Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida acer aspire 5742-6838 compal la-6582p sem 3v e 5v e não liga

Avalie este tópico:


crazyfrog1809

Posts em destaque

Olá gente boa pois bem vou ser bem direto entrou esse notebook na assistência do meu amigo e eu e ele consertamos essa placa, pois bem trocamos alguns componentes e a placa voltou a funcionar, só que uma coisa me chamou atenção nessa placa era no pino 13 do pu1000 estava marcando 22ohm de impedância pois bem sorte que eu tinha uma placa igual e fui medir a impedância dessa placa nesse pino pois bem a impedância em outra placa estava marcando mais de 2kohm bem mais, pois bem cheguei a conclusão que talvez fosse a impedância impedindo o ci pwm de ser acionado pois o pino 13 habilita ele, mas enfim eu aprendi que abaixo de 12 ohm é curto e acima disso pode desconsiderar o curto, mas essa placa demonstrou algo que foi contra aquilo o que eu aprendi, pois bem tem gente que usa como medida 7ohm outros 10ohm, enfim queria que vcs relatassem se vocês pegaram alguma placa com a impedância abaixo de 50ohm e era esse o defeito, principalmente na linha do jack que a impedância é alta!!!

foi eu e o meu amigo @voguelcell que consertamos essa placa porém como nós fazemos uma postagem de cada um vou deixar pra ele falar sobre o conserto dessa placa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô marquei um monte de gente e ninguém quer compartilhar conhecimento?
cadê a galera do fórum?
orra eu ajudo um monte entro em site russo baixo bios, esquema elétrico, boardview e upo no fórum, dou dicas, ajudo na análise da sequencia power, analiso o circuito dos notebooks dos meus amigos e quando eu tenho uma dúvida ninguém quer me ajudar?

Editado: por crazyfrog1809
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre impedância (resistência  da linha ) vai depender de quanto essa linha consome em Amper... lei de OHMS.

Se tem uma linha que contem um tensão baixa(U) corrente alta(I) =  resistência baixa(R).

Agora falando do circuito de notebook.... todo linha que vem  de VIN  tem que ter uma resistência alta,  essa diferencia de impedância  não existe uma base de resistência  padrão fixo , porque existe vários tipos de arquitetura , modelo  e fabricante de equipamento com tensões e consumos diferente. A melhor base e você saber interpretar os valores que seu multimetro esta te mostrando.

Esse padrão de resistência que foram passado ... foi a facilidade que eles arrumaram para vender os cursos  e fontes assimétricas .

 Técnico ou usuário com formação ou sem tem que pelo menos conhecer a lei de ohms e saber calcular a mesma.

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, crazyfrog1809 disse:

Pô marquei um monte de gente

Talvez, este foi o motivo do seu tópico receber poucas respostas.

Os inúmeros usuários que poderiam ajudar podem se afastar diante da lista que fez (entende-se que sua dúvida é direcionada somente ao pessoal que citou).

 

13 horas atrás, crazyfrog1809 disse:

e quando eu tenho uma dúvida ninguém quer me ajudar?

Não é bem assim....

A ajuda que recebe não é proporcional à ajuda que oferece e sim, à disponibilidade do pessoal.

 


Sobre a sua dúvida, o nosso amigo tecgess disse tudo: Não existe um padrão fixo nesta aferição.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá .... sobre o post o proprio autor relatou que foi resolvido.....

Sobre a duvida  era só analisar o circuito, como essa linha poderia ter 22Ω ?

 

Não tem como  porque isolando essa parte do circuito e só analisar que temos  2 resistores  ligado ao pino 13... o PR568  499kΩ e o PR569 de 100kΩ se for analisando a malha  a resistência equivalente desse circuito e a somatória entre elas  seria 620kΩ   portanto nunca ia chegar a 22Ω... 

 

Ah!!!!!.... mas o autor do post relatou que por comparação  em outro circuito  o valor foi acima de 2kΩ.

 

Sim!!!! tendo em vista a referencia de aferição  em um circuito  fechado vai somar toda a resistência do circuito ate o ponto de aferição por isso isolamos um parte do circuito que foi questionado.  mas mesmo assim nunca ia chegar a 22Ω.

 

FIGURA1.png

 Agora analisando através de tensão  esse mesmo circuito sabemos que esse 2 dois  resistores no formato que se encontra  e um circuito de divisor de tensão que se encontra nos livros de eletrônica .. coisa que muitos reclama que o curso de eletrônica não da  a base para conserta equipamentos  notebook ...

 

Creio que alguns dormiram nesse momento em sala de aula,  mas vamos lá:...

 

 Se temos uma fonte de 18V e temos esse circuito representado na figura abaixo  que e um divisor de tensão  temos a formula :

 

U=  RB  /  RB  +  RC  *  U que teria  U= 100k  / 100k + 499k * 18 = 3V no pino 13 da PU1000

 

FIGURA2.png

Com essa pequena parte do circuito que foi isolado da para saber o sentido da corrente que circula  a queda de tensão nos resistores  o valor de corrente que se encontra nesse ponto porque temos  duas grandeza para calcular, assim da para utilizar e brincar com a  1 lei de ohms..

 

E só ler os livros de eletrônica e saber isolar o circuito que quer analisar , nos livros de eletronica vai ter o circuito e a resposta das duvidas...

 

 PS: Aqui vai  um pequeno desabafo gostaria de ver  mais técnicos de qualidade no mercado e pelo curso de eletrônica que alguns ignoram para sua formação e vende a facilidade  da pratica do reparo.

 

Está bem frenético a pratica de injetar tensão e o esquentamento de circuito  para resolver o problema no incio de analise  e só analisar no fórum a área de devolvido o quantos de equipamentos foram devolvido ao injetar tensão ou esquentamento do circuito no inicio da analise

 

Ah!! mas no meu caso resolveu ,,

 

Sim isso vai depender em qual  ponto estava o curto geralmente quando da certo estava relacionado a linha de VIN ,  B+ ou algo relacionado a elas  exemplo Vcoreb+..

 

 Espero ter conseguido resolver a duvida do autor nesse pequeno e singelo post ,peço aos amigos de profissão não levar esse post como critica e sim um aviso para quem quer embarcar nessa profissão.

Editado: por tecgess
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...