Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP53U3B-AD1BR / BA41-02042A / Sem alimentaçao buck converter

Avalie este tópico:


Israel Lorandi

Posts em destaque

Bom dia pessoal, esta maquina esta com o seguinte problema, ela estava ligando sem gerar alimentaçao em 3 bobinas ao redor do processador, tinha apenas 0.89v no processador, substitui o ISl95833 e o RT8208AGQW que seriam os pwm's das bobinas que estavam sem alimentaçao. Liguei a maquina e aparentemente começou a aquecer o processador por alguns instantes e se desligou e morreu, nao de tempo de verificar as tensoes. Agora a maquina nao tem 19v corretamente, tenho 19v apenas no pino 20 do BQ24735, (pelo que vi deveria ter 19v nos pinos 1, 2 e 3 e 25v no pino 4 pela placa dos NP270E4E) e tambem nao chega alimentaçao no tps 51125 =/ Ja troquei o BQ24735 e nada.

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Israel Lorandi não achei esquema dessa placa 

tem que ver onde esta morrendo essa tensão de VIN amigo

pois sem alimentação do PWM para ter pelo mmenos as fontes internas nada irá acontecer

veja o pino 16 do tps51125 tem curto em relação ao terra

se tiver assimétrica va colocando tensão no jack e veja se acusa algum curto se não tens que ver onde esta morrendo a tensão de 19v não achei esquema dai tens que ir pelo multimetro em continuidade e ver onde tem 19v e onde esta morrendo 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, wjinformatica disse:

@Israel Lorandi não achei esquema dessa placa 

tem que ver onde esta morrendo essa tensão de VIN amigo

pois sem alimentação do PWM para ter pelo mmenos as fontes internas nada irá acontecer

veja o pino 16 do tps51125 tem curto em relação ao terra

se tiver assimétrica va colocando tensão no jack e veja se acusa algum curto se não tens que ver onde esta morrendo a tensão de 19v não achei esquema dai tens que ir pelo multimetro em continuidade e ver onde tem 19v e onde esta morrendo 

Pois é também não achei o esquema dela e mesmo que tivesse essas placas samsung não tem identificação é um saco. Como da pra ver nas fotos é tudo trilha interna da saida do jack e os sinais para os pinos primários do charger. Vai se difícil....

36254922_1701107259997290_2866914374004506624_n.jpg

36299591_1701107766663906_2336840269225263104_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wjinformatica Pino 16 não possui curto em relação ao terra.

Outra coisa, medi a entrada de 19v do TP5115 em relação aos pinos 1, 2 e 3 do Charger e deu uma resistência de 23 ~ 26 ohms, sendo a mesma resistência que possui os capacitores de baixo do PCH. Pode haver uma relação entre estes sinais e o PCH?

Editado: por Israel Lorandi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Israel Lorandi  é necessário saber se o tps51125 está funcionando 100% e liberando as tensões como deveria, faz que nem o @wjinformatica falou e  verifica a conexão desse integrado com a placa.  Me corrijam se eu estiver errado mas esse integrado é responsável por liberar as tensões de 3v e 5v na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, RA Informática disse:

@Israel Lorandi  é necessário saber se o tps51125 está funcionando 100% e liberando as tensões como deveria, faz que nem o @wjinformatica falou e  verifica a conexão desse integrado com a placa.  Me corrijam se eu estiver errado mas esse integrado é responsável por liberar as tensões de 3v e 5v na placa.

Está certo amigo é o pwm sim! É como foi dito nas mensagens seguintes ele está sem alimentacao, então o problema não é ele é sim na linha do vin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, wjinformatica disse:

@Israel Lorandi como chegou nesse transistor? por acaso?

manda uma foto geral da placa frente e verso 

marca onde vai o jack e o terminal 16 do tps51125

uma foto com uma boa qualidade para poder dar um zoom amigo

Bom dia amigo, na resposta #4 eu mencionei errado, medi o pino 16 do charge nao do TP51125, medi agora e tem uma resistência de 28 ohms em relação ao terra. Vou postar as fotos aqui. Espero que fique com boa qualidade. A ultima foto marquei a trilha do pino 16 do TP51125. 

