Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE Iron 787p / MB Intel Emerald Lake FAB1 HM65 / Atualização de bios

Avalie este tópico:


Hendel Rocha

Posts em destaque

Consegui tirar esse print antes do último desligamento.
Legenda:

temp1 = chipset Mobo bateu 87º

package id0 = CPU bateu 88º

 

Acho que é uma temperatura suficiente pro PC desligar por segurança, não é?

 

Percebam que ele tem picos na temperatura repentinos, e depois volta a calma. Percebe-se também que, o uso máximo da CPU foi de 39%, e a memória quase o tempo inteiro livre, o que mostra que a máquina sobe temperatura repentinamente, de tempos em tempos, sem ser exigida.

Captura de ecrã de 2020-04-01 14-57-39.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jordan Almeida, vou tentar responder seus dois últimos posts numa resposta só. Vamos lá:

 

- você comentou sobre o comportamento do notebook de variar bastante a rotação do FAN e se deixá-lo no SETUP ele não desliga, aí você pergunta se tem algo haver com o BIOS. Sim, pode. Já vi placas-mãe de desktop da ASUS mostrarem temperaturas de quase 100 ºC no SETUP e encostando a mão no dissipador da CPU ele estava pouca coisa mais quente que a temperatura ambiente. Esse é um erro de algoritmo, um erro na fórmula de conversão dos valores lidos nos componentes para valores em ºC. Levando isso em cosinderação, pergunto: quando ele desliga, você percebe a carcaça dele muito quente? Se considerarmos que 50 a 60 ºC em operação normal a carcaça do notebook já aquece bastante, com 90 ºC ela deve estar muito mais quente. Percebeste isso?

 

- sobre o comportamento do FAN ainda: a variação constante na rotação é feita por causa da temperatura interpretada pelo BIOS ou pelo Super I/O (varia de modelo pra modelo). Não se importe muito com isso agora.

 

- quanto à variação de temperatura mostrada no gráfico, pode ser algo real mesmo. No meu ver, não há problema nisso vendo o gráfico, pois logo depois a temperatura volta a cair. Haveria algo a se investigar se mesmo com pouco uso da CPU a temperatura ficasse alta.

 

* se puderes, remova a tampa de acesso às memórias/CPU ou a carcaça inferior e confere a temperatura você mesmo. Tens termômetro aí? Se não tiveres, pode ser o "dedômetro" mesmo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@e_favero A carcaça não esquenta tanto assim não, no dedômetro assim que desliga, realmente não dá pra manter o dedo na CPU, está bem quente. No setup não tem informações sobre temperatura.

 

Hoje, desmontei o notebook quase inteiro, retirei o cooler + dissipador, e removi também a pasta térmica. Havia bastante poeira no dissipador bloqueando o fluxo de ar. Limpei tudo com pincel e aspirador, coloquei pasta térmica nova e remontei de volta no lugar. Segui fazendo uns testes, e a temperatura melhorou, nos testes que fiz, ele levou mais tempo pra temperatura elevar, segurando mais tempo ligado. Após a limpeza, percebo menos ruído nas variações de rotação do cooler, então acho que surtiu efeito, mas não foi suficiente ainda.

 

Abri o Youtube pra rodar um vídeo 1080p, com 10 segundos de vídeo ele desligou, e monitorando a temperatura, a última atualização neste momento vi bater 89º C antes do desligamento.

 

Rodei alguns fóruns por aí, e vi algumas pessoas reclamando com relação ao I7 ser esquentadinho, e vi um usuário que em 2012, quando este notebook era novo ainda(suponho que, sem defeitos), apresentava também desligamentos. Ele não deu um veredicto final, mas alegou que achava que a fonte de alimentação não estava entregando a potência necessária para o notebook. Ele sugere isto, porque quando fazia os testes na bateria, o notebook não desligava, somente quando ligado na tomada. Como o meu não funciona mais a bateria, só resta testar na tomada mesmo. Ele disse que somente a CPU consome 45w, e a fonte de alimentação xing-ling que vem no CCE tem 65w.

 

Será que o desligamento pode ser por conta da fonte de alimentação mesmo? Testei com uma outra fonte que tenho de outro notebook CCE, mas as especificações são iguais, ambas 65w. Acho que nem se trata de fonte ruim, mas sim, insuficiente por erro de projeto da CCE.

