Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE Iron 787p / MB Intel Emerald Lake FAB1 HM65 / Atualização de bios

Avalie este tópico:


Hendel Rocha

Posts em destaque

Boa noite, turma! Meu nome é Hendel e necessito de uma forcinha de vocês!

 

Tenho um Notebook CCE Iron 787p antigo, rodando Windows 7 64bits, que está comigo desde 0 até hoje e tem atendido bem ao meu uso. Há um tempo atrás, precisei instalar uma máquina virtual para fazer uns testes com Windows 10, porém como a versão de Bios era Phoenix 2.07, não foi possível por conta do bloqueio da função de virtualização, que acredito que a maioria aqui conheça. Para outros sistemas de 32bits, a máquina virtual funcionava legal, mas impedia qualquer versão do Windows 10 dentro da máquina virtual.

Para que eu conseguisse utilizar a máquina virtual nessas condições, segui um tutorial que orientava o downgrade da Bios. Realizei esse downgrade para a versão 1.09A e a máquina virtual funcionou legal, para instalar o Windows 10.

 

O inconveniente trazido por esse downgrade de Bios foi instabilidade no notebook, que eventualmente desligava-se. Comecei a analisar os motivos dos desligamentos inesperados e percebi que com a Bios 1.09A o notebook simplesmente superaquece, atingindo temperaturas de 80ºC (ou 90ºC, não lembro ao certo) e em poucos segundos nessa temperatura, a placa-mãe desliga-se para proteger os componentes. O problema é que qualquer programa um pouco mais pesado ou mesmo programas leves rodando simultaneamente eleva o processador para a temperatura limite, desligando-o.

 

Diante dessa constatação, o que fiz, para poder usar meu notebook sem maiores problemas: fui no gerenciamento de energia e reduzi o percentual máximo de uso do processador (em tomada ou bateria) para 99%. Com isso, limita-se o clock do processador (que não mais atinge o turboboost de 2.9GHz, limitando-se a 2.2, salvo engano), mantendo o processador em temperaturas aceitáveis, consequentemente não ocorrem mais os desligamentos repentinos. Assim consigo usar o notebook sem problemas, porém fico com o desempenho limitado e com muito receio, caso necessite reinstalar o Windows, de ficar sem meu notebook, haja vista que a instalação do 0 deve retirar a limitação do desempenho e o aparelho ficar desligando-se por superaquecimento, impedindo a reinstalação do sistema operacional, inutilizando o notebook.

Outra alternativa para manter o notebook sem os desligamentos é utilizando um programa de overclcok, porém configurado para fazer o trabalho oposto, limitando o desempenho. Cheguei a utilizar o throtle stop, que atendia bem, mas precisava ser ativado a cada inicialização do sistema, aí quando esquecia de ativar, vinha o transtorno do desligamento repentino, por isso aderi à limitação por meio do gerenciamento de energia porque fica ativo permanentemente.

 

Diante dessas observações, acredito que a versão da Bios 1.09A deva ter alguma falha no controle de clock do processador ou de cooler, permitindo o superaquecimento, que induz ao desligamento de segurança da placa, algo que não acontecia com a Bios que veio com o aparelho, a Phoenix 2.07. 

 

O downgrade que fiz foi através do WINFLASH, com a rom 1.09A. O programa faz o backup da Bios original, procedimento que lembro de ter feito. Porém, quando constatei o problema do downgrade, que fui tentar restabelecer a versão original, simplesmente não encontrei o backup. Não sei como, mas perdi o arquivo de backup. Aqui no Eletronicabr, parece que há a Bios 2.07, porém, como não tenho nenhum like, não tenho acesso ao link e, no tópico que encontrei, deixou-me preocupado pelo fato de que uma pessoa que baixou comentou que a bios, aparentemente, havia sido fornecida com bloqueio por senha e essa seria necessária para prosseguir a inicialização da máquina.

