Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Novos equipamentos de recuperação de dados

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos, eu trabalho com recuperação de dados e utilizo o data compass e outros da salvation data para regravação de firmware e varias marcas, mas tenho procurado atualizar meus equipamentos de recuperação por isso resolvi abrir este tópico para sugestões de qual equipamento comprar, por exemplo um dos maiores problemas que tenho enfrentado é quando pego um hd usb, pois meus equipamentos são sata e ide.

 

Gostaria de receber sugestões de qual equipamento comprar se alguém conhecer algum outro e me indicar ficarei muito grato, vi o da pc3000 express mas não coloquei muita fé nesse equipamento.

 

desde ja agradeço a colaboração de todos.

 

 

Marcelo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcelo, 

Para HDs USB 3.0 que é bastante comun vale sempre trocar a placa por outra compativel SATA e assim continuar utilizando na sua DC e as Doctors.

Com a evolução das ferramentas, a Data Compass deixou de ser atualizada e não suporta Hds acima de 2TB , uma pena pois é uma excelente ferramenta e ainda a utilizamos rotineiramente em nosso Laboratório. 

A Pc3000 é uma ótima opção, porém deve ser levado em conta sua quantidade de entradas para valer a pena, um investimento a partir de 30 mil reais ok.

Como alternativa, vc tem a opção da MRT que basicamente possui o mesmo visual grafico e diversos recursos excelentes para o dia a dia.

Estamos testando uma nova ferramenta " Spark " que será otima pra quem começar a investir em recuperação de dados e não possui um grande poder aquisitivo neste momento inicial.  ela será terá um custo proximo dos mil reais e será funcionará de forma 'online" pagando somente no mes que usar. incrivel.

Previsão de venda no Brasil em 2 meses.

Espero ter ajuda-do , 

um abraço

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os hds USB que peguei por aqui pra fazer recuperação, eu simplesmente contornei o CI que converte sata pra usb e liguei os quatro fios do sata da máquina direto na placa do hd...

Recuperei sem problemas via software depois disso, não tenho equipamento específico, talvez um dia invista nisso, mas por hora fora de cogitação.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2018 às 13:44, Pericia disse:

Olá Marcelo, 

Para HDs USB 3.0 que é bastante comun vale sempre trocar a placa por outra compativel SATA e assim continuar utilizando na sua DC e as Doctors.

Com a evolução das ferramentas, a Data Compass deixou de ser atualizada e não suporta Hds acima de 2TB , uma pena pois é uma excelente ferramenta e ainda a utilizamos rotineiramente em nosso Laboratório. 

A Pc3000 é uma ótima opção, porém deve ser levado em conta sua quantidade de entradas para valer a pena, um investimento a partir de 30 mil reais ok.

Como alternativa, vc tem a opção da MRT que basicamente possui o mesmo visual grafico e diversos recursos excelentes para o dia a dia.

Estamos testando uma nova ferramenta " Spark " que será otima pra quem começar a investir em recuperação de dados e não possui um grande poder aquisitivo neste momento inicial.  ela será terá um custo proximo dos mil reais e será funcionará de forma 'online" pagando somente no mes que usar. incrivel.

Previsão de venda no Brasil em 2 meses.

Espero ter ajuda-do , 

um abraço

otima dica amigo, voce tem o link dessa ferramenta spark  e mrt?

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2018 às 16:11, Neo disse:

Os hds USB que peguei por aqui pra fazer recuperação, eu simplesmente contornei o CI que converte sata pra usb e liguei os quatro fios do sata da máquina direto na placa do hd...

Recuperei sem problemas via software depois disso, não tenho equipamento específico, talvez um dia invista nisso, mas por hora fora de cogitação.

 

 

voce poderia me explicar como fez isso amigo, voce poderia postar fotos dessa aranha? rssrrs

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não bati fotos nas ocasiões, mas é simples, as trilhas que vão do sata para o CI sempre seguem lado a lado até ele e normalmente estas trilhas ficam afastadas das demais, e cada uma passa por 1 capacitor cerâmico antes de chegar no chip que faz a conversão de sata para USB.

Se não me engano até encontrei na época o datasheet do CI que fazia a conversão o que facilitou ainda mais identificar.

