção de velocidade aí a adaptação que pretendes fazer vai eliminar uma das velocidades, a não ser que utilizes uma chave de 3 pinos e duas posições para selecionar entre elas.

To aqui imaginando se é realmente com bateria, ou se é daquelas que fica sempre ligada na tomada... de qualquer forma as ligações seguiriam o mesmo princípio, quando houvesse neutro de um lado haveria fase no outro.

 

Novamente meu amigo @Neo colaborando, partilhando seu valioso conhecimento. Mil joinhas para você meu irmão!!! Um forte abraço e obrigado!!!

Fiz os testes num motor menor com alimentação através da fonte de bancada. Deu muito certo! Esta parafusadeira e furadeira veio do Japão e usa 110Vac da rede e converte através de uma ponte retificadora com capacitor para media de 123Vdc que segue para o motor.

Vou finalizar agora no aparelho e logo posto o resultado final.

Novamente os meus agradecimentos!!! 

Editado: por DinhoOliveira
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Aqui o resultado final. Externei ao máximo a posição do botão da chave para melhor ergonomia. Optei por fixa-lo com cola quente, para facilitar o desmonte no futuro, para realizar novos consertos. Depois é só reposicionar e aplicar um novo suporte de cola quente.

Fica este bom exemplo de adaptação que elimina de uma só vez, dois componentes que apresentam comumente defeito nas furadeiras e/ou parafusadeiras; os botões liga/desliga e o inversor de rotação.

As funções: ligar/desligar, girar para a esquerda ou para a direita, todas no mesmo botão com fácil e prático acionamento.

Muitíssimo obrigado ao parceiro @Neo competente e sempre disposto.

Um forte abraço em todos e espero que seja útil a quem precisar!

parafusadeira.jpg

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...