Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Macbook Pro A1278 / 820-2530 / Não liga

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

Prezados, estou com esse Mac me tirando o sono.

Deu entrada pra mim com o sintoma de não ligando.

Conectado no MegSafe o led indicador fica com a luz verde como todos os periféricos conectados na placa. (Mac montado)

Ao desmontar, e após análise visual, percebi que a bobina L7260 apresentava uma resistência muito baixa, próxima dos 0,03 ôhms.

Com auxílio do board view pude constatar que se tratava do circuito de 3 e 5 v U7200 TPS51125.

Como de praxe comecei verificando alimentação, e de primeira, no pino 16 do U7200 apresentou curto.

Verifiquei possível fuga nos fets Q7260 (alta) e Q7261 (baixa) e constatado curto entre source e dreno no Q7261, pensei: "matei a charada" é o TPS !

1º Passo: levantei a bobina L7260 pra me certificar em que lado estava o curto e confirmado, estava no pino 2 da bobina

2º Passo: Removi o U7200 e pra minha surpresa, o curto permaneceu.

3º Passo: Injetei uma tensão de segurança limitando a corrente na assimétrica e com 2a de consumo, nada esquentou, absolutamente nada.

Comecei a seguir o esquema e baseado em experiências anteriores, pode ser um curto "total" onde nenhum componente oferece resistência ou um possível capacitor de estado sólido (eletrolítico) em curto com terra.

4º Passo: Levantei todos os capacitores possíveis da linha =ppvin_s3_5vs3 na tentativa de isolar o curto, neste momento, já tinha perdido alguns neurônios, cabelos brancos, paciência ...

5º Passo: Segui no BV a tensão =ppvin_s3_5vs3 onde essa tensão chegava e dei prioridade aos componentes ligados ao terra, tmb sem sucesso, nenhum deles apresentava problema.

 

Conclusão, pode ter passado alguma coisa mas, diante de toda essa análise, não chegar a algum lugar e ter perdido alguns fios brancos que me restaram, resolvi pedir ajuda aos meus nobres "bruxos" da eletrônica.

 

Nessa foto onde indico com seta, os componentes foram sacados da placa e testados individualmente.

 

Alguma dica ?

 

@Paulo Noce  @Neo ....

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberto Rosa Boa tarde,

 

Este é um macbook Pro A1278.

 

O capacitor se houver fuga ele se torna uma resistencia e com isto ele aquece. Se ele estiver em curto, não irá aquecer.

 

Eu faço o seguinte. Deixo minha fonte em 5A e coloco uma tensão de 2.8V e com isso vejo quem aquece. Houve muitos casos, que com o auxilio do microscópio, consegui achar um componente defeituoso. 

 

Pela boardview, veja os pontos desta tensão primaria e tente isolar ponto a ponto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Paulo Noce disse:

O capacitor se houver fuga ele se torna uma resistencia e com isto ele aquece. Se ele estiver em curto, não irá aquecer.

Exatamente.

 

4 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Eu faço o seguinte. Deixo minha fonte em 5A e coloco uma tensão de 2.8V e com isso vejo quem aquece

Eu fiz isso e ninguém aqueceu. O que leva a crer que é curto mesmo.

 

5 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Pela boardview, veja os pontos desta tensão primaria e tente isolar ponto a ponto.

Vou refazer a análise mas, como falei, todos os componentes ligados ao terra eu removi, e os que interligavam em outras tensões, medi na própria placa em escala de resistência.

 

Como falei, esse mac está cruel demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alberto Rosa 

 

acabei de pegar uma placa em curto na linha dos 19V e também não esquentava. Por ser uma linha de 19v comecei nos 2.8v e nada aquecia. Aumentei para 3.8v e senti um leve aquecimento em cima de um mosfet. Retirei ele e realmente estava em curto.

 

Faça isso e vai aumentando a tensão até os 4.5v, onde temos curto na linha de 5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@Alberto Rosa 

 

acabei de pegar uma placa em curto na linha dos 19V e também não esquentava. Por ser uma linha de 19v comecei nos 2.8v e nada aquecia. Aumentei para 3.8v e senti um leve aquecimento em cima de um mosfet. Retirei ele e realmente estava em curto.

 

Faça isso e vai aumentando a tensão até os 4.5v, onde temos curto na linha de 5v.

Nesse caso, como tenho esse curto no pino 16 do TPS posso ir mais alem na tensão correto? uma vez que ele é alimentado com 16.5v (tensão do carregador)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alberto Rosa disse:

Perfeito, é desse ponto que parte as tensões:

ok então esquece a linha de 5V e injete tensão nesta bobina. A linha de 12V se existir curto, vai alterar as outras medições que no caso a linha de 5V, 3V ....

 

Até podemos ter curto na linha de 5V, mas primeiro resolva o problema desta linha principal. 

 

Antes do charger temos 16v e na sua saída temos os 12v.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Prezados, dando seguimento nesta análise.

Consegui localizar um capacitor em curto, C7302.  Removido e substituído.

Equipamento não liga ainda. Analisando, constatei que não tenho os 5v alws.

No TPS51125 falta a ENTRIP1 5V_S3_ENTRIP.  

 

image.png

 

Seguindo o sinal +P5VS3_EN_L, o sinal PM_S4_STATE_L está ausente. Este sinal sai de U1400 (nossa ponte norte) nVidia MCP79MXT.

Seria o caso do rebbaling ?

 

image.png

image.png

 

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...