 

Especificações da fonte:

19v - 3.42A - 65w

Será? O que acham? Qual a sugestão antes de partir pra atualização da BIOS, que encaro como a última opção antes de jogar fora...kkkk

Editado: por Jordan Almeida
Complementação
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jordan Almeida, se for jogar fora dê pra mim kkkk.

 

Pode ser sim a fonte fraca. Além dos 45W da CPU, tem o restante da placa, tela, wi-fi, HD que devem consumir os 20W restantes. Um teste a se fazer é pegar uma fonte de 90W ou mais. Você também pode trocar o i7 por um i5. Qual geração é esse processador?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Jordan Almeida, não é fonte e nem problema do processador em si. Tenho o meu desde novo e, no meu, esse problema de desligar por superaquecimento só começou após eu ter feito a lambança de downgrade do firmware da BIOS. Antes disso, eu poderia usar o note com o que fossee, com programas pesado, "estressar"à vontade o i7 no uso, que ele aguentava tranquilo.

Esses dias, mexendo com ele, notei que se não instalar o driver da intel, ele não aparentemente não funciona o turbo boost e também não desliga.

 

Ah, respondendo a uma outra pergunta sua, até onde vi, a BIOS mais recente para essa placa parece que é 2.09. Muito difícil de achar. Parece ser possível baixar pela própria Phoenix, mas cobram bem caro. E ainda achei um arquivo na net, mas aparentemente, para ser usado em gravadora de EPROM.

 

@e_favero , me metendo aqui, é um i7 de segunda geração. i7 2630, salvo engano.

 

@thiagonextel , foi a única que não fiz ainda, porque a bateria é soldada e, para chegar nela, terei que desmontar o notebook todo, pela parte do teclado. Pelas tampas inferiores, não tenho acesso. 

 

Atualizando, andei mexendo com um programa que dize dar reset em BIOS e dei um curto na bateria. Continua a desgraça da senha e agora o computador não consegue mais segurar a hora kkkkkkkkkkkkkk Sempre liga na última hora que foi desligado. E mesmo estando, após atualizar o relógio com a internet, após alguns minutos de uso, o relógio está atrasado, ele não consegue manter o relógio sincronizado, quando conectado à internet.

 

Agora já posso desmontá-lo, sem medo de ficar sem computador. Chegou meu notebook novo. Agora vou desmontar tudo, para remover a praga da bateria da BIOS e trocá-la, se for o caso. Mas tenho receio que nesse note da CCE, a BIOS não seja resetada por falta de bateria. Parece que fica gravado em alguma EPROM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/12/2020 at 1:28 AM, thiagonextel said:

@Hendel Rocha De um Reset na bios, direto na placa mãe..

tirando todo tipo de conexao, ex-bateria 3v

 

@thiagonextel, somente hoje tive tempo para desmontar e remover a bateria da BIOS. Pensa em um trabalho danado. A bateria fica sob a tampa do fundo do notebook, mas essa tampa não sai a não ser que desmonte simplesmente tudo. Foi o que fiz hoje, fiquei só com a MOBO na mão. E para completar, a bateria é soldada. Quebrei as soldas, deixei sem bateria um tempo. Aproveitei e soldei uma nova no lugar, haja vista que ele havia deixado de segurar o relógio e data ajustados. Pronto, agora não tenho mais senha de setup e o relógio permanece ajustado.

 

Infelizmente, o problema de não poder usar o processador em 100% permanece. O processador aquece e desliga tudo. Estou usando em 99%, que ao menos permite o uso desse notebook.

 

Valeu!!!!

 

 

Editado: por Hendel Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa noite @Hendel Rocha,

 