 

Bem, amigos, diante do exposto, venho solicitar vossa ajuda para solução desse problema: necessito da Bios 2.07, compatível com o Notebook CCE Iron 787p, placa-mãe Intel Emerald Lake FAB1, southbridge HM65 ou, se houver, uma versão mais atualizada (de preferência que não apresente essa instabilidade de temperatura e nem senhas), para que eu possa restabelecer meu notebook e assim poder usá-lo em seu desempenho máximo e sem medo de ficar com o aparelho inutilizado, caso necessite reinstalar ou instalar um novo sistema operacional.

 

Muito obrigado!

Editado: por FLAVIOTECH
Adicionado prefixo e tags.
  • Joinha 4
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Fico muito agradecido com vossa atenção!

Vamos lá:

 

@cristi , realmente vi todo o funcionamento. Registrei-me aqui, quando comecei a perceber os problemas gerados pelo downgrade. Mas como vi que o fórum é bem destinado para usuários avançados, algo que não sou, resolvi não poluir com postagens de leigo e fui pesquisando alguma forma de localizar a versão, cujo backup perdi. Aí ocupado com outros, o assunto foi ficando de lado. Como não consegui absolutamente nada da versão 2.07, resolvi arriscar perturbá-los. É fácil achar a versão 1.09, mas as 2.07, nada!

 

@Hélio, infelizmente não tenho. Não sou usuário avançado, apenas curioso mesmo. No site do fabricante também não tem nada, a CCE escondia as Bios a 7 chaves e a Phoenix não disponibiliza. Vim aqui importuná-los porque achei que a alteração para a versão 2.07 ou superior (caso exista) seria feita da mesma forma que "desci" para a 1.09, através do Winflash for UEFI, que basta executar o programinha e ele já faz a gravação. Ele também faz o backup da versão em uso, mas foi isso que perdi. Não sei o motivo, mas a operação não foi feita diretamente executando o programa, foi executando uma opção F.CMD (talvez alguma alteração na execução do programa, para facilitar a vida dos menos entendidos). E o arquivo da Bios é arquivo pequena, de menos de 3MB, com extensão ROM.

 

Vi que há um link aqui, da versão 2.07, que alguém fez o backup de sua BIOS, que publicou aqui e, aparentemente, pelo texto, deve ser através do mesmo sistema que fiz downgrade, por Winflhash

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hendel Rocha entendi.

Mesmo assim, não posso garantir que este arquivo seja utilizado da maneira que citou (Winflash).

 

Mas atenção:
O recomendado nestes casos, seria vc levar o notebook a uma assistência técnica de sua confiança para executar o serviço.

Qualquer procedimento errado pode inutilizar seu notebook, portanto, faça por sua conta e risco.

 

Se estiver de acordo com isso, é só avisar que eu lhe dou um j+ para baixar o arquivo e testar.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio , já que está dedicando uma atenção para o caso e tem bastante conhecimento, uma falha nesse procedimento, que leve a um erro na Bios, poderia ser consertado com um equipamento de gravação de Bios ou a troca física da peça da Bios?

 

Não vou negar que estou com grande receio de testar e mandar a bios para o espaço! Seria possível emitir o like, para que ter acesso ao arquivo e levar a uma assistência para tentar? Só não sei quando poderia dar retorno do resultado.

 

Agradeço demais a atenção.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hendel Rocha sim, se algo der errado, com a troca da bios em um gravador poderá resolver.

Mas neste caso, o conserto sairia bem mais caro....

 

Estou lhe dando um j+ para baixar o arquivo.

Antes de fazer o download, vá no menu Assinaturas > Downloads Grátis e compre o item Download I (é grátis).

 

Para mais informações sobre a loja, veja > 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Não esqueça de postar o resultado.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hélio , muitíssimo obrigado!

 

Pelo o que olhei do arquivo, aparentemente, é do mesmo tipo procedimento que utilizei para fazer o downgrade para a versão 1.09. Assim que sobrar um tempinho, vou fazer um backup geral do meu note, caso tenha algum problema, poder resgatar tranquilo do HD. E postarei o resultado sim.

