Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Avell g1511 - 6-71-n15r0-d02a - Demora para aparecer imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Avell Demora para exibir imagem.

 

Relato do cliente.
Foi para assistência técnica autorizada com o defeito "As vezes não liga e quando liga demora para apresentar imagem."

Voltou da tal assistência com defeito de não ligar nada e sem conserto.

 

Ao abrir o notebook já notei a região do pch escura e resíduos de fluxo em qse todos pwm da placa.

 

O defeito de não ligar eu encontrei. Faltava SYS5V e o problema estava no pq17 (pag 92)

 

Agora estou no problema da demora para aparecer imagem.

Depois que pressiono o botão power demora mais ou menos 30-40 segundos para exibir imagem.

 

Esse demora deve estar relacionado ao firmware Management Engine do PCH.

Na bios aparece ME FW Version : 0.0.0.0

 

Não encontrei outro arquivo para gravar e no site do fabricante tbm não existe atualizações.

Então,

Fiz o clean ME com mesma versão - Mesmo problema

 

Fiz upgrade para ultima versão - Mesmo problema

 

Vi no esquema que ele tem um jumper unlock ME (JOPEN4 pag 77), fechei ele  e gravei a bios com Clean ME novamente e deu mesmo problema.

 

Ja não sei mais o que fazer. Alguém tem alguma dica?

 

Esquema

 

 


 

Editado: por willianlopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te ser bem sincero, teve um avell que mexi que também notei um certo retardo de imagem da ordem de uns 30 a 45 segundos, eu perguntei ao cliente e ele disse que havia comprado de segunda mão e que desde que comprou era daquele jeito, daí nem perdi tempo... Não lembro qual era o modelo exato.

 

Se já limpaste o ME e não surtiu efeito, visto que a região do pch está escura, talvez o cidadão que mexeu tenha feito o desfavor de trocar o pch por um não idêntico, ou ele pode estar com defeito nas esferas  região responsável. Esse pch está esquentando mais que o normal?

 

Se todo o resto funciona como deveria, eu conversaria com o cliente a respeito dos riscos/benefícios, e deixaria claro que já que é um problema menor não vale apena mexer enquanto estiver funcionando, visto a dificuldade de conseguir arquivos sabidamente bons para o modelo do note.

Se por acaso houvesse retorno do equipamento partiria para troca do pch e cobraria novo serviço, afinal são problemas distintos ao que parece.

 

Tive um caso de notebook dando retardo de vídeo, que o problema era o pwm do vcore ou gfxcore se bem me lembro, que demorava a liberar um powergood. Foi só substituir que cessou, como disseste que vários foram submetidos a calor talvez valha apena conferir. 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...