Adquiri um notebook Qbex sem fonte de um amigo a um tempo atrás e esse note possui a mesma placa mãe e o processador é um I7 2630QM, para meu azar peguei uma fonte de outro notebook aqui em casa para utilizar nele, ele ligava e funcionava, mas percebi que ele estava desligando no meio do funcionamento, instalei uns medidores de temperatura para monitorar, troquei pasta térmica por uma das melhores que é a Arctic Silver 5 e nada... notei que algumas vezes ele desligava com 70º, sendo que o limite desse processador é 100º. Fiquei encucado com isso pois não estava ocorrendo com meu amigo, deixei ele encostado mais ou menos 1 ano e meio, aí resolvi voltar a buscar uma solução e encontrei o seu tópico pois estava cogitando mexer na Bios para liberar outras opções, nele tive uma observação muito importante para matar o problema, ali pra cima mencionaram que a potência que esse processador I7 consome é cerca de 40W, então busquei as especificações do 2630QM na internet e constatei que ele consome 45W, pesquisando notei que a fonte que eu utilizava era de 60W, 15W era muito pouco para o restante do notebook, então comprei uma fonte com potência máxima de 90W e tchau problema... provavelmente por este motivo seu note não desligava na bateria mas desliga na tomada, a fonte pode não estar dando conta do recado. Agora sobre a temperatura, ele atingia uns 94º com aplicações pesadas, para reduzir ainda mais esta temperatura comprei um exaustor para notebook que abaixou 20º, então de 94º caiu para 74º, alguns usuários relataram queda de até 30º do notebook em modo "idle"(ocioso) ou seja em modo de uso total ele deve abaixar bastante a temperatura evitando que atinja os 100º e forçando o desligamento, procure por esse exaustor (Cooler DEX-1000) no Mercado Livre ou Ali Express e olha se ele atende a arquitetura do seu notebook para solucionar o problema com a temperatura, de quebra a fonte que comprei é uma fonte universal marca Elgin que possuí uma USB 5V, que pode ser utilizada para carregar dispositivos, estou utilizando essa entrada para alimentar o exaustor. Obs: a alimentação com a fonte adequada também pode evitar que o seu processador tenha superaquecimento. Boa sorte e obrigado.

Editado: por Nightcrawler'Z
Acrescimo de informações.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Nightcrawler'Z , desculpe-me a demora em responder. Passei mais de 1 ano deixando esse note da CCE de lado, usando com a limitação que citei antes, na opção de energia do processador em 99%. E minha esposa quem estava usando. Mas aí, de uns dias para cá, voltei a quebrar cabeça com esse note novamente. E vi esse seu comentário que, com quase toda certeza, a fonte deve ser realmente o problema do aparelho. @Jordan Almeida , se você também ainda tem o seu note com esse problema, tenta uma fonte mais potente (lembrando, mesmo tensão - 19V, porém com mais corrente - Amperes).

 

Vamos lá ao que observei. Realmente o TDP desse i7 é 45W, porém testando com programas de stress (FurMark e CPU-Z), notei que só o processador consegue até extrapolar os 45W. No meu, consegui picos de até 53W (monitorado com o programa HW monitor), sem desligar. Isso é muito e só no processador, para uma mísera fonte de 65W. Sobra muito pouco par outros componentes e eu acho que a fonte deve cortar um pouco antes dos 65W. E mais, o que pode reforçar o problema de fonte insuficiente é que, quando o note apaga, só consegue religar quando desconectar o plug e reconecta, ou seja, acredito que é o modo da fonte sair da proteção contra sobrecarga.

 

Testes que fiz com o FurMark (stress de GPU) e com CPU-Z (função de stress de CPU). Quando deixo o notebook, lá na opção de energia máxima em 99% e a GPU em desempenho máximo, eu posso rodar o stress de CPU e GPU no máximo, que o note não desliga. Nessa situação, o pacote da CPU chega a cerca de 46W, o clock do processador fica travado em cerca de 2,2GHz (lembrando que em 100% de energia, o clock tem picos até de 3,1GHz e trava em 2,8GHz no teste de stress da CPU) e enquanto a GPU roda a quase 1,1GHz. Ou seja, nesse modo tenho uma queda de desempenho, mas o note não desliga de jeito nenhum.

 

Agora usando o note com energia de processador em 100% e despenho da Intel HD 3000 em máximo desempenho, consigo ficar com o note ligado, executar algumas coisinhas, mas eventualmente desliga. Mas, se não usar nenhum outro programa, abrir o programa para monitorar e os de stress, aí tenho duas situações: se ligo FurMark e mando estressar a GPU, beleza, roda os 60s de estresse sem problema, com o processador consumindo cerca de 35W. Isso porque o stress de GPU sobe o clock da GPU, seguro em 100%, mas não exige tanto da CPU. Se eu rodar o CPU-Z somente, roda beleza pelo tempo que eu quiser, clock em 2,8GHz, com 100% e segura bem, até atingir 94ºC, quando o sistema então derruba o clock para 700MHz, por alguns segundos, temperatura cai abaixo dos 70ºC, quando ele volta a subir o clock de novo para 2,8GHz, repetindo esse ciclo de controle de temperatura. Nesse teste, o processador segura um consumo de cerca de 50W... e não desliga.

