Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV LG 42LM6200 LEDs apagam, porém com som.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde! Sou Marcelo, Analista de Sistemas em TI. Desde já, deixo claro que não sou técnico em eletrônica, apesar de ter realizado um curso básico na área em 2003 na Faetec-RJ. O motivo de solicitar ajuda aos colegas é que o nosso técnico (o único da região que prestava um excelente serviço) faleceu recentemente no dia das mães.

 

Em 2014, minha TV LG 42LM6200, apresentou um defeito onde as luzes do painel de LED apagavam, porém, o áudio saia normalmente. Naquela época, nosso técnico identificou o problema na placa da fonte e realizou o reparo. Porém em maio deste ano o problema retornou e, após ativar a placa da fonte e realizar os devidos testes, a mesma apresentava tensões abaixo da especificada. Sendo assim, não pensei duas vezes e comprei uma nova, uma vez que não dispunha do camarada para repara-la e a TV já estava parada há algum tempo com certa cobrança. Todavia, após substitui-la, o problema persiste e, ao realizar um novo teste (seja ele com o painel de LED conectado ou não – em ambas as placas) as tensões permanecem abaixo da informada na própria placa. Segue abaixo imagens dos testes de ambas as placas:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  e ;

 

,  e .

 

Minhas dúvidas são:

As tensões ñ são exibidas com valor exato no multímetro?

Ou de fato os valores estão abaixo do correto, o que faria com que a nova placa tenha vindo com defeito?

 

Um detalhe: como precisei abrir o televisor, aproveite para limpa-la e, ao remover a placa principal, identifiquei que a mesma apresenta bastante oxidação na parte inferior. Segue imagem:

 

.

 

Observei alguns relatos de problemas no deste modelo. Seria possível a mesma causar algum mau funcionamento na placa da fonte?

 

Desde já, agradeço o tempo e a paciência dos colegas.

Editado: por CeloTrindade
Inserção de link em Q2401
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se houver leds abertos ou em curto podem fazer com a tensão que alimenta os mesmos não se estabilize. Isso porque há um feedabck quando a fonte alimenta os leds e está tudo certo, então a tensão se mantém estável, mas quando tem algo errado a tensão não se estabiliza. Muito cuidado se você resolver remover esse display, pois trincar é algo bem fácil de acontecer. Se a tv está ligando e com som, então me parece que a fonte está boa e principal também está boa. 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Se houver leds abertos ou em curto podem fazer com a tensão que alimenta os mesmos não se estabilize. Isso porque há um feedabck quando a fonte alimenta os leds e está tudo certo, então a tensão se mantém estável, mas quando tem algo errado a tensão não se estabiliza. Muito cuidado se você resolver remover esse display, pois trincar é algo bem fácil de acontecer. Se a tv está ligando e com som, então me parece que a fonte está boa e principal também está boa. 

Obrigado pelo suporte Gilson! Embora está possa ser uma possibilidade, as tensões apresentadas no teste devem aparecer exatas, como 3,5v, 12v e 24v, ou é normal aparecer abaixo, como mostrei nas imagens? Isso pq realizei os testes com e sem os leds conectados e o resultado foi o mesmo... Quando o problema surgiu pela primeira vez, eu ñ chamei o técnico de cara: aproveitei uma barra de led de uma amigo, que tentou resolver o problema na TV e ñ conseguiu e instalei nesta. Naquela ocasião, tb ñ resolveu, uma vez q o técnico constatou o defeito na placa da fonte. Resumindo: fiquei com duas barras de led, rs... Posso até realizar um teste (apesar de precisar pesquisar como é o procedimento para está TV).

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Davidjacobina3 disse:

amigo desligue o fio do negativo dos leds e teste de um por um se for 3v voçê testa com um teste analogico na escalade de x1

se for 6v voçê testa na escala de x10k. conserteza é algum led aberto. boa sorte amigo

 

David, obrigado pela dica! Então, conforme informei ao Gilson, estou meio cético quanto aos led, pois possuo duas barras da mesma (a que está na TV e a que substitui) e, por ter trocado em vão, acredito que a reserva está em perfeito estado. Eu até vou testar sim, pois no momento em que substitui me bateu essa curiosidade, de testa-lo. O problema é que não encontrei um ponto para inserir as pontas de prova, pois a barra é desta maneira:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Vcs já realizaram testes neste modelo? Mesmo removendo os leds desta barra, ñ há pontos na parte traseira...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Eu tenho dois modos de testar as barras. Um dos modos é com uma fonte assimétrica usando a tensão de 3 ou 6v dependendo do led. O outro modo é um testador que testa todos os leds de uma só vez. Alguns multímetros conseguem acender os leds.