 

@RA Informática  Creio não ser defeito no TPS pois se fosse ele com defeito ao remover ele e colocar a fonte na placa chegaria 19v no resistor que alimenta o mesmo. 

 

@wjinformatica Sobre como cheguei ali no transistor, deixei o multimetro em continuidade e deixei uma ponteira no resistor 3r3 e fui medindo com a outra ponteira onde havia continuidade e ali possui uma resistencia baixa, na faixa dos 28 ohms também, alguém ali nao ta funcionando direito, problema é saber quem.

IMG_20180628_091538512_HDR.jpg

IMG_20180628_091618406_HDR.jpg

IMG_20180628_091656062_HDR.jpg

IMG_20180628_091656062_HDR - Cópia.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, wjinformatica disse:

@Israel Lorandi entendi mas porque teu ponto de partida é aquele resistor?

Tomei ele como ponto de partida por ser por ele que passa a alimentação para o TPS e pensei em partir dele, agora motivo mais técnico não saberia te responder kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisa comigo.

Mexeste no pwm do vcore e o sintoma mudou, onde é a maior probabilidade de problema?

 

Havendo curto na placa os 19v não vão passar dos mosfets de entrada, mecanismo de proteção.

Onde eu procuraria curto? mosfets de alta e baixa da fonte vcore, e pwm+mosfets internos, da gfxcore. 

O fato do processador ter aquecido pode inclusive (infelizmente) indicar que ele queimou.

 

Se removeres os pwm e mosfets dessas duas fontes da placa, e os 19v passarem pro pwm das primárias provavelmente essa hipótese estará correta.

 

Quando peguei essa placa com problema o defeito era o cara marcado na foto abaixo, se não me engano é ele que gera o gfxcore com mosfets internos e saí na bobina menor do outro lado da placa.

IMG_20180628_091618406_HDR.thumb.jpg.720de1c8896c3583e996f329b8982994.jpg

 

Um desses pwm que substituíste imagino que seja da fonte de 1.5v ou outra qualquer. Este aí tinha outra nomenclatura, embora venha na ponta da língua e eu não consiga dizer qual uhaehuaeuh.

Recordo de ter me batido um pouco com essa placa, no fim encontrei o curto injetando 2.2v no pad de saída da bobina de 3.3v após ter removido ela.

 

Boa sorte.

 

 

 

Editado: por Neo
adicionado "com" essa placa.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Neo disse:

Analisa comigo.

Mexeste no pwm do vcore e o sintoma mudou, onde é a maior probabilidade de problema?

 

Havendo curto na placa os 19v não vão passar dos mosfets de entrada, mecanismo de proteção.

Onde eu procuraria curto? mosfets de alta e baixa da fonte vcore, e pwm+mosfets internos, da gfxcore. 

O fato do processador ter aquecido pode inclusive (infelizmente) indicar que ele queimou.

 

Se removeres os pwm e mosfets dessas duas fontes da placa, e os 19v passarem pro pwm das primárias provavelmente essa hipótese estará correta.

 

Quando peguei essa placa com problema o defeito era o cara marcado na foto abaixo, se não me engano é ele que gera o gfxcore com mosfets internos e saí na bobina menor do outro lado da placa.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Um desses pwm que substituíste imagino que seja da fonte de 1.5v ou outra qualquer. Este aí tinha outra nomenclatura, embora venha na ponta da língua e eu não consiga dizer qual uhaehuaeuh.

Recordo de ter me batido um pouco com essa placa, no fim encontrei o curto injetando 2.2v no pad de saída da bobina de 3.3v após ter removido ela.

 

Boa sorte.