 

Se eu pegar o note, recém ligado, totalmente frio e ativar o stress de GPU e logo ligar o stress de CPU, ele desliga na hora. Ou vice-versa, na hora que aciona o segundo programa de stress, ele desliga o note. E agora há pouco testei deixar a energia do processador em 100%, mas deixar a GPU em economia máxima de bateria, o que deixa o clock da GPU sempre em 650MHz (ou seja, não vai subir para 1,1GHz, quando demandada), consigo rodar os stress, sem qualquer problema de desligamento. Então tudo indica que realmente é a fonte de 65W que não é suficiente para esse note, sem a bateria para segurar nos instantes de maior demanda de energia.

 

De toda forma, por hora, deixarei com a energia do processador em 100% e a GPU em mínimo, o note fica super ágil para usos normais, especialmente que minha esposa não usa nada que demande muito gráfico, nem a gente roda jogos. Então fica muito melhor do que limitar a energia da CPU em 99%.

 

Desculpem-me o "livro", mas agora vou atualizar os procedimentos feitos nesse notebook nesses dias, que resolvi deixá-lo 100%. Antes de mexer, ele estava desligando muito facilmente, mesmo limitado em 99%, estava chato porque não segurava nada do relógio e tinha que sempre entrar no setup para inicializar (lembram que mexi na bateria da placa?), uma das dobradiças com a fixação quebrada, o que deixava bem ruim para abrir a tela. 

 

O primeiro ponto que observei era de que o cooler fan havia parado, daí o processador, mesmo limitado, aquecia e, quando batia os 99ºC e tchau! Apagava tudo. Não encontrei um cooler igual, mas peguei um note velho da minha esposa (um Samsung, que era bem lento), que deu defeito na placa-mãe e fique com ele como doador de peças, caso precisasse. Serviu! Mesmo o fan sendo diferente, tinhas as mesmas especificações, 5V e 0,5A, consegui remover só o motor com as hélices e montar na carcaça do cooler do CCE. Esse tinha plug de 4 pinos, mas só 3 fios e o CCE é de 3 pinos. Cortei a parte do plug com pino extra e sem fio e deu certo na placa. Aproveitei também e fiz uma limpeza no saída da ventiliação. Um problema resolvido. 

 

Mesmo com o cooler rodando, ainda estava achando as temperaturas muito altas. Com o fan girando freneticamente, a temperatura parecia não querer ser controlada. Então removi o dissipador para analisar a pasta térmica. Primeira vez que foi feita essa retirada do dissipador e o que vi foi que havia excesso de pasta transbordada ao redor do processador e sobre o processador não tinha mais nada, o que havia restado estava meio aquoso e até incolor. Não tendo outra pasta e para não colocar uma ruim, rapei o que tinha ao redor do processador e formei uma gota sobre o processador e montei novamente. Agora sim, as temperaturas ficaram mais dentro do esperado e  controladas. Então aqui, problema parcialmente resolvido.

 

Com relação ao horário não segurar. Como era de esperar, a solda que fiz na bateria não segurou, soltou e deixou a placa totalmente sem a bateria de BIOS. Desmontei todo o notebook  - pensem em uma bateria desgraçada, que precisa remover só tudo para chegar nela - e fiz uma nova abordagem, usando fios, um grampo de cabelos todo isolado, para fixar os fios nos pólos da bateria e soldei os fios na placa. Ficou show! O próximo passo, ire encomendar uma case de bateria 2032, que vi no Aliexpress, soldar os fios que acompanham essa case, na placa-mãe e deixar a case acessível por uma portinha que tem, que eu acho que é o acesso da PCI ou coisa do tipo, mas o importante que é uma portinha bem acessível, bastando retirar 2 parafuso, você remove a tampinha e lá estará a case, o que tornará super fácil uma futura troca de bateria da placa.

 

Outra coisa que tenho achado estranho é o HD. Esse que está rodando é o da minha esposa, que estava naquele note Samsung que citei. As vezes ele emperra e não quer rodar, mas essa falha é só na hora de ligar, depois que ele resolve rodar, não falha durante uso. Aí fui testar as velocidades dele e é tão antigo que oferece apenas 50Mb/s de maiores velocidades de escrita e leitura. Então, será trocado.