 

Só mais uma dúvida, se não for abusar. Se caso a pessoa a pessoa que resgatou essa versão tiver feito de seu notebook, quando possuía uma senha de administrador para bios cadastrada, o meu ficaria bloqueado por essa senha também?

 

Muitíssimo obrigado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/06/2018 às 02:02, Hendel Rocha disse:

fui no gerenciamento de energia e reduzi o percentual máximo de uso do processador

@Hendel Rocha amigo olha como é bom você postar aqui no fórum e participar essa sua frase que citei acabou me ajudando a resolver um note aqui na assistência e com isso merece um j+entende esse é o legal do fórum a troca de informações mesmo que as vezes básicas, podem nos ajudar porque as vezes passa desapercebidas por nós e as vezes oque é básico pra um não é para outro

9 horas atrás, Hendel Rocha disse:

quando possuía uma senha de administrador para bios cadastrada, o meu ficaria bloqueado por essa senha também?

e sobre isso a resposta é: vá sem medo kkkk aqui no fórum não acontece isso, como nosso amigo Helio disse qualquer problema com gravação de bios em versão errada pode se voltar para versão anterior, ou você pode comprar um chip no ML já gravado com a versão que deseja grande abraço e continue participando do fórum.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito agradecido com o apoio, turma!

 

A formatação do fórum assusta um pouco, as regras são bem complexas e, ao mesmo tempo, bem interessantes. O conteúdo é de elevado nível, assusta um pouco os leigos. Mas já estou captando a dinâmica.

 

@cristi , com essa informação, vou criar coragem e voltar a bios. Assim que tiver organizado as informações no meu HD, caso haja algum imprevisto, saco o HD e ponho em uma gaveta kkkkkkkkkk aí pego o note da minha esposa e vou desenrolando.

Quanto à redução do percentual do processador, foi algo que encontrei em algum site, após muita pesquisa, porque meu notebook estava inútil, só dava para acessar internet e editor de texto, qualquer outra coisa, fazia desligar e isso salvou minha pele. Antes, eu estava usando o throtle stop, cuja desvatagem era ter que ativar a cada inicialização e às vezes, algum programa na inicialização, já fazia desligar o notr, antes de te tempo de acionar o throtle stop. Estava uma chatice. No gerenciador ficou super utilizável, apenas com uma limitação de desempenho.

 

@Hélio, valeu mesmo. O receio da senha é porque em tópico dessa Bios que baixei, há um comentário de uma pessoa pedindo a senha da bios e um outro usuário meio que debochando da situação. Mas foram comentários qur depois não apresentaram retorno, nem de quem publicou o arquivo e nem de quem tinha a dúvida sobre a senha.

 

De toda forma, acredito que a senha não será um problema grave, já que vi que é possível remover a bateria do CMOS e resetar ao parâmetro de fábrica, sem senha.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hendel Rocha desconsidere estes comentários.

Provavelmente, o usuário reclamou da senha porque não conseguiu fazer o download do arquivo (e achou que havia uma senha).

Sobre o comentário seguinte, não tenho certeza sobre o que aconteceu.

 

O importante é que na página de download não existe nenhum comentário sobre senha, por quem realmente baixou o arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite, pessoal!!

 

Dando um feedback do caso. O arquivo realmente funcionou, consegui voltar a BIOS para a versão original, 2.07. Mas o fato da senha é verídico. Meu note está rodando agora com a versão 2.07 da BIOS, mas não consigo acessar o setup da placa porque está protegido por senha.

 

E pior que já tentei quebrar essa senhas de várias maneiras: tentei o pw-bios.org, que gera senha a partir do código apresentado pela placa e nada. Tentei usar o killcmos e cmos cracker do Hirens 15.2 e nada também. Tentei um software de limpeza de CMOS, acho quer era De-animator e nada. Entrei pelo DOS com Hirens e tentei as linhas de comando sugeridas nessa postagem:

nada também kkkkkkkkkkkkkk

Que senha maldita essa kkkkkkkkk

 

A última coisa que falta tentar e remover a bateria do CMOS, mas acho que não vai resolver.

Alguém tem mais alguma sugestão?