Se tiveres algum destes em mãos e quiseres postar foto posso tentar ajudar nisso. ;D 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Neo disse:

Infelizmente não bati fotos nas ocasiões, mas é simples, as trilhas que vão do sata para o CI sempre seguem lado a lado até ele e normalmente estas trilhas ficam afastadas das demais, e cada uma passa por 1 capacitor cerâmico antes de chegar no chip que faz a conversão de sata para USB.

Se não me engano até encontrei na época o datasheet do CI que fazia a conversão o que facilitou ainda mais identificar.

Se tiveres algum destes em mãos e quiseres postar foto posso tentar ajudar nisso. ;D 

tenho sim, esta é a placa logica.

 

WhatsApp Image 2018-06-25 at 08.33.55.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-25 at 08.34.46.jpeg

WhatsApp Image 2018-06-25 at 08.35.21.jpeg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

asm1053.png

 

Agora ficou fácil é só cortar uma das pontas de um cabo sata e soldar em sequência comparando com o pinout de um cabo sata que pode pegar no google.

Levanta os pinos do ci, não esquece. 

pino 33 Sata TX Positive

Pino 32 Sata TX Negative

Pino 31 TERRA ( muito importante heim), tem que pegar os 3 terras do cabo sata e soldar juntos neste ponto.

30 Sata RX Negative

29 Sata RX Positive.

 

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que esqueci de falar, na placa mãe já tem esses capacitores cerâmicos, então tem que soldar os fios antes deles.

E os terras pode estender com outro fio se for necessário e soldar num ponto de terra qualquer da placa do hd.

Pra alimentar a placa é contigo, lembro que a última que peguei da samsung tinha pontos pra soldar fios pra alimentar o disco, talvez estejam no verso da placa próximo ao conector.

Como trabalhas com recuperação e provavelmente vai fazer uso disso com alguma frequência valeria apena na minha opinião arrumar um conector sata dados/alimentação de placa de hd antiga e fazer as conexões dele nas placas que forem ser mexidas e aí usar os cabos padrão para fazer as conexões, vira tipo uma "ferramenta". ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Neo e Tonpepe !  sou novo aqui e ainda não sei responder corretamente tipo por marcação de nomes aqui rsrs.

 

Hackerinformatica, a Spark estamos em processo de importação mas tenho 2 unidades comigo em testes, não sei se consegue me enviar uma mensagem direta e posso lhe mostrar. 

a MRT vc consegue informacoes neste link : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  mas é valida quando vc tem um volume grande deste tipo de trabalho, se não o custo não ira valer a pena.  temos 2 delas em laboratorio.

 

um dia de fonte para utilizar igual os amigos mencionaram na adaptação da USB 3.0 pára sata é a propria fonte de PC de ótima qualidade claro, ou em ultimo caso uma fonte como esta :   depois converter para SATA ok

 

Um abraço , 

Tom

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores deben ser removidos para isolar o chip que converte sata a usb.

Os puntos (E71, E72. E73, E75) para soldar os cabos encontranse na outra cara da PCB.

Pódese alimentar o disco a traves do cabo USB...¿no?

O orixe das images que eu postei e este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Nesa paxina hai informacion moi boa.

Editado: por tonpepe
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, tonpepe disse:

Os capacitores deben ser removidos para isolar o chip que converte sata a usb.

Os puntos (E71, E72. E73, E75) para soldar os cabos encontranse na outra cara da PCB.

Pódese alimentar o disco a traves do cabo USB...¿no?

O orixe das images que eu postei e este:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Nesa paxina hai informacion moi boa.

ainda estou com um pouco de duvida para soldar os cabos na sata, no hd USB cada caso vai mudar as ligações ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hackers informatica @Pericia Eu nunca usei, mas já existem algumas ferramentas que prometem descriptografar tais dados, a Bitdefender tem algumas:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grevan, ata mas tipo não me referi apenas essa da bitdefender entende, tem varias.  por exemplo la no bitdefender vc encontra do .CRAB que é a extensão criptografada que fica os arquivos, mas este tipo de ransoware tem varias formas, as mais antigas é sim possivel recuperar, mas também tem as versões mais novas , acho que esta na 3.0 , sempre no bloco de notas que o hacker deixa , esta definida o tipo de criptografia que ele usou, então sempre as mais recentes ainda vai dar mta dor de cabeça.

Geralmente o cara que sofre com o ataque liga para seu tecnico de informatica que vai la desliga tudo, acaba formatando, tentando recuperar de forma amadora, e nisto muitas vezes, nem pagando é possivel ter os dados novamente, pois já fez toda aquela bagunça.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...