 

E quanto à dobradiça, por incrível que pareça, resolvi usando um parafuso de rosca soberba, bem mais grosso, desses que são aplicados em madeira, que conseguiu enroscar nos orifícios do metal da dobradiça e sua cabeça ficou bem apoiada na carcaça. Com isso, a dobradiça ficou bem fixada e firme, não forçando mais abertura da carcaça, quando abre a tela. 

 

Para concluir, o que farei nesse notebook: 

1. deixei a pasta térmica como citado acima, para não pôr dessas brancas vagabundas, cuja condutividade térmica é abaixo de 1W/mK. Encomendei uma pasta térmica, não é das top, mas promete ter condutividade de 6,8 W/mK, que é a GD007.

2. encomendei um SSD Sata da Crucial, com 480GB e velocidades de mais de 500MB/s, para substituir o HDD de 500GB que está nele atualmente (o seu original, um HDD de 750 GB pifou há muito tempo).

3. encomendei uma fonte de 19V e 4.74A, ou seja, de 90W e o plug 5.5 x 2.5mm. Não é fonte de multivoltagem, mas também não é fonte original. É fonte paralela, mas, se o vendedor não tiver se equivocado nas especificações, vai me servir. Preferi a fonte assim a uma multivoltagem, já que não serei eu a usar a maior parte tempo, então fiquei com medo de, na multivoltagem, ligarem em tensão errada e fritar o note. Com a fonte simples não há esse risco.

 

Então é isso, turma. As peças novas ainda estou aguardando chegarem. Os custos foram cerca de  R$340,00 no SSD, R$ 7,00 na pasta e R$60,00 na fonte, todos os  valores já incluindo os fretes. Gastei pouco mais de R$400,00, mas acredito que agora esse note vai ficar excelente novamente. A última coisa, que será feita mais para frente é questão da case para a bateria da placa-mãe.

 

Assim que receber tudo e estiver tudo instalado, posto os resultados! Aliás, estou postando esse "livro" nesse momento com o CCE em questão, sem o problema de desligamento, usando o processador em 100% e limitando a GPU no clock mínimo.

 

Valeu!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@FLAVIOTECH , agradeço o alerta sobre a infração às regras do fórum. Antecipadamente, já peço desculpas por infringir, novamente, as regras, mas é interessante deixar registrado, haja vista que agora tenho a conclusão do caso e, se possível, modificar o status desse tópico para resolvido.

 

1. Com relação ao ponto de partida do tópico, a questão de retornar ao BIOS de origem do computador, isso deu certo. De fato, a versão 2.07 disponibilizada aqui no fórum tem uma senha de setup, mas, como todos  devem saber, basta retirar a bateria do CMOS. A dificuldade fica só por conta dela ser soldada na placa e precisar desmontar TODO o notebook para mexer. Mas também cheguei à conclusão de que os desligamentos apenas coincidiram com o downgrade para  a versão 1.09, mas isso não era a causa.

 

2. Os desligamentos, como bem alertado em comentários acima, eram de fato a fonte. A fonte original que a CCE enviava provavelmente não tinha potência suficiente para "alimentar" o notebook, sem ter uma bateria de apoio. Consegui comprar uma fonte paralela para ele, sem ser daquelas multi-tensões, porém com 90W de potência (a original tinha 65W) e pronto. O problema foi totalmente resolvido. O notebook agora consegue trabalhar com o desempenho total, CPU e GPU no máximo, que não ocorre mais qualquer desligamento.

 

3. Como citei antes, tive problema com o cooler fan da CPU e sua pasta térmica também já estava bem deteriorada. Nesse ponto, consegui improvisar o motor e hélices do cooler de outro notebook, dentro da carcaça do cooler CCE. E a pasta térmica, apliquei uma GD007. O que controlou bem a temperatura do i7. Só tem atingido 90°C quando usa algum programa de stress.

 

4. Um gargalo que eu estava notando também era o HDD muito lento. Comprei um SSD Crucial BX500 e o bom e velho CCE Iron ficou com desempenho de um notebook atual. Está muito rápido e fluido, rodando Windows 10. 

 

Enfim, notebook totalmente recuperado, funcional, fluindo que nem parece um aparelho com seus 10 anos de uso... ao menos para atividades triviais, como editor de texto, navegar na internet, pequenas edições de fotos.

 

Se puder alterar para resolvido, ficarei grato.

Editado: por Hendel Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...