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 5 meses depois...

@Hendel Rocha muito obrigado pelo seu tópico! Aconteceu o mesmo comigo, é péssimo. Ele já reiniciou umas 10x só hoje, percebi logo que foi o downgrade da BIOS.

 

Esse tópico caiu como uma luva pra mim, seu relato é maravilhoso, pois não entendia o que estava acontecendo, acabei entrando em desespero, mas agora estou mais calmo. Achei que havia perdido o notbook que tanto sou apegado, tenho ele há mais de 07 anos...

 

Felizmente achei os arquivos aqui, eu acredito que você possa tentar esse:


Acredito que não tenha senha. Espero ganhar créditos pra poder baixá-lo

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma saída para aqueles que querem habilitar a virtualização neste modelo de notebook e tiverem o BIOS versão 2.07, é fazer um "dump" (extrair via software como WinFlash, BIOS Backup Tool, etc), entrar no forum BIOSMODS.COM e criar um tópico solicitando o desbloqueio dos menus ocultos deste BIOS. Lá tem uma galera que sabe fazer isso e vai ajudar. Eu mesmo já postei lá alguns arquivos e tive retorno. Pode ser BIOS da Phoenix, InsydeH2O e AMI.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Hendel Rocha, tenho esse mesmo notebook, CCE Iron 787P. Ele tem apresentado desligamentos repentinos, e só volta a ligar, se desliga-lo da energia. Bateria já não funciona mais. As vezes fica bastante tempo ligado, mas depois que inicia os desligamentos, vem um desligamento atrás do outro, o que não permite o uso normal do notebook. Tenho tentado monitorar a temperatura dos componentes, mas ele desliga antes que eu consiga abrir o software. Achei até que fosse HD inicialmente, mas já troquei e já reinstalei Ubuntu e Windows 10, mas nada resolvido ainda. Estou querendo reinstalar ou atualizar a BIOS, mas não achei nada na internet. Será que isso pode ser problema na BIOS. Não consigo acessar o setup, pois está protegido contra senha, e nenhuma solução da internet funcionou pra retirá-la.

 

Será que pode ser BIOS mesmo, ou será parte eletrônica? Algum capacitor, transmitir aquecendo, algo do tipo.

 

Grato pela compreensão.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danillo Souza, muitíssimo obrigado pelo empenho. Infelizmente passei muito tempo sem participar do fórum e não consigo fazer downloads. De toda forma, acho que meu BIOS deu algum problema mas grave com essa maldita senha, porque já fiz o downgrade novamente para a 1.09, que não tinha senha e a maldita senha agora permanece e a virtualização não habilitou mais. Acho que está perdido. De toda forma, acessar o setup dessa placa não faz muita diferença, não tem o que ajustar nela kkkkkkkkkkkk. E a ordem de boot pode ser acessada por outra tecla... F8, se não falha a memória. 

Esse note já tem 8 anos, já estou estudando um modelo novo para pegar. Estou só esperando o dólar acalmar, para que os valores voltem à razoabilidade. Estou de olho em um Dell i15 5584 A60s... Que é show de bola!

 

Valeu!!!

On 8/27/2019 at 2:28 AM, Danillo Souza said:

@Hendel Rocha muito obrigado pelo seu tópico! Aconteceu o mesmo comigo, é péssimo. Ele já reiniciou umas 10x só hoje, percebi logo que foi o downgrade da BIOS.

 

Esse tópico caiu como uma luva pra mim, seu relato é maravilhoso, pois não entendia o que estava acontecendo, acabei entrando em desespero, mas agora estou mais calmo. Achei que havia perdido o notbook que tanto sou apegado, tenho ele há mais de 07 anos...

 

Felizmente achei os arquivos aqui, eu acredito que você possa tentar esse:


Acredito que não tenha senha. Espero ganhar créditos pra poder baixá-lo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jordan Almeida , o meu começou esses problemas após entrar na versão 1.09 e quando voltei para 2.07, manteve o mesmo comportamento. Parece que quando altera o firmware pelo winflash, ele não faz uma limpeza do fitmware e parece deixar algo. Desconfiei disso porque quando voltei para 2.07, continuou com o desligamento. Agora quando voltei, de novo, para o 1.09, nem habilitou a virtualização e nem removeu a senha. Por sorte, acessar o setup não tem praticamente nada para configurar. Não tem me feito falta.

