Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1-471 / DAZQSAMB6E1 sem tensão na PL13

Avalie este tópico:


trabach

Posts em destaque

Boa noite valentes! Saudações!

Estou desde cedo com esta placa abençoada aqui na bancada, e agora não tem como não solicitar SOS dos amigos.

 

Notebook chegou apenas acendendo led de power na bateria, aceitava start e morria.

Na assimétrica injetando 19v faiscava, mas mantinha o consumo abaixo de 0,10a. Ao pressionar o botão de power, acendia led laranja piscando três vezes e desligava. 

Não acendia o led azul ao pressionar o power. Porém, se injetasse 19v como num repique, injeta e tira, injeta e tira, o consumo na assimétrica caia para 0,02a e então aceitava ligar no power com led azul, vindo a desligar alguns segundos após.

Encontrei PQ30 (AOL1413) em curto como arame entre Source e Dreno, e 53ohms com gate. Substituído por outro do mesmo de outra placa acer, placa ligou de primeira, consumo em STBy 0,02a, startou blz, subiu o consumo na assimétrica como se fosse dar vídeo e desligou. Não notei aquecimento de processador e nada mais.

O que achei muito estranho quando removi o processador foi que nas bobinas PL11 e PL12 haviam 18,5v, dando a entender que PQ40 e PQ 44 estavam passando tensão erradas. Não encontrei curto neles. 

Acabei encontrando uma resistência de 26oh em C511, PC39, PC50, C193 e C200, sem processador na placa. Encontrei mais um curto, o abençoado C193. Agora aí que está a parte boa do bolo... Quando temos um processador soldado e um capacitor de Tântalo estiver alterado ferrou! Com o processador presente Lê-se 18oh, e sem o processador e com capacitor defeituoso, encontrei 26oh, como encontrar o defeito neste abençoado capacitor já que injetando 1,05v na linha do VCORE, nada aqueceu? Graças à Deus o processador não é soldado rsrsrsr.

Agora vamos lá, os capacitores PC39, PC50 e C200 já vieram substituídos por outros de 330/e81 com nomenclaturas diferentes  dos originais 330/23LP1d.

Nas bobinas PL11 e PL12 sem processador, tanto em STBY quanto ligado tenho 7v. Com o processador, as mesmas passam a ter 0,23v STBY e 0,35v ON. PL13 0V sempre!

Amigos, algum direcionamento?

Regravar BIOS???? Não creio que seja a saída.

BIOS U8 0,41v PINO 1 STBY, demais pinos 0v

BIOS U6 0v em todos os pinos STBY

BIOS U6 e U8 após ligada

PINOS 1,2,3,7 e 8 ambos 3,3v.

 

Alguma dica? por desencargo de consciência, vou regravar a MAIN bios.

 

 

Editado: por trabach
Desisti de perder tempo nesta placa, tempo é dinheiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica, @curtolo, @Gilson Macedo

Bom dia meu amigos 

Tenho que recorrer aos mestres universitários.

Vocês que são os top five , conseguem uns minutos para me dar esta força amigos...Sei que é muito corrido pra vocês e eu não gostaria de devolver sem reparo, já que tanto tempo já dispus para esta placa.

Bom dia Valentes!

Mais uma observação: Liga tanto na bateria quanto no carregador, mas se plugar a bateria, não há alteração de consumo na Assimétrica. Até acende o led de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/06/2018 às 23:31, trabach disse:

Nas bobinas PL11 e PL12 sem processador, tanto em STBY quanto ligado tenho 7v. Com o processador, as mesmas passam a ter 0,23v STBY e 0,35v ON

Esta é a linha do VCORE e VCORE2, já que tem capacitores de 330/2v, pode ter tensão superior neste caso 7v sem processador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica 

Agora tenho novidades....

Rapaz, esta placa chegou aqui e está uma beleza. Acabei revisando o setor de Vcore e +Vcc_gfx... rapaz, substituíram os PQ50 e PQ51 (aon6414al) por 7686, acabei de ver isso. O PQ40 fora da placa está estranho mesmo, ele lê 552oh e não está chaveando. Vou caçar um equivalente aqui na sucata e já posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica  Pl8 está ligada diretamente aos capacitores que ficam na parte interna do socket do processador. Sem  o processador, poderia ter resistência nessa leitura normalmente né? Tem placas que isso é bem comum devido alta corrente.

Editado: por trabach
precisa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, trabach disse:

@wjinformatica  Pl8 está ligada diretamente aos capacitores que ficam na parte interna do socket do processador. Sem  o processador, poderia ter resistência nessa leitura?

não pode ter resistência baixa nesse ponto sem o processador

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

Ainda sem PQ40, PQ44, PQ50 e PQ51, retirei PU3, Levantei bobina PL8, retirei C511, e injetei entre 1,05 até 1,7v no pad de C511, onde é mesma linha dos capacitores abaixo do processador, onde tenho a leitura de 26ohms. Nada aqueceu. Em 1,05v, consumo de 0,26a, com 1,2v 0,36a,  com 1,4v 0,52a, com 1,5v 0,79a, com 1,7v 1,13a. Apenas pequena e lenta elevação de temperatura no chip U20 PCH. Até quantos volts posso injetar neste ponto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...