 

 

 

Bom dia @Neo Na verdade nao mexi neste cara ai, se olhar na foto de cima da placa, ao lado esquerdo do processador ha um pwm, mexi nele. Vou verificar aqui e ja lhe digo se a bronca ta feia mesmo kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo tu me deu uma luz irmao, fui medir perto do processador e achei o mosfet circulado em curto, troquei ele e agora ta beleza ali. Liguei a fonte e agora chega 1.25v no TPS, tirei ele para ver se poderia ser ele em curto e continuou com o 1.25v como na foto.                                         

18 horas atrás, wjinformatica disse:

@Israel Lorandi o marcado em amarelo a pata da esquerda é o gate ele deve ter possivelmente metade desse valor para saturar possivelmente 9,5v

 

@wjinformatica Sou leigo ainda e perdao, nao consegui entender. Ele deve estar com 0v e se for saturar estaria com 9.5v? Se puder esclarecer agradeço =D

IMG_2018062.jpg

Editado: por Israel Lorandi
Adicionada foto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que agora não da pra saber se o pwm do vcore e o processador sobreviveram ao ligar com fuga (ou curto) no mosfet de alta.

Teria que analisar se não tem curto ainda na placa em mais alguma coisa, é bem frequente aquele cara que circulei entrar em curto.

Quais são os mosfets da entrada? já verificaste se estão deixando passar os 19v? Se sim tem que estabilizar mesmo a alimentação do tps, caso contrário verifique se alguma das bobinas dele não apresenta curto.

 

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Neo disse:

O problema é que agora não da pra saber se o pwm do vcore e o processador sobreviveram ao ligar com fuga (ou curto) no mosfet de alta.

Teria que analisar se não tem curto ainda na placa em mais alguma coisa, é bem frequente aquele cara que circulei entrar em curto.

Quais são os mosfets da entrada? já verificaste se estão deixando passar os 19v? Se sim tem que estabilizar mesmo a alimentação do tps, caso contrário verifique se alguma das bobinas dele não apresenta curto.

 

 

 

 

@Neo estava analisando a placa e estava achando que o CI de carga estava estranho, resolvi trocar para tirar a duvida tambem. Troquei por um que estava em uma maquina funcionando e o transistor que tinha 1.25v antes esta oscilando entre 1.25v e 4.35v mesmo com ou sem o TPS, agora nao sei se pode ser o transistor com problema ou outra coisa, vou continuar analisando os mosfets ali por perto (eu acho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo e @wjinformatica Estou no caminho certo meus senhores, o mosfet que foi trocado na resposta #15 deu problema novamente, retirei o individuo da placa e pluguei a fonte, voltou a alimentaçao do TPS51125. Mas sem 3v3 tenho somente 3.18v e sem 5v, na BIOS pino 8 e 7 tambem sem alimentaçao mas nos capacitores do TPS51125 tem 5v e 3v3. entao pode ser que seja um problema no PWM tambem. Agora gostaria de uma ajudinha se possivel e claro na identificaçao de qual linha e esse mosfet substituido para saber se era o mosfet que coloquei em cima que nao estava 100% tambem ou se e algo na linha que esta ocasionando este curto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque os 3 que estão bem próximos por idênticos, ou mais fortes... Compare usando os datasheets. E troque novamente o pwm.

Não gosto de reaproveitar mosfets, são baratos novos, justamente por isso aí, trocar e ficar na dúvida se foi isso ou aquilo.

Se trocar os 3 + pwm novo, e voltar a queimar suponho que o processador tenha dito adeus.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Neo disse:

Troque os 3 que estão bem próximos por idênticos, ou mais fortes... Compare usando os datasheets. E troque novamente o pwm.

Não gosto de reaproveitar mosfets, são baratos novos, justamente por isso aí, trocar e ficar na dúvida se foi isso ou aquilo.

Se trocar os 3 + pwm novo, e voltar a queimar suponho que o processador tenha dito adeus.

 

Ta bom, novo nao tenho mas vou verificar aqui o que consigo chefe  =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Maquina voltou a ligar =D troquei o TPS51125 e botei outro mosfet no lugar, bombou. Primeira parte concluida kkkk

 

Agora tenho que ver o motivo de nao tem tensao no processador. Tem um chip fervendo so nao sei se removo ele ou o que... Esta circulado. Nao sei se e ele que ocasiona a falta de alimentaçao no processador. Vou continuar analisando aqui mas qualquer Luz e bem vinda 

IMG_2018062g.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...