Quanto a fonte assimétrica, ñ possuo, uma vez q ñ sou da área (ainda), mas irei emendar um curso de eletrônica ano que vem para complementar a faculdade que termino agora em dezembro. Já o teste via multímetro, na época foi o que tentei realizar, mas pelo fato desta barra ser completamente diferente da LG 47LB5600, fiquei completamente perdido.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O teste de leds é por cima mesmo, e não na parte traseira. 

Obrigado! Vou realizar o teste então e dou um feedback. Agora, uma pergunta: possuo uma barra já solta. Se conecta-la a fonte e algum estiver aberto, é possível nota-lo a olho nu, correto (como nas LGs 47LB5600, cito está pois já acompanhei o reparo com o falecido)? Neste caso, os leds só apagam se algum deles estiver aberto, certo?

Se a base do teste for para identificar somente este cenário, caso realize o teste na barra solta e ambos acenderem, mas após algum tempo desligarem, como já ocorre com o instalado, ainda sim pode haver problemas com os leds?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, CeloTrindade disse:

Boa tarde! Sou Marcelo, Analista de Sistemas em TI. Desde já, deixo claro que não sou técnico em eletrônica, apesar de ter realizado um curso básico na área em 2003 na Faetec-RJ. O motivo de solicitar ajuda aos colegas é que o nosso técnico (o único da região que prestava um excelente serviço) faleceu recentemente no dia das mães.

 

Em 2014, minha TV LG 42LM6200, apresentou um defeito onde as luzes do painel de LED apagavam, porém, o áudio saia normalmente. Naquela época, nosso técnico identificou o problema na placa da fonte e realizou o reparo. Porém em maio deste ano o problema retornou e, após ativar a placa da fonte e realizar os devidos testes, a mesma apresentava tensões abaixo da especificada. Sendo assim, não pensei duas vezes e comprei uma nova, uma vez que não dispunha do camarada para repara-la e a TV já estava parada há algum tempo com certa cobrança. Todavia, após substitui-la, o problema persiste e, ao realizar um novo teste (seja ele com o painel de LED conectado ou não – em ambas as placas) as tensões permanecem abaixo da informada na própria placa. Segue abaixo imagens dos testes de ambas as placas:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  e ;

 

,  e .

 

Minhas dúvidas são:

As tensões ñ são exibidas com valor exato no multímetro?

Ou de fato os valores estão abaixo do correto, o que faria com que a nova placa tenha vindo com defeito?

 

Um detalhe: como precisei abrir o televisor, aproveite para limpa-la e, ao remover a placa principal, identifiquei que a mesma apresenta bastante oxidação na parte inferior. Segue imagem:

 

.

 

Observei alguns relatos de problemas no deste modelo. Seria possível a mesma causar algum mau funcionamento na placa da fonte?

 

Desde já, agradeço o tempo e a paciência dos colegas.

Troque a bateria do multímetro, aquela indicação no canto superior esquerdo é indicação de bateria descarregada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mariomendes77 disse:

Troque a bateria do multímetro, aquela indicação no canto superior esquerdo é indicação de bateria descarregada!

Obrigado Mario! Pois é, no momento do teste aquela era a que possuía. Como ficou tarde, vou deixar para realizar os testes do led na quarta-feira e amanhã mesmo providenciarei uma bateria nova! Grato pela dica! Na quarta mesmo posto novidades!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigo, você verificou se a tela apresenta imagem?

Pois mesmo com os leds (backlight) apagados, a tela ainda continua apresentando imagem, desde que a mesma esteja funcionando.

 

Experimente lançar um feixe de luz com uma lanterna, por alguma fresta na parte traseira da tv, e veja se é  possível identificar que a tv esta apresentando imagem. 

 

Da para ver também se iluminar a tela pela parte da frente e aproximar bem os olhos da tela.

 

Caso tenha imagem e como há som, o problema provavelmente será leds alterados, queimados ou em curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...