Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Soldagem com ferro, solda fria no terra

Avalie este tópico:


zetech

Posts em destaque

Pois bem, tô com essa dúvida na minha cabeça já faz alguns dias.

Outro dia após fazer a limpeza da solda antiga para colocação de nova solda nos terminais de uma placa de celular (não me lembro mais qual o modelo) notei que a solda não derretia e aderia perfeitamente ao terminal negativo, o fio de solda amolecia e ficava meio que seco e quebrava, esfarinhava derretendo mal, se afastasse o ferro do contato com o ponto, o estanho agia normalmente e sendo que bem ao lado a alguns milímetros no terminal positivo derretia que era uma maravilha, aderia e brilhava!! não entendi mas consegui concluir o serviço com um excesso de solda no ponto e assim ficou bom.

Deixei o caso de lado mas hoje me deparo novamente com esse fantasma! e então não deu pra ignorar .

 

Então pelamordeDeus existe alguma relação lógica entre o derretimento da solda e o ponto terra da placa que alguém possa explicar??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente ponteira fina demais, e ou, potência do ferro insuficiente.

Geralmente os pontos de terra tem trilhas mais largas e compridas visto que se espalham por toda a placa, como o cobre é um excelente dissipador de calor assim que você encosta o ferro na trilha ele passa a drenar calor da ponteira, se não houver compensação adequada, seja por incapacidade da estação/ferro de adicionar calor na ponteira, ou por incapacidade da ponta por ser muito fina de reter calor, pode se ver esse efeito de esfarelamento, como se o estanho não derretesse por completo.

As estações da Hakko que usam aquelas ponteiras longas que já tem a resistência e o termopar embutidos em cada uma, tendem a oferecer melhores resultados nestas situações.

Se usas ferro de solda simples está na hora de pensar em adquirir uma estação, ou colocar ponta fina em um ferro comum de mais potência.

Se já usas estação tipo essas da ya xun 881 886 883 tens que analisar uma boa quantidade de coisas pra chegar ao culpado.

A primeira coisa a fazer seria ajustar a temperatura uns 50°C acima e testar novamente...

Acontece muito das ponteiras terem uma folga excessiva no encaixe com a resistência, embora alguma folga seja necessária para permitir a dilatação da resistência normalmente, as vezes elas vem com folga de mais de 1,5mm situação em que seria muito útil adicionar uma camada de condutor térmico entre a resistência e a ponteira, sempre tomando o devido cuidado de deixar alguma folga para permitir a dilatação da resistência, se deixar sem folga nenhuma a resistência pode trincar/quebrar ao aquecer.

Se já estiver trabalhando com uma temperatura relativamente alta na estação e ainda assim ela não conseguir compensar a queda de temperatura ocasionada pelo contato com a trilha gnd, e não houver folga entre a ponteira e a resistência, a coisa começa a complicar, podes ter problema na própria resistência do ferro, ou no controle de temperatura da estação, ou ainda na fonte de alimentação dela que se não for capaz de entregar a corrente necessária não propiciará o aquecimento correto do ferro.

 

Eu uso a uns bons anos uma destas 883d da ya xun, não tenho nada a reclamar dela, tenho consciência de que é uma ferramente inferior se comparada a uma Hakko mas... Tem me permitido trabalhar sem maiores problemas, o que pode acontecer é comprares como eu comprei uma vez uma ponteira de má qualidade, elas tem muitaaaa folga no encaixe da ponteira com a resistência, eu preferi substituir novamente por ponteira original e tudo voltou a ser como era antes, mas poderia ter usado uma folha de cobre para diminuir a folga, como eu não tinha a folha a mão e teria que comprar de qualquer jeito preferi comprar a ponta original nova hueauhaeuhea ;D

 

Espero que tenha conseguido explicar o motivo, mas se tiver alguma dúvida ainda avisa.

Abraço.

 

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Uma pequena história:
 

Um pouco mais de uma década e meia atras, eu era pcb designer em uma grande empresa de nome aqui na cidade onde eu moro, e ela me pagou um curso de solda.

Nele constava que ±90% dos problemas de solda em uma manufatura, era culpa do layout (minha!!!), kkkk... ficava puto com isso, me pagaram um curso pra falar que o problema era eu!!! kkk...

 

Mas de fato, realmente tinham algumas coisas que era de fato não erro, mas sim melhorias para que tudo funcionasse corretamente... vivendo e aprendendo.

 

Uma das coisas citadas no curso é contaminação por fluxo (pelo jeito e ano era aquelas antigas), pode provocar curtos circuitos.

 


Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...