Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Roberto275803

em análise Apple MacBook Pro A1297 / placa 820-2849 -A / tem todas as tensões, mas não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Colegas,

Gostaria de ajuda se alguém tiver modelo igual para confirmar porque este notebook tem as tensões e parece normal, mas não carrega a bateria e nem liga.

A bateria está zero carga, sem tensão alguma. Estou desconfiado que este notebook não liga sem a bateria e gostaria que os colegas ajudassem confirmando se estou certo ou errado neste meu pensamento.

Tem 8,4 v no pino da bateria quando ligo a fonte  e led fica sempre verde.

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

No pino 5 do J5713  tem tensão e zera? Deveria ligar com ambas as fontes, e não apenas com uma ou apenas com as duas conectadas. 8v na nos pinos da bateria sem ela conectada ou com ela? 

Editado: por Gilson Macedo

Compartilhar este post

Link para este post
2 horas atrás, Roberto275803 disse:

Estou desconfiado que este notebook não liga sem a bateria

Boa noite,

Toda linha de macbook, macbook Pro, Air, Retina, ligam sem a bateria. 

46 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Deveria ligar com ambas as fontes, e não apenas com uma ou apenas com as duas conectadas

Vc está correto. 

Temos duas fontes, sendo 60watts e a outra de 85watts. Para ligar macbook Pro de 15" ou 17" temos que usar a fonte de 85watts. A fonte menor irá acender o magsafe, mas a máquina não irá ligar.

Compartilhar este post

Link para este post
1 minuto atrás, Roberto275803 disse:

Vou comprar a bateria e fazer os testes e volto a informar.

Tem algo errado aí.

Veja meus vídeos que vc irá perceber que ligo os mac de 13, 15 e 17"  sem bateria.

Compartilhar este post

Link para este post

Roberto, creio que o correto é você observar os sinais do u7000, como alimentação, habilitação, etc. Veja que no pino 14 (smc_bc_acok) é um sinal importante para o smc reconhecer o carregador e poder ligar a placa. Eu não compraria a bateria sem antes verificar os pontos importantes.

Compartilhar este post

Link para este post

@Gilson Macedo @Paulo Noce 

Colegas até aqui muito obrigado pela ajuda!

Eu conseguiu observar e testar 2 coisas.

1 - quando conecto a fonte original ou a assimétrica escuto um barulho, zumbido forte no PCH, não parece normal isto.

2 -  segurando o botão do power-on e conectando o Magsafe e soltando o botão a placa liga mesmo sem a bateria e roda normal e dar post.

Compartilhar este post

Link para este post
Em 07/06/2018 às 00:20, Paulo Noce disse:

@Roberto275803 veja esta sequência de start.

Baixei a sequencia e estou acompanhando por ela. Ainda não encontrei problema algum até agora.

Fiz reballing no SMC e logo ao retirar o chip notei que não tinha problema algum porque todos os pad de solda estavam bem limpos e com solda. Recoloquei de volta e a placa continuou com os mesmos sintomas.

Quando conecto a fonte assimétrica o consumo é de 36 mA e a placa não liga. Quando conecto a fonte segurando o botão de ligar o consumo fica em 22 mA e a placa liga e desliga normal.

Pesquisei para ver o circuito que consome este excesso de corrente, mas nada porque não aquece nada, parece somente mal funcionamento do PCH

Compartilhar este post

Link para este post

@Paulo Noce @Gilson Macedo 

Colegas tudo indica que o problema de não ligar normal é mesmo o PCH.

O R1931 quando conecta o Magsafe  surge 3,2 v num lado e 0 v no outro.  A placa não liga acionando o power.

Quando liga segurando o power aparece 3,2 v nos dois lado do resistor e a placa liga e desliga normal no botão do power.

Alimentando com 3,2 v o outro lado do resistor ele liga normal também. Tem alguém com uma placa igual para verificar neste resistor se o normal é mesmo baixo em standby e se o curto é o no PCH

R1931.png

Compartilhar este post

Link para este post
25 minutos atrás, Paulo Noce disse:

Boa tarde, veja se depois de ir a 3,2v ele volta a 0v.

Não volta. Fica por volta de 1,92 v num lado e 3,2 v no outro.

Eu usei aquela sequencia de start que você passou e na pagina 17 tem uma nota que fala depois do PCH recebe PWRBTN ele tem que enviar o sinal SLP_S4 e nada deste sinal.

somente funciona tudo quando aplico este recurso de ligar segurando o botão de ligar.

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...