Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido DELL INSPIRON 14Z-5423/ DMB40 INTEL MB 11289-1 REV:A00 - Liga. não sobe video e beepa 7x com chiado na caixa de som

Avalie este tópico:


DoubleGuy

Posts em destaque

Olá pessoal. Peço a ajuda dos caros colegas para poder resolver essa situação.

Esse notebook, estava ligando normalmente aqui na assistencia, no dia seguinte ele não quis dar mais video. Liga, sem video e agora fica beepando 7 vezes e ainda a caixas de som ficam chiando. O cooler quer dar partida mas não chega a girar. O consumo na fonte assimetrica é de 0,10A. Ele liga mas nao desliga mesmo forçado no botao power, liga em seguida como se tivesse algum curto. 

Testes feitos:

- troca da memoria, com pcl3 e pc3 

- Troca da fonte

- troca da tela

- Regravaçao da bios e troca do ci da bios

- ME no pch , no chip de video dedicado amd e no processador core i5 bga

- Removi o ci de rede (vi aqui no forum um caso que o cara resolveu assim)

- Troca da bateria da CMOS

Tem as tensões primarias 5 e 3,3v

 

O ci de som fica na placa filha, eu tambem testei ligar somente a placa mae sem ela, mas não da video tambem. 

Pelo os codigos da dell, vi que 7 beeps é defeito da cpu. Mas nesse caso é bga. Minha duvida é, sera que tem que trocar essa cpu? Alguem ja fez reball nesses processadores, no caso aqui é um SR0XL e deu certo? O processador aqui nem chega a esquentar. 

Existe mais algo que eu possa estar fazendo para teste?

 

OBS: Uma coisa importante que esqueci de comentar, é que esse notebook, estava com ums sintomas estranho antes de parar de vez de funcionar. Quando eu formatei com windows 10, estava funcionando normal o video dedicado com o driver dele. Resolvi por o windows 7, quando eu instalava o driver do video dedicado amd, a tela ficava branca completamente, e travava tudo. So voltava ao normal quando tirava o driver. No windows 10 funcionava normal. Achei que era incompatibilidade de driver no windows 7, mas to desconfiado que o video dedicado estava começando a ir pro espaço. So não sei se agora tem a ver com o notebook agora nao dar video e ficar beepando 7 vezes com chiado nas caixas de som. 

 

Abaixo as tensões encontradas pela placa dos 2 lados com a placa startada (ligada)

 

Muito obrigado pela atenção de todos!

 

2018-07-02_15-54-15_256.jpg

2018-07-02_15-54-41_764.jpg

Editado: por DoubleGuy
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já verificou as bobinas depois das primárias se estão sendo alimentadas? Como você disse que o processador não está esquentando, pode ser que ele não esteja sendo alimentado, ou até mesmo o chip de vídeo dedicado.
Pode ter dado defeito nos pwm de v_core, dá uma olhada nisso.

Quanto ao reballig de processador, tem gente que consegue, eu mesmo já tentei mas não tive sucesso, são muito finos e envergam com facilidade. Ai cabe a vc tentar.

Mas primeiro veja a questão da alimentação dos PWM ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Carapixo disse:

Cara, já verificou as bobinas depois das primárias se estão sendo alimentadas? Como você disse que o processador não está esquentando, pode ser que ele não esteja sendo alimentado, ou até mesmo o chip de vídeo dedicado.
Pode ter dado defeito nos pwm de v_core, dá uma olhada nisso.

Quanto ao reballig de processador, tem gente que consegue, eu mesmo já tentei mas não tive sucesso, são muito finos e envergam com facilidade. Ai cabe a vc tentar.

Mas primeiro veja a questão da alimentação dos PWM ai.

Vc sabe qual a bobina e quanto tem que dar? Vou ver se baixo o datasheet dessa placa. Eu acabei de ver uma dica de um colega no forum, que tentou desativar o video dedicado removendo a bobina pl9201, mas mesmo assim o sintoma continua. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, DoubleGuy disse:

Vc sabe qual a bobina e quanto tem que dar? Vou ver se baixo o datasheet dessa placa. Eu acabei de ver uma dica de um colega no forum, que tentou desativar o video dedicado removendo a bobina pl9201, mas mesmo assim o sintoma continua. 

 

 

Cara, ai pegar o esquema e ver.... normalmente as bobinas próximas ao processador, e ao chip gráfico, com a placa ligada todas as bobinas devem ter alguma tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DoubleGuy cara, vai ter que caçar essas bobinas que estão sem tensão ai. a placa quando ligada todas as bobinas devem ter uma tensão.

Pelo que vi meio rápido aqui, a bobina PL9201 é de alimentação da VGA_CORE, que é do chip gráfico. Se ai não tiver tensão, o chip gráfico não está sendo alimentado. Veja essa linha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, wjinformatica disse:

problema de processador

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Valeu amigo, eu ja sabia dessa tabela . Mas sabe com é né, essa tabela pode muitas vezes nao dizer nada. Queria consultar os amigos aqui do forum, antes de partir pra uma coisa mais drastica. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DoubleGuy Cara, pense o seguinte, se dá 7 bipes e segundo a tabela acima é erro no processador, pode até ser... porém você mesmo disse que algumas bobinas não tem tensão presente, então eu acredito que o processador não está sendo alimentado, por isso dá os 7 bipes acusando erro no processador.

Portanto, pode trocar 10 processadores que não vai resolver, se o mesmo não está sendo alimentado, como ele vai funcionar?
Tente analisar e descobrir o seu real problema. Como já havia dito todas as bobinas devem apresentar alguma tensão com a placa ligada. Pelo o que você já aferiu anteriormente, algumas delas não estão com tensão, inclusive a linha do processador.

Não vá direto trocando o PWM, ele pode não ser o problema, não estou afirmando, mas se houver alguma falha na ativação dele, mesmo trocando não vai resolver seu problema.

Veja e reveja as linhas que não estão com tensão presente, veja os CIs e tente ver se estão alimentados, se não há algum curto tanto nas linhas das bobinas como também em alguma alimentação ou habilitação dos pwm.
Tudo isso é analise pra achar seu real problema. No final pode até ser que o processador esteja com defeito, mas pra ter essa certeza deve-se fazer outros testes e avaliações antes.

Espero ter ajudado. Boa sorte.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2018 às 20:14, Carapixo disse:

@DoubleGuy cara, vai ter que caçar essas bobinas que estão sem tensão ai. a placa quando ligada todas as bobinas devem ter uma tensão.

Pelo que vi meio rápido aqui, a bobina PL9201 é de alimentação da VGA_CORE, que é do chip gráfico. Se ai não tiver tensão, o chip gráfico não está sendo alimentado. Veja essa linha.

 

Realmente a pl9201 nao tem tensao nenhuma, eu ate tentei desativar o video dedicado retirando essa bonina. Mas nao adiantou. Tenho suspeitas que o video dedicado esta ruim. 

 

Tensões que não tem na placa:

PL9201 = 0V

PL 4301=0V

PL4401=0V

PL4501=0V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal, ta dificil achar esse Ci do pu4201, pelo corpo dele ta escrito VT1318MF. Não encontro em lugar nenhum aqui nas minhas carcaças e nem para comprar. Minha pergunta é, exite alguma fonte de ativação das tensoes de saida desse ci? Precisa de algum sinal logico para ter a alimentação do vcore? Galera desculpa a minha ignoracia, eu não sei analisar o esquema eletrico, sei muito pouco. Preciso de uma ajuda. 

Obrigado a quem puder dar uma força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...