 

Mas chega de enrolação, eu consigo usar o meu note sem apagar em nenhum momento sequer, bastando configurar no administrador de energia, no parâmetro de energia do processador e pôr em 99%. Salvo engano, na opção de bateria já vem em 99%. O mais importante é selecionar na opção ligado na tomada, mas se na bateria estiver em 100%, reduza para 99%. Ao menos esse macete comigo, no Windows 7, funcionou perfeitamente bem, o note não desliga mais.

 

Ah, eu consegui monitorar as temperaturas dele. O processador bate em quase 90ºC, antes de desligar. Parece ser alguma falha do firmware 1.09, por isso deve ter sido abandonado.

 

Esse meu CCe, velho de guerra, já tem 8 anos. Já estou estudando a troca, só o dólar acalmar, para ver se os preços são uma retraída, para encomendar um novo. Estou pensando em um Dell agora e, tomara, que a sua fama se realize e dure tão bem quanto esse trequinho durou kkkkkkkkkkkkkk O CCe vai acabar virando brinquedo para minha pirralha de 3 anos.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hendel Rochavou fazer ainda mais testes com outro HD pra descartar essa hipótese. Já fiz testes com as memórias e estão boas. Então a única possibilidade que vejo, talvez seja aquecimento. Existe outra versão da BIOS mais atualizada que essa 2.07? Nós testes que fiz anteontem, ficou ligado mais de 24 horas o notebook rodando Ubuntu. Daí desliguei e liguei ele novamente, agora não chega nem a carregar o Ubuntu e já desliga. O estranho é que ele só liga novamente se desligar o fio que vai ao notebook e ligar de novo, aí ele inicia. Nem desligando da tomada ele liga, somente tirando o conector que vai no notebook. Vi um forum na internet, acho que no TechTudo, outros 5 usuários relatando o mesmo defeito. Então, posso acreditar que seja crônico, agora se é BIOS, defeito na placa, ou aquecimento, ainda estou tentando descobrir. Se eu criar um tópico solicitando BIOS atualizada pra esta placa, será que não vai excluir por ser duplicado? Pois pelo que vi nas explicações e tutoriais do fórum, está é a única forma de pedir ajuda tá download quando se é novato e não se tem crédito.

Editado: por Jordan Almeida
Erro de português
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero e @Hendel Rocha, após obter a BIOS, isso se eu conseguir...kkk pretendo fazer a atualização pra ver se resolve. Consegui resolver o problema da senha, fazendo contato com o antigo proprietário. Tenho medo de iniciar a atualização, e ele desligar durante esse período crítico. Se bem que, outra coisa que percebi, é que ele só desliga quando iniciado e/ou carregando o sistema operacional. Se deixar na tela do Setup, ou na tela de escolha de boot, por exemplo, ele não desliga, pelo menos nunca percebi. Por acredito ser algo relacionado a CPU ou HD. Se fosse placa mãe, acredito que desligaria no setup também.

Editado: por Jordan Almeida
Complementação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero, complementando alguns dados, estou achando que é temperatura alta que está causando o desligamento repentino, consegui utilizar o PSensor no Ubuntu, e consegui monitorar a temperatura até o desligamento, a CPU chegou a atingir 90°C. O estranho é que a rotação do cooler varia muito o tempo todo, vai do mínimo - médio - máximo, sem estar rodando nenhum aplicativo. Mas ele aumenta a rotação quando a temperatura da CPU aumenta, o que é normal. Agora não é normal a temperatura variar tanto sem estar rodando aplicações. Isso pode ser BIOS? Ou não tem nada haver? Lembrando que no setup ele não desliga, já deixei horas e horas ligado lá.

Editado: por Jordan Almeida